segunda-feira, 26 de junho de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio


Legado de Temer, se houver, serão as reformas
Postado em 26 de junho de 2017 por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 26 de junho

Temer não teve a mesma sorte de Itamar e está com sua popularidade no fundo do poço

É possível que ao sentar na cadeira de presidente, em substituição a Dilma Rousseff, tenha passado pela cabeça de Michel Temer ser o novo Itamar Franco do Brasil. Itamar era vice de Collor e após a queda deste por um processo de impeachment ascendeu ao cargo de presidente e soube dar conta do recado. Colocou FHC no Ministério da Fazenda e lhe deu carta branca para recrutar os economistas que conceberam o Plano Real. O Plano debelou a inflação e estabilizou a nossa moeda, transformando-se, um ano depois, no principal cabo eleitoral do ministro, eleito e reeleito presidente da República no 1º turno. Temer não teve a mesma sorte. Também chegou ao poder após o impeachment de Dilma, e de lá para cá não teve um só dia de sossego. Montou o governo com um punhado de ministros investigados pela Lava Jato, além dele próprio. E isso levou sua popularidade para o fundo do poço: apenas 7% de bom e ótimo, segundo pesquisa do Datafolha. Legado do seu governo, se houver, serão as reformas trabalhista e previdenciária.

Pé na estrada

João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos e chefe de gabinete de Paulo Câmara, será apoiado em Limoeiro, para a Câmara Federal, pelo prefeito João Luiz (PSB), o “Joãozinho”. A dobradinha será com o estadual Aluísio Lessa (PSB), que concorrerá à reeleição. Lessa perdeu a prefeitura de Catende, mas compensou com Limoeiro (Joãozinho), Ribeirão (Romero Maranhão), Camaragibe (Demóstenes Meira) e Gameleira (Verônica do major).

Empurrão – Empenhado em formar uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa, o deputado federal e presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, está empurrando para a disputa o médico Aluízio Coelho (PP), que obteve 13.700 votos como candidato a prefeito de Araripina e o vereador (de Pesqueira) Bal de Mimoso (PP), 5º colocado nas últimas eleições.
Resultado de imagem para Augustinho Rufino e Edson Vieira
Homenagem – Édson Vieira (PSDB), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, homenageou o ex-deputado Augustinho Rufino, recentemente falecido, dando o nome dele a um Centro Municipal de Educação Infantil.

Visita – Sempre que vem a Pernambuco, o ministro Mendonça Filho (Educação) arranja tempo para rever suas bases municipais. Recentemente passou por Caruaru, Belo Jardim, Vertentes, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

São João – Caruaru, Petrolina, Gravatá, Araripina, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe e Carpina foram as cidades que mais atraíram público no São João deste ano. Arcoverde também faz um bom São Paulo, mas o ponto negativo foi a prisão em flagrante, por desacato à PM, do ator Fábio Assunção.

Surpresa – Este ano, o Alto do Moura foi uma atração à parte no São João de Caruaru para surpresa da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Por lá passaram no final de semana milhares de pessoas de quase todos os estados do país, atraídas por artistas da região e sua rica culinária.

Otimismo – Se depender do ex-prefeito João Mendonça (PSB), a campanha eleitoral em Belo Jardim se encerrará na próxima sexta-feira em “clima de paz”. Ele reconhece que há equilíbrio de forças, hoje, entre seu candidato, Luiz Carlos (PSB), e o petebista Hélio dos Terrenos, “mas vamos ganhar a eleição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário