segunda-feira, 25 de março de 2013

DILMA INAUGURA ADUTORA DO PAJEÚ COM UM TERÇO DE V AZÃO




Adriano Roberto
De Serra Talhada


Nesta segunda-feira, pela manhã, a presidente Dilma Rousseff vem a Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, inaugurar a primeira etapa da adutora do Pajeú. A promessa do governo é de que a adutora vai captar água do rio São Francisco para atender aproximadamente 400 mil pessoas em 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba. Fizemos a rota da adutora, desde a captação da água até as obras de extenção das outras etapas no sertão do Pajeú.

A seca que atinge todo estado de Pernambuco fez com que as obras fossem aceleradas segundo Glauco Mendes, coordenador de infraestrutura do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional. Ele afirma que antecipou a conclusão das obras da primeira etapa para fevereiro deste ano em função do colapso da seca em Serra Talhada. ¨Com isso, estamos evitando aquele velho problema dos carros-pipa, com a população em torno de 100 mil habitantes sem abastecimento. Nós estamos conseguindo entregar 120 litros d'água por segundo, para facilitar a chegada de água em Serra', disse Mendes.



O que os técnicos não disseram é que a vazão está muito aquem do que deveria ser, para o abastecimeto total nesta primeira etapa. Tivemos acesso ao local de captação da água para a adutora e algumas estações elevatórias no trajeto da água que já esta sendo bombeada para Serra Talhada. Os depoimentos são velados devido ao medo de represálias, mas pudemos constatar que das quatro bombas (três que normalmente deveriam estar jogando água e uma de reserva), só uma esta trabalhando. Dois motivos podem estar reduzindo a operacionalidade do projeto, o primeiro está ligado a problemas de rupturas que ocorreram na canalização, nos testes com força total, que não foram solucionados inteiramente.



O segundo motivo é mais grave está a vista de quem consegue entrar no Distrito de Juazeiro Novo, em Floresta, que agora mudou o nome para Plataforma. Neste local dá para perceber que a captação é feita num dos braços da represa da Barragem de Itaparica e o local onde a bomba faz a captação deveria estar com pelo menos 9 metros de profundidade, mas por causa da seca está apenas com quatro metros e meio. Como podemos conferir na foto abaixo. Os próprios moradores acham que o local não pode fornecer um volume grande de água, sob o risco de secar no ponto de captação e paralizar totalmente a adutora.



Ainda assim, na solenidade de inauguração, Dilma irá entregar junto com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e o governador Eduardo Campos os 118 km da primeira etapa da adutora, de um total de 598 km, para o abastecimento das cidades de Floresta, Serra Talhada, Calumbi, o distrito de Canaã na parte baixa de Triunfo, Flores, Carnaíba e Afogados da Ingazeira. Os 79 km restantes da primeira etapa devem ser concluídos até o segundo semestre de 2013. O valor das obras é de R$ 198 milhões, e o investimento total da construção da adutora é R$ 547 milhões.

Do Blog do Magno Martins.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário