terça-feira, 20 de junho de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio



Pela aprovação da Lei de abuso de autoridade
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Gilmar Mendes voltou a defender no Recife a aprovação de uma nova lei de abuso de autoridade

O ministro Gilmar Mendes continua sendo o mais polêmico e o mais político dos 11 ministros do STF por não ter receio de externar suas opiniões, ainda que elas afrontem os principais atores da Lava Jato na Polícia Federal, no Ministério Público e no próprio Judiciário. De pedidos de impeachment ele já foi alvo de dois perante a mesa do Senado. Mas não tá nem aí para os seus algozes. Conforme admitiu na sessão de julgamento da chapa Dilma/Temer, às vezes chega a ser “rude” para não ser “insincero”. E foi com a sinceridade que o caracteriza que voltou a defender ontem no Recife a aprovação de uma nova Lei de Abuso de Autoridade (o projeto já passou pelo Senado e se encontra na Câmara Federal) para enquadrar delegados, promotores e juízes que cometem excessos no exercício de suas funções. Como a lei em vigor é de 1965, diz o ministro, nada mais natural que seja revista a fim de ajustá-la aos princípios democráticos da Constituição de 1988. Mas não é isso o que desejam os procuradores da Lava Jato.

A vez é agora

Márcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte, está usando as inserções do PSB para colocar-se como candidato ao governo de Minas. Quer ocupar o vácuo que foi deixado pelo senador Aécio Neves (PSDB). Lacerda foi convidado em 2014 pelo então presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para disputar o Palácio da Liberdade, mas não topou.

Emenda – O deputado Augusto Coutinho (SD) esteve ontem, em Paulista, para comunicar ao prefeito Júnior Matuto (PSB) que apresentou uma emenda ao OGU no valor de R$ 1,5 milhão para a construção de quatro quadras poliesportivas no município. O federal do prefeito não é ele e sim Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Federais – Além de Sílvio Costa Filho (PRB) e Lucas Ramos (PSB), há um terceiro deputado estadual que será candidato à Câmara Federal em 2018: Ossésio Silva (PRB). Com apoio da Igreja Universal.

Expocose – O prefeito Ângelo Ferreira (PSB) antecipou do final para o início de julho (5 a 9) a tradicional Exposição de Caprinos e Ovinos de Sertânia (Expocose). O evento atrai expositores do Brasil inteiro.

Recusa – Do secretário executivo do Ministério da Cultura, João Batista de Andrade, que na última sexta-feira recusou-se, antecipadamente, a substituir Roberto Freire (PPS) no comando da pasta: “Vim pra cá para fazer política cultural e não para ter um emprego. O Fundo Nacional de Cultura teve 500 milhões na época áurea e hoje tem zero recurso”.

Teste – O São João de Caruaru está servindo de “teste de popularidade” para a prefeita Raquel Lyra (PSDB). Pelo menos até agora, ela foi muito bem recebida em todos os pólos que circulou, tanto na cidade como na zona rural.
Foto arquivo.
O cerco – Uma coisa pode não ter nada a ver com a outra. Mas a presença do governador Paulo Câmara ontem em Petrolina para anunciar obras de esgotamento sanitário ao lado do prefeito Miguel Coelho e do senador Fernando Bezerra teria também como objetivo segurá-los no PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário