sábado, 8 de junho de 2019

Da Coluna de Edmar Lyra




Verdade eleitoral poderá entrar em vigor em 2020

A última reforma política alterou o sistema eleitoral proibindo as coligações proporcionais, a regra está vigente para as eleições municipais de 2020 e funcionaria tanto para as próximas eleições quanto para 2022. Porém, com a restrição das coligações proporcionais, será muito difícil montar chapas competitivas, sobretudo em 2022 quando a maioria dos deputados federais se elegeu precisando dos votos das suas chapas, e com a pulverização de partidos fica cada vez mais complexo montar chapa.

Para não retomar as coligações proporcionais, há um sentimento crescente no Congresso Nacional para a implantação da verdade eleitoral pura e simples, que configura em serem eleitos os mais votados do pleito. Se os congressistas pensavam em deixar alterações na legislação eleitoral somente para depois de 2020 quando testariam a eleição sem as coligações, agora o sentimento é o de não esperar para 2022 e já implantar a verdade eleitoral em 2020.

Se alguns acreditam que a votação permanecerá inalterada, é importante lembrar que com apenas 39 mais votados se elegendo no Recife, por exemplo, muitos candidatos com pouco voto sairão de cena, sobretudo aqueles que eram considerados camurins cevados, o que naturalmente dará uma redução de candidatos para a mesma quantidade de vagas. Portanto, com menos candidatos, para ser eleito entre os 39 mais votados, certamente serão necessários muito mais votos do que precisaria numa eleição com voto proporcional.

Para entrar em vigor em 2020, a verdade eleitoral precisará ser aprovada pelo congresso nacional até a primeira semana de outubro, por conta da anualidade da lei. Com a votação da reforma da Previdência caminhando para ser concluída, os parlamentares se debruçarão nesta alteração, que terá um efeito significativo nas próximas eleições, mexendo drasticamente no sistema que vem funcionando há muito tempo no Brasil.

Belo Jardim – Após receber o deputado estadual licenciado e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, em seu apartamento no Recife, o ex-prefeito de Belo Jardim e ex-deputado Cintra Galvão decidiu renunciar à presidência do PTB e entregar carta de desfiliação ao partido. Seu destino partidário ainda é incerto, mas Galvão já assegura a migração para a oposição ao atual prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), que é muito ligado a Armando Monteiro Neto e vem tendo uma gestão mal avaliada na cidade.

Mutirão – O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) apresentou, na Alepe, pedido para que o Procon-PE estenda o mutirão de negociação de dívidas aos municípios de São Caetano, Canhotinho, São João, Garanhuns, Lajedo e Jurema. A iniciativa, que já vem ocorrendo no estado, ajuda consumidores a quitar débitos com bancos, Celpe, Compesa e empresas de telefonia. De acordo com a solicitação do deputado, a iniciativa do Procon já vem sendo executada em alguns municípios do estado, solucionando entraves para consumidores que estão com contas atrasadas.

Em ação – Na busca por oferecer serviços e atendimentos em geral à população, a Prefeitura do Recife realiza na manhã deste sábado mais um mutirão Recife em Ação. O prefeito Geraldo Julio acompanha as atividades, que serão realizadas no bairro da Estância. Estima-se que mais de 2.500 pessoas sejam atendidas no mutirão, que reunirá mais de 45 serviços, entre assistência social, saúde, educação, limpeza e manutenção urbana, cidadania, entre outros. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade.

Previdência – “O Brasil está 100% falido e essa é uma falência antiga. Na proporção que o tempo passa, o Brasil desce de ladeira abaixo. As benesses só vão para os mesmos, para as mesmas empresas, para as mesmas pessoas”. Desta forma, o deputado Romário Dias (PSD) justificou a defesa da inclusão dos estados e municípios na Reforma da Previdência, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

RÁPIDAS

Forró – Durante a visita da deputada federal Joice Hasselmann (PSL) ao Recife, em evento com integrantes do Brasil 200, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) não se fez de rogado e pegou a loira para dançar forró. O vídeo foi publicado pela deputada em suas redes sociais e fez o maior sucesso.

Expulsão – Os vereadores Alcides Teixeira Neto, Helio Guabiraba e Samuel Salazar foi expulsos do PRTB por não seguirem a orientação partidária e preferirem apoiar a gestão do prefeito Geraldo Julio na Câmara Municipal do Recife. Com a expulsão eles podem procurar outro partido sem risco de perder o mandato.

Inocente quer saber – Elias e Betinho Gomes estão de saída do PSDB de Pernambuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário