sábado, 2 de junho de 2012

EDUARDO CAMPOS INSTALA COMISSÃO DA MEMÓRIA E VERDADE




Rivânia Queiroz

O governador Eduardo Campos instalou, nesta tarde, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. A solenidade aconteceu nos jardins do Palácio do Campo das Princesas e reuniu autoridades, parentes e amigos das vítimas da repressão e violação dos direitos humanos, período que compreendeu o Estado Novo (1937 a 1945) e o Regime Militar (1964 a 1985).

“Foi um tempo muito triste para o Brasil quando faltou liberdade e democracia. A gente espera nunca mais viver um tempo desse e é fundamental que a gente possa contar às novas gerações o que ocorreu, para servir de exemplo, e para que a gente possa amadurecer a nossa democracia. Não é tempo de revanche, é tempo de olhar para o futuro e de contar a verdade”, declarou Eduardo.

Criada pelo Projeto de Lei do Executivo de nº. 840/2012, a Comissão da Verdade pernambucana vai apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura ocorridos no território de Pernambuco ou contra pernambucanos, ainda que fora do Estado, entre os anos de 1946 e 1988. A Comissão é composta por nove membros e será coordenada pelo ex-deputado Fernando Vasconcelos Coelho.

Ainda fazem parte do grupo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, O advogado e ex-secretário estadual de Justiça, Humberto Vieira de Melo; um dos fundadores do Gajop, ex-deputado federal e também ex-secretário de Justiça, Roberto Franca; o coordenador do Gajop, Manoel Moraes; a historiadora e consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Socorro Ferraz; além da professora aposentada da UFPE, Nadja Brayner; o advogado e ex-deputado Pedro Eurico de Barros e o advogado Gilberto Marques.
Do Blog de Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário