Postado por Magno Martins
O cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu na tarde deste sábado (6), aos 90, no Rio de Janeiro. A informação é da Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy, que divulgou nota sobre a morte do cirurgião.
Ele teve uma parada cardíaca e morreu às 17h30.
Nascido em Minas Gerais e formado em medicina na Faculdade Nacional de Medicina (atual UFRJ) em 1946, acabou desenvolvendo novos métodos que se tornaram referência internacional no campo das cirurgias plásticas.
Na manhã desta sexta-feira (5), Ivo Pitanguy conduziu a tocha olímpica no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Ele fez o trajeto sentado em uma cadeira de rodas.
"Perdemos um dos ícones da cirurgia plástica mundial. Foi o professor que criou a maior escola de cirurgia plástica do mundo. Se o Brasil é hoje uma referência em cirurgia plástica, deve isso a ele", disse o cirurgião plástico Arnaldo Lobo Miró, presidente da Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy.
"Além de ser um tremendo cirurgião, referência técnica no Brasil e no mundo, ele também tinha um olhar social muito aguçado. Tinha uma atuação voltada para os menos favorecidos, o que torna um modelo de médico para as novas gerações. Era um médico da alma e do físico", afirma Miguel Srougi, professor titular de urologia da USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário