sábado, 22 de julho de 2017

Lula cai na real e já pensa no “day after”



Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Um petista “puro-sangue” dificilmente vencerá a eleição presidencial de 2018

O ex-presidente Lula faz que acredita que será inocentado pelo Tribunal Regional da 4ª Região da acusação de corrupção passiva e ocultação de patrimônio. Mas no fundo deve estar convencido de que dificilmente aquela Corte reformará a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão. Não pela consistência da sentença em si, e sim pelo contexto geral – ou seja, o convencimento de uma grande parte da opinião de que o ex-presidente é de fato o dono daquele tríplex do Guarujá e a pressão dos grandes órgãos de imprensa para que ele seja preso e fique excluído da disputa presidencial de 2018. Daí ter citado pela primeira vez os nomes de quatro petistas que eventualmente poderão substituí-lo na chapa presidencial de 2018: o ex-prefeito Fernando Haddad (SP) e os governadores Camilo Santana (CE), Rui Costa (BA) e Fernando Pimentel (MG). Nenhum dos quatro tem cara de petista e por isso foram citados pelo ex-presidente. Um petista “puro-sangue”, no atual contexto, dificilmente vencerá a eleição.

Agressão à língua pátria

A Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) fará na próxima semana, no Centro de Convenções de Olinda, o 3º Congresso Pernambucano de Municípios. O tema deste ano será “A cidade que precisamos”. A direção da entidade foi advertida, em tempo, de que essa construção gramatical agride a língua portuguesa, mas não deu bolas. O correto é: “A cidade de que precisamos”.

Contorno – Está quase pronto para ser inaugurado pelo governador Paulo Câmara o anel viário de Sertânia com 8 km de extensão. A obra levou 18 meses para ser construída, mas está ficando uma belezura. Quem for para o Alto Sertão (Tuparetama, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Itapetim ou Carnaíba) não precisará mais passar por dentro de Sertânia. Vai pela rodovia de contorno, que proporcionará uma economia de pelo menos 15 minutos.

Antecipação – Dissidente no PSB por ter votado a favor da reforma trabalhista, contrariando a direção nacional do partido, a líder da bancada na Câmara Federal, Tereza Cristina (MT), não vai esperar pela expulsão que está sendo gestada no Conselho de Ética. Sairá antes.

Censura – O secretário estadual do Planejamento, Márcio Stefanni, que é também o coordenador do “Pacto pela vida”, continua sendo muito criticado nas redes sociais por ter dito que se sente “seguro” em Pernambuco e que já foi assaltado em Paris e no Rio de Janeiro.

Estilo – Michel Temer faz diariamente na Presidência da República aquilo que Dilma Rousseff detestava fazer: política. Raro é o dia em que o atual presidente não recebe um deputado ou senador, em audiência, no Palácio do Planalto, ou para almoço ou jantar no Palácio do Jaburu. Os ministros pernambucanos Mendonça Filho (Educação) e Bruno Araújo (Cidades) conhecem bem esses dois lugares.

Certeza – O deputado Sílvio Costa (Avante-PE) não se cansa de dizer que a aliança preferencial do senador Armando Monteiro (PTB) em 2018 será com o PT, mas não dá nenhuma explicação sobre o fato de o PT não ter mais interesse nessa aliança após o petebista ter-se aproximado do PSDB e do DEM e votado a favor da reforma trabalhista.

Influência – Caso tenha interesse, o advogado e ex-prefeito de Belo Jardim, Cecílio Galvão, será o que quiser na gestão do prefeito eleito Hélio dos Terrenos (PTB), mas parece que não tem interesse. Ele foi um dos grandes articuladores da candidatura do novo prefeito e um dos que se opuseram à aliança com o grupo político do ministro Mendonça Filho (DEM).
Resultado de imagem para Luciano bivar
Acordo – O deputado federal e presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, está entendido com o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, o único que o partido possui em Pernambuco. Bivar marchará no próximo ano com Paulo Câmara (PSB), e Pimentel com Armando Monteiro (PTB).

A vítima – Amigos do Padre Edwaldo Gomes (Paróquia de Casa Forte) lembravam anteontem no seu sepultamento, no cemitério de Santo Amaro, no Recife, que ele quase se torna vítima do arcebispo emérito Dom José Cardoso Sobrinho. Este teria tentado afastá-lo daquela Paróquia por ele ser discípulo de Dom Hélder Câmara, a quem Dom José detestava. A perseguição só não se consumou porque a comunidade católica do bairro reagiu.

Credencial – Ter sido chefe de gabinete de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, na gestão do presidente Lula, contou pontos a favor do jornalista Sérgio Sá Leitão, que vai substituir o pernambucano Roberto Freire à frente da pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário