terça-feira, 13 de setembro de 2016

Da coluna de Magno Martins


Postado por Magno Martins


Tony pode enfrentar o delegado

Novidade na sucessão do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), o delegado Erick Lessa, candidato do PR, subiu quase cinco pontos –exatos 4,8 pontos – na nova pesquisa do Instituto Opinião e tende a consolidar uma posição de firmeza na segunda posição, estando abaixo do líder, o deputado Tony Gel (PMDB), apenas sete pontos percentuais. Se continuar em ascensão como uma tendência, irá ao segundo turno contra o peemedebista.

Entre os adversários, talvez seja o mais perigoso para Tony Gel. Dos competitivos, é o menos rejeitado, está fora do padrão tradicional da política e representa, se eleito, o fim do rodízio de três grupos tradicionais da capital do forró no poder – Queiroz, Lyra e o próprio Gel. Por isso mesmo, o delegado vem sendo alvo de tentativas de impugnação de sua candidatura, como ocorreu, há pouco, por questões envolvendo a Rede, de Marina Silva.

Candidata para tentar quebrar a polarização entre os grupos de Queiroz e Gel, a tucana Raquel Lyra, diferentemente do delegado, vem caindo sistematicamente nas pesquisas num momento em que deveria se apresentar mais competitiva. Já Jorge Gomes, que representa o candidato da máquina municipal, não reage.

Padece do mesmo mal que abate o candidato do PSB em Jaboatão, Heraldo Selva. Tanto Selva em Jaboatão quando Gomes em Caruaru apresentam volumes de campanha, fazem grandes caminhadas e arrastões, mas isso não se traduz em crescimento real nas pesquisas. No caso de Jorge, ao invés de crescer, cai. Perdeu 0,2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior do Instituto Opinião.

Se na próxima pesquisa, o cenário não mudar, ou seja, apresentar o delegado crescendo e Tony Gelo consolidado em primeiro, o segundo turno será travado entre um grupo tradicional contra o fato novo da eleição. Fora da disputa, Jorge tende, ao lado do prefeito, se aliar ao delegado, naturalmente, enquanto não restará a Raquel outro caminho que não seja o alinhamento a Tony Gel.

BOQUINHA NO RECIFE– Após o impeachment, o Governo Federal se livra aos poucos de dez mil filiados ao PT que ocupavam cargos comissionados e outras boquinhas em Brasília. Como não vivem longe de cargos públicos, estão de olho em prefeituras de médio e grande porte que esperam conquistar nas urnas. No Recife, figurões do PT como o ex-ministro Luiz Dulci já “colam” no candidato do partido para garantir espaços aos “sem-cargo”, segundo noticiou Cláudio Humberto em seu site.

Rejeição atrapalha Pereira–
 Candidato à reeleição, o prefeito de Paudalho, José Pereira (PSB), dificilmente, em menos de 20 dias, conseguirá tirar a frente de 17 pontos para seu adversário, Marcelo Pereira, do PSD, porque um dos fatores que inibem qualquer tipo de reação é a péssima gestão que vem fazendo. Pesquisa do Instituto Opinião, postada ontem neste blog, aponta uma desaprovação de 60% ante 36,9% de aprovação. Já o governador Paulo Câmara tem maior aprovação. Dos entrevistados, 57,1% dissera que aprovam e 28,6% afirmaram que desaprovam.

Pesquisa em Ibimirim–Logo mais, este blog estará postando mais uma pesquisa de intenção de voto no Sertão. Desta feita em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, palco de disputas extremamente acirradas. Ali, medem forças o prefeito José Adauto da Silva, o Adauto Bodegão, que tenta a reeleição pelo PP, contra Rozanea Rodrigues Bezerra, a Fofa, do PSD. Ao longo desta semana traremos também avaliação em outros colégios eleitorais importantes, como Olinda, na Região Metropolitana.

Reação de Mendonça– Ao saber da impugnação da sua candidatura, ontem, o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, disse que seus adversários não conseguirão impedir a sua reeleição. “As oposições e seus poderosos líderes tentam a todo custo me tirar da disputa por temerem o enfrentamento nas urnas. Porém, nosso departamento jurídico está atento e tomará todas as medidas necessárias para que a decisão de 1ª instância seja reformada, e a candidatura permanecer sem qualquer alteração”, disse.

Distante de Brasília–
 A bancada federal desconfia que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, espécie de cria política do ex-governador Eduardo Campos, tenha projeto para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018. “Meu projeto é cumprir minha missão no Governo Câmara e voltar ao meu escritório de advocacia”, garante Norões, uma presença frequente em praticamente todos os atos administrativos do governador pelo Interior.

CURTAS

EM OLINDA– O candidato do PMDB a prefeito de Olinda, Ricardo Costa, conversou com estudantes da Fundação de Ensino Superior de Olinda, em Bairro Novo, na noite de ontem. No formato de perguntas e respostas espontâneas, o encontro permitiu que Ricardo apresentasse seu projeto de inovação para os alunos, reforçando que a ideia é "colocar para funcionar o que a atual gestão paralisou".

FRENTE A FRENTE– A partir de hoje, começo a entrevistar no Frente a Frente, em rede estadual para 45 emissoras, os candidatos a prefeito do Recife. Cada um terá direito a dez minutos ao vivo, direto dos estúdios da Rádio Folha, cabeça de rede do sistema. Também haverá transmissão ao vivo pelo Facebook. Quem abre é o candidato do PV, Carlos Augusto. Minha produção aguarda a confirmação dos demais postulantes.

Perguntar não ofende: Elias Gomes vai sair como o maior derrotado das eleições municipais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário