sábado, 19 de agosto de 2017

Da coluna de Ddmar Lyra


Coluna do blog deste sábado

O legado de Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara é elogiado por 9 entre 10 políticos pela sua forma de tratar com as pessoas, sendo uma pessoa extremamente acessível e atenciosa com os demais. Além de ser de fino trato, existe uma outra característica que é reconhecida até por quem se projeta para enfrentá-lo no ano que vem, que é o zelo do governador com a máquina pública, mais precisamente com a situação fiscal do estado.

Num momento como o que estamos vivenciando onde o Rio de Janeiro é o exemplo cristalino da falência dos estados, o governador conseguiu equacionar a máquina pública de Pernambuco de tal maneira que o estado segue sendo um dos melhores geridos financeiramente de todo o país. Isso só foi possível porque o governador fez o dever de casa em 2015 quando cortou o custeio da máquina pública reduzindo despesas supérfluas e melhorou de forma consistente a situação, que não era boa quando ele assumiu.

Entregando pra ele próprio em 2019 ou pra outro governador, Paulo Câmara deixará a máquina azeitada de forma que o próximo governo colherá os louros do sacrifício que foi realizado ao longo dos quatro anos. Mesmo com toda situação de dificuldade financeira, o governador conseguiu fazer investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, tocando o estado com a maestria de um dos mais qualificados gestores públicos que Pernambuco já teve.

Quem enxerga apenas a situação de Pernambuco nos temas complexos como a segurança pública, fica com a sensação de que tudo está errado, mas está longe desta premissa ser verdade. É possível afirmar que nem Eduardo Campos seria capaz de gerir as finanças do estado como Paulo Câmara vem fazendo. O governo pode não ser de tantas obras de pedra e cal, que são mais factíveis aos olhos da população, mas arrumar a casa como Paulo tem feito é um grande legado para levar Pernambuco a mares mais calmos após a crise econômica.

Indubitavelmente a tese do governador de que Pernambuco será o primeiro estado a se recuperar da crise está correta, pois tudo que poderia ser feito para isso tem sido realizado. Pernambuco pode até escolher outro governador em 2018 porque faz parte da política, mas os pernambucanos não fazem ideia do quanto o governador tem agido para evitar que o estado entre em colapso e tem logrado êxito nesta empreitada.

Conjuntural – O problema da segurança pública não é um caso específico de Pernambuco. Praticamente todos os estados do Brasil tiveram aumentos significativos dos índices de violência nos últimos anos. A crise econômica que gerou uma legião de desempregados e miseráveis é apenas um ponto, o outro que é muito pior é a questão do tráfico de drogas que não tem governo que dê jeito, pois enfrentar a droga tem a mesma eficácia de enxugar gelo.

Senado – O ministro das Cidades Bruno Araújo não descarta ser candidato a senador, porém afirma que prefere esperar o quadro se cristalizar, uma vez que não se sabe qual será a política de alianças no estado definida pelo PSDB. Quando tiver um quadro menos nebuloso, por volta de fevereiro, o ministro deve decidir seu destino, tanto em relação ao cargo quanto a aliança a ser realizada.

Alternativas – Uma pessoa ligada ao governador Paulo Câmara, a respeito da aproximação com Lula, lembra que não está descartada uma aliança com Geraldo Alckmin também. E que não há nada definitivo. O governador levará em conta não apenas a fotografia do momento, mas principalmente as melhores condições de aliança com vistas ao ano que vem, e tudo pode acontecer no âmbito das parcerias a serem feitas pelo governador.

Governador – O ministro da Defesa Raul Jungmann (PPS) poderá ser candidato a governador do Rio de Janeiro caso logre êxito na ação de combate ao crime que está tomando conta de todo o estado. Jungmann tem sido bastante elogiado pela sua atuação na pasta e não estaria animado com a tentativa de um mandato de federal em Pernambuco.

RÁPIDAS

Distritão – O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) acredita que o distritão será aprovado com cerca de 320 votos na Câmara dos Deputados na votação marcada para a próxima terça-feira. São necessários 308 votos.

Itapissuma – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) participou do lançamento do Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) dos municípios do litoral norte de Pernambuco, em Itapissuma. O fórum conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, em articulação com as cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Araçoiaba.

Inocente quer saber – Quem vencerá as eleições para governador de Pernambuco em 2018?

Nenhum comentário:

Postar um comentário