quinta-feira, 28 de março de 2013

A LUA, O AVANÇO TECNOLÓGICO E JOÃO NABOR

Ontem, noite de Lua Cheia, tirei algumas fotos do enigmático satélite da terra. Nada de mais, nos dias de hoje, onde o avanço da fotografia, não exige mais do que um click do fotógrafo. A Lua inspiradora, veio trazer uma saudade danada de JOÃO NABOR (João Arruda da Silva), meu pai, primeiro fotógrafo profissional de Taquaritinga do Norte.

Costumava em noites assim, usar sua criatividade para fazer fotos inusitadas, o que necessitava de criar alguns recursos, que a tecnologia não fornecia através do mercado. Homem dedicado a Arte Fotográfica, era um autodidata, que de fotografia, fazia desde a adaptação de máquinas, copiadoras, ampliadores, revelação de filmes e fotografias, tudo isso começou, numa época em que a energia elétrica era precária e só chegava a noite, era a "Luz do Motor", passou pelo famoso "Lambe Lambe", Chapa de Vidro, Lâmpada "Ovo de Pato", O Filme, tudo isso, em preto e branco, e depois os filmes que se usam ainda nos dias de hoje.

JOÃO NABOR, deixou uma época e várias gerações de Taquaritingenses, registradas em suas fotografias, feitas sempre com muito amor e dedicação, para os filhos o gosto pela arte da fotográfica.

MINHA HOMENAGEM AO QUERIDÍSSIMO JOÃO NABOR, ÍCONE DA FOTOGRAFIA EM TAQUARITINGA DO NORTE!
JOÃO ARRUDA DA SILVA
(JOÃO NABOR)

FOTOS DA LUA (ONTEM):












 

4 comentários:

  1. Jânio espero que você cuide do acervo que meu padrinho deixou. Será que ele teria guardado alguma coisa minha? E as velhas máquinas dele, onde estão? Abraços e lembranças a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, tenho muito cuidado com o material que papai deixou, pois além do valor histórico da fotografia, é uma parte da história de nossa terra. Temos muito material, principalmente fotos e negativas. Recentemente, eu desenvolvi uma copiadora, para fazer algumas fotos, em preto e braco, para ensinar a minha filha e colegas do curso de jornalismo, como se fazia fotografia. Tenho como meta, lançar um album com fotos de autoria dele, quando se vivo fosse, completaria 100 anos, em maio de 2016.Marcos, Muito obrigado pela mensagem. Abraços.

      Excluir
  2. Jânio, seu pai fez a História de Taquaritinga do Norte e toda homenagem feita a ele é pouco. sou fã de seu pai, pois ele fou muito gentil comigo,quando fui tirar a primeira foto com ele e a primeira carteira profissional. Ele, foi quem me atendeu. E você fez o meu Certificado de Reservista, cuja foto foi tirada por seu pai. Assim, a minha vida conta um pouco da história de seu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, estou muito feliz com o seu comentário, papai era uma pessoa que nasceu para servir, gostava de tudo que fazia. Muito Obrigado e um forte abraço.

      Excluir