terça-feira, 8 de agosto de 2017

Da Coluna de Magno Martins



Postado por Magno Martins



A pauleira em Janot

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, desqualificou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Só não o chamou de arroz doce. “É um desqualificado e sem preparo jurídico nem emocional”, afirmou, para acrescentar: “Ele não tem condições, na verdade não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância".

A declaração foi dada em meio a questionamentos sobre o trabalho da Operação Lava Jato, da atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do STF. Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), critica as delações premiadas. Na entrevista, o ministro disse acreditar que o que foi firmado com os executivos da JBS, que embasou denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer, será revisto.

"Tenho absoluta certeza de que o será. Como agora a Polícia Federal acaba de pedir a reavaliação do caso do Sérgio Machado, que é um desses casos escandalosos de acordo. Certamente vai ser suscitado em algum processo e será reavaliado", complementou. O relator das delações premiadas de executivos da JBS no STF é o ministro Luiz Edson Fachin.

Os donos da empresa, Joesley e Wesley Batista, além do executivo Ricardo Saud e outros funcionários da JBS, fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Lava Jato. As delações foram homologadas por Fachin e o conteúdo, divulgado no mês de maio. No fim do mês de junho, o STF decidiu manter Fachin na relatoria dos processos da JBS.

Aprovou também a homologação da delação premiada dos executivos da empresa pelo ministro monocraticamente, sem a participação dos outros ministros da Corte. Mendes concordou com a manutenção de Fachin, mas defendeu que o Ministério Público não pode ter todo o poder sobre o acordo de delação premiada. Segundo ele, a homologação deve ser feita pelo colegiado de ministros.

Ainda na entrevista à Gaúcha, Gilmar Mendes disse que considera a Lava Jato importante. Porém, acrescenta que podem ocorrer equívocos. "Não é verdade que eu tenha dito que a Lava Jato deixou de ser importante. Acho os trabalhos extremamente importantes, mas isso não me compromete com eventuais equívocos. Sempre fui uma voz vencida na Segunda Turma quanto ao aumento das prisões da Lava Jato. Fui eu que votei o habeas [corpus], fui o terceiro voto, de desempate, no caso do Dirceu [José Dirceu]", justificou.

COM TEMER– Um dia antes da esculhambação dada em Janot, o presidente do STF, Gilmar Mendes, foi recebido pelo presidente Temer, mas, segundo ele, para tratar de reforma política. "Eu acho que é a chance de promovermos uma mudança profunda no sistema político. Talvez, pensar um semipresidencialismo, uma mistura de presidencialismo com parlamentarismo. Precisamos também ver como vai ser a distribuição pelos partidos do dinheiro público do fundo novo a ser criado", afirmou.

Fantasma ou ET?–
 O Palácio agiu fortemente para evitar disputa pela presidência estadual do PSB, em eleição que deve ocorrer no próximo mês. Mas o prefeito de Paulista, Júnior Matuto, dissidente e crítico da atual executiva, resiste a todo e qualquer tipo de pressão. “Se existe uma quase unanimidade no PSB é o descontentamento da forma como Sileno Guedes, na foto ao lado, dirige o partido. No Interior, ele tem cara de ET, ou seja, ninguém o conhece, é um verdadeiro fantasma”, disse Matuto.

Tentando barrar- Em meio às movimentações do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), para nomear o engenheiro Mario Ramalho para a Hemobrás e transferir a tecnologia da estatal para Maringá, o MP estadual encaminhou à Casa Civil, à Presidência da República e ao Ministério da Saúde recomendação para que não sejam nomeados para cargos de gestão da estatal pessoas com vínculos ou interesses diretos ou indiretos na transferência de tecnologia para processamento de plasma. Barros encaminhou à Casa Civil o nome do engenheiro Mário Ramalho para assumir uma das diretorias da estatal.

Sinpol dividido – Uma briga boa promete agitar a eleição para renovação do Sindicato da Polícia Civil, o Simpol. Candidato à reeleição, o presidente Áureo Cisneiros, se reeleito, pode usar o mandato como trampolim para disputar o Governo do Estado em 2018 pelo Psol. Já o candidato da oposição, chapa 2, George Fernandes, estaria sendo estimulado por forças governistas, com interferência direta da Casa Civil. O clima já está quente e pode pegar mais fogo ainda.

O roteiro de Lula – O ex-presidente Lula inicia a caravana pelo Nordeste no próximo dia 17, em Feira de Santana (BA) e finaliza no dia 5 de setembro, quando embarca de São Luís (MA), com destino a São Paulo. Em Pernambuco, passará os dias 24, 25 e 26, com atos no Parque Dona Lindú, em Boa Viagem, e na Refinaria Abreu e Lima, em Suape. A direção estadual do PT quer transferir o ato do Dona Lindú para Brasília Teimosa, em função do projeto de reestruturação daquela área, que se livrou das palafitas na gestão de Lula.

CURTAS

SALGUEIRO– Domingo passado foi de muito sol e cavalgada em Salgueiro. O grupo Estradeiros do Sertão percorreu 36 km saindo do Castelinho, em direção à vila do distrito do Pau-Ferro com encerramento na Fazenda Cacimbinha. Formado há pouco mais de um ano por iniciativa de amigos apaixonados por cavalos e montaria, Os Estradeiros reuniram em torno de 70 cavaleiros vindos das áreas urbanas e rurais de Salgueiro e de São José do Belmonte.

INVESTIGAÇÃO– O juiz federal Sérgio Moro mandou, ontem, a Polícia Federal abrir um inquérito para investigar a autoria de um e-mail enviado a Amanda Bendine, filha do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobrás, Aldemir Bendine. A decisão atende ao pedido dos advogados que defendem o executivo. A defesa do relatou ao magistrado que a mensagem foi recebida por Amanda no dia 2 de julho, e pedia um depósito de R$ 700 mil para pagar uma decisão em habeas corpus no STF.

Perguntar não ofende: Por que Janot não respondeu no mesmo tom a Gilmar Mendes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário