domingo, 8 de dezembro de 2013

DECORAÇÃO "TRASH" TOTAL!



Foto- Divulgação


Desde que os prefeitos petistas João Paulo e João da Costa usaram langanhos, copos descartáveis e garrafas pets como enfeites natalinos nas ruas do Recife, nunca mais a cidade teve uma decoração de Natal que prestasse.

E pelo andar da carruagem, o prefeito Geraldo Júlio, do PSB segue os passos dos antecessores, colocando pássaros coloridos e pombas brancas na decoração de Natal, como se estrelas, luzes e sinos não servissem mais como símbolos da maior festa da cristandade.

Sempre vai aparecer alguém defendendo o uso de material recliclável, os ecochatos de plantão, naturalmente. E convenhamos, aqueles copinhos de café pendurados como luminárias na Praça da República, um dos cartões postais do Recife, dava vontade de chorar. E os langanhos desbotados que foram colocados em algumas árvores na Agamenon Magalhães e avenida Boa Viagem? E as flores feitas de garrafas pets, distribuídas por toda cidade, como se fossem os adereços mais belos do planeta? Um horror.

Infelizmente, quem pensava que com o novo prefeito seria diferente, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Lá perto do Paço Alfândega, uma árvore de Natal gigante está sendo enfeitada com passarinhos coloridos. Claro que os pássaros são maravilhosos, mas os que viraram enfeites natalinos são terríveis.

E será que alguém avisou a Geraldo Júlio que pomba branca com um raminho no bico - que está sendo colocada nas pontes - é o símbolo da paz, eternizado por Picasso, e que não é usado nas celebrações do nascimento de Jesus? E que nunca se soube que os pássaros seguiram os Reis Magos para visitar o Menino Jesus lá em Belém?

Numa cidade com rios, pontes, canais e árvores, os prefeitos gastariam muito menos o dinheiro público se fizessem uma decoração apenas com luzes. Muitas luzes, de todas as cores. Por toda parte. Podiam até fazer do baobá da Praça da Republica uma linda Árvore de Natal só iluminando os galhos e folhas. Ou enfeitando as palmeiras do Teatro Santa Isabel, as mangueiras do jardim central da Agamenon Magalhães e por aí vai.

Mas como o Natal no Recife agora tem tema, igual a escola de samba, a Prefeitura do Recife anunciou que, este ano, o tema da decoração natalina é " A Natureza ilumina o Recife". Ou seja, a festa que comemora o nascimento de Jesus Cristo, por aqui, só falta ter samba-enredo, rainha de bateria, mestre-sala, porta-bandeira, quem sabe até carros alegóricos. E os contribuintes, coitados, pagando mico e a conta. Mais uma vez.
DO SITE DE DIVANE CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário