segunda-feira, 29 de agosto de 2016

É estratégico para o PSB ganhar no Recife



Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado 
Pela quantidade de candidatos que lançou, o PSB pernambucano sairá das urnas deste ano com o maior número de prefeitos, mas para que a vitória tenha brilho terá que vencer também nos grandes centros, ou pelo menos na maioria deles. A situação do partido é relativamente confortável em Paulista (Júnior Matuto) e Cabo de Santo Agostinho (Lula Cabral). Mas nem tanto, pelo menos até agora, em Caruaru (Jorge Gomes), Olinda (Antonio Campos), Petrolina (Miguel Coelho) e Jaboatão (Heraldo Selva). Claro que esse quadro ainda pode se alterar porque a campanha propriamente dita só teve início sexta passada. No entanto, é no Recife que o PSB irá travar a sua batalha mais difícil porque a situação do prefeito Geraldo Júlio não é confortável como o partido gostaria. Ele é o segundo colocado nas pesquisas, perdendo para o ex-prefeito João Paulo, e se não ganhar no primeiro turno pode ter uma desagradável surpresa no segundo.

A vitória do PSB só terá brilho se o partido vencer também na capital com o atual prefeito Geraldo Júlio

1º lugar em mobilização

Santa Cruz do Capibaribe mantém a tradição e continua realizando os maiores comícios do Estado. Qualquer evento de campanha dos candidatos Édson Vieira (PSDB) e Fernando Aragão (PTB) reúne milhares de pessoas. Vieira disputa a reeleição com o apoio do PSB do deputado Diogo Moraes, ao passo que Aragão, que é vereador, é apoiado pelo ex-prefeito José Augusto Maia (PTB).

Profecia – Do deputado federal Sílvio Costa (PTdoB) sobre a disputa eleitoral pela prefeitura do Recife: “O candidato que vencer a eleição será o grande líder de Pernambuco a partir de 2017”. Por essa avaliação, se Geraldo Júlio (PSB) for reeleito ofuscará a liderança política do governador Paulo Câmara.

Adesão – Toinho do Pará, ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e candidato a vereador, não é mais liderado político do também ex-prefeito José Augusto. Aderiu ao prefeito Édson Vieira (PSDB).

Receita – O prefeito de Afogados de Ingazeira e presidente licenciado da Amupe, José Patriota (PSB), que é acostumado a vencer desafios, luta agora pela reabertura da agência da Receita em sua cidade.

Plano – Raul Henry indicou o sociólogo José Arlindo Soares para elaborar o plano de governo do deputado Ricardo Costa, candidato do PMDB à prefeitura de Olinda. O esboço já está pronto.

Vácuo – Convicto de que será prefeito de Sertânia, o deputado Ângelo Ferreira (PSB) não pretende apoiar ninguém do Pajeú/Moxotó para eventualmente substituí-lo na Assembleia Legislativa. Fechou com o deputado Diogo Moraes (PSB), que faz política no Agreste, já pensando na volta em 2022.

Reeleição – A divisão das oposições em Belo Jardim dá mais tranquilidade ao prefeito João Mendonça (PSB) para postular a reeleição. O grupo do ministro Mendonça Filho lançou o dentista Dr. Maneco (SD) e, o ex-deputado Cintra Galvão, o empresário Hélio dos Terrenos (PTB). O prefeito adorou.

Nas ruas – O prefeito Jorge Alexandre (PSDB) já está fazendo “porta a porta” em Camaragibe em busca da reeleição. O clima na cidade ainda é frio, mas deverá esquentar agora em setembro. A oposição lançou dois candidatos e isso favorece o atual prefeito, que está muito bem avaliado. O PCdoB marcha com João Lemos, que é ex-prefeito, e o PTB com o advogado Demóstenes Meira, que vem de duas derrotas consecutivas: 2008 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário