terça-feira, 23 de agosto de 2016

Morre no RJ aos 60 anos o jornalista Geneton Moraes Neto - Grande Pernambucano


Postado  por Inaldo Sampaio


Morreu nesta segunda-feira (22) na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, o jornalista pernambucano (do Recife) Geneton Moraes Neto.

Ele estava internado desde o inicio do mês de julho após sofrer um aneurisma na aorta. Foi da turma de 1977 (Jornalismo) da Universidade Católica de Pernambuco da qual também fez parte o editor deste Blog.

Geneton Moraes começou sua vida profissional como estagiário do “Diário de Pernambuco” em 1972, quando ainda era estudante. Após terminar o curso de Jornalismo, foi para Paris estudar cinema, já que era apaixonado pelo Super 8.

Entre 1975 e 1980, foi repórter da sucursal Nordeste do jornal “O Estado de São Paulo” então chefiada por Carlos Garcia.

Trabalhou na Rede Globo Nordeste como repórter e editor e se transferiu para o Rio de Janeiro em 1985. Lá foi editor-executivo do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e do Fantástico e correspondente da “Globonews” e do jornal “O Globo”, em Londres.

Ganhou o Prêmio Embratel de Telejornalismo de 2010 com as entrevistas feitas com os generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no programa Dossiê Globonews.

Entre as obras deixadas por Geneton Moraes Neto, destacam-se:

a) Caderno de Confissões Brasileiras (Editora Comunicarte,1983)

b) Cartas ao Planeta Brasil (Editora Revan, 1988)

c) Hitler/Stalin: O Pacto Maldito (em parceria com Joel Silveira; Editora Record – 1990)

d) Nitroglicerina Pura (em parceria com Joel Silveira ;Editora Record – 1992)

e) O Dossiê Drummond/ A Última entrevista do Poeta (Editora Globo – 1994, prefácio de Joel Silveira; edição atualizada: Editora Globo 2007, prefácio de Paulo Francis)

f) Dossiê Brasil (Editora Objetiva – 1997)

g) Dossiê 50: Os Onze Jogadores Revelam os Segredos da maior Tragédia do Futebol Brasileiro (Editora Objetiva – 2000; edição atualizada: Editora Maquinária 2013, com prefácio de Mino Carta)

h) Dossiê Moscou (Geração Editorial – 2004, prefácio de Ferreira Gullar)

i) Dossiê Brasília: os Segredos dos Presidentes (Editora Globo – 2005)

j) Dossiê História: um repórter encontra personagens e testemunhas de grandes tragédias da História mundial (Editora Globo, 2007)

k) Dossiê Gabeira (Editora Globo, 2009; prefácio de Ignácio de Loyola Brandão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário