quinta-feira, 20 de julho de 2017

Da Coluna de Magno Martins



Postado por Magno Martins



 
Raquel pode presidir PSDB

O ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, está prestes a virar a nova vítima das malandragens do PSDB pernambucano. Numa linguagem bem humorada, a Viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido. Refiro-me ao acordo fechado com o deputado Antônio Moraes para assumir a presidência estadual por dois anos. Pelo que ficou previamente acertado, ele teria assumido em junho, mas agosto já está batendo à porta e continua a ver navios.

Tem um ingrediente novo: uma corrente forte da tucanada botou na cabeça – e vem trabalhando nessa direção – para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, substituir Antônio Moraes na presidência. A preferência por ela ultrapassa o território pernambucano e chega a Brasília: conta com a simpatia da direção nacional, que enxerga nela o início do processo de renovação do partido no Estado. Raciocinam que há outro ingrediente: Caruaru é a maior cidade do Nordeste de viés tucano.

Brasília sofre influência ainda do pai da prefeita, o ex-governador João Lyra Neto, que tirou o mandato tampão de nove meses após a renúncia do ex-governador Eduardo Campos para entrar na disputa presidencial. Moral da história: Elias Gomes foi jogado numa grande frigideira e tende a tostar, o que pode antecipar a sua revoada do partido junto com o filho Betinho Gomes, deputado federal.

Ministro das Cidades e maior liderança tucana no Estado, o deputado licenciado Bruno Araújo não quer nem ouvir falar em assumir a presidência do partido e já teria sinalizado para o presidente nacional em exercício, Tasso Jereissati, que o melhor nome, capaz de oxigenar a legenda no Estado, seria o de Raquel. Presidente estadual do PSDB, a prefeita ganharia uma tribuna e abriria diretamente uma articulação com o diretório nacional.

Desde a morte do ex-senador Sérgio Guerra, que controlava o PSDB com mão de ferro, o partido vem perdendo força e prestígio. A eleição de Raquel é uma aposta nova e por isso mesmo anima correntes que não querem se submeter aos caprichos de Elias Gomes, que tenderia a transformar o mundo tucano no Estado numa espécie de republiqueta de Jaboatão.

DESAPONTAMENTO– O governador Paulo Câmara (PSB) caiu em desgraça nas câmaras municipais desde que se recusou, mais uma vez, a prestigiar congressos promovidos pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O último, realizado em Caruaru em junho passado, sequer teve alguém para representá-lo. “Isso nos desobriga a convidar o governador no próximo”, desabafa o presidente da instituição, Josinaldo Barbosa (PTB), presidente também da Câmara de Vereadores de Timbaúba. Segundo ele, ao contrário de Câmara, o ex-governador Eduardo Campos era presença frequente nos eventos da UVP.

O senador de Marília–
 Desde que assistiu o Palácio patrocinar a candidatura de Tony Gel (PMDB) a prefeito de Caruaru, em 2016, o ex-prefeito José Queiroz (PDT) tem mantido uma distância estratégica do PSB. Já se fala por lá que, de olho na disputa a uma das vagas ao Senado, teria iniciado uma aproximação com a vereadora Marília Arraes, pré-candidata do PT a governadora. Vingando, se transformaria no candidato da chapa petista ao Senado. Seu filho, o deputado federal Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, é um dos entusiastas da ideia.

Pé na estrada- Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro trocou o descanso do recesso de 15 dias no Congresso pela estrada. Desde ontem, está no Interior e até domingo tende a cumprir uma extensa agenda de visitas a lideranças do Agreste e Sertão. No fim de semana, por exemplo, concentra suas articulações no Sertão Central, em Salgueiro, para acompanhar no domingo a tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita. Dizia Ulysses Guimarães que quem é coxo, parte cedo.

Campus avançado– O ministro da Educação, Mendonça Filho irá a Salgueiro, nos próximos dias, assinar a autorização para a abertura do Campus Salgueiro da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). A expansão proposta pelo MEC foi aprovada pelo Conselho Universitário da Univasf, na última sexta-feira, e deve garantir dois novos cursos, de Ciência da Computação e Engenharia da Produção. “Faço questão de ir ao Sertão autorizar a instalação do novo campus de Salgueiro”, afirmou Mendonça, ressaltando que está fechando uma data com o prefeito Clebel Cordeiro (PMDB). Segundo o ministro, foi notada a necessidade do desenvolvimento científico, em especial na área de tecnologia, para o desenvolvimento da região e após os três meses do processo de tramitação no Conselho, o projeto sairá do papel.

Mais água para o Agreste–
 Em despacho, ontem, com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o governador Paulo Câmara (PSB) autorizou a convocação da audiência pública para a apresentação à sociedade do projeto da Adutora de Serro Azul, uma obra estruturadora que irá garantir mais água para dez cidades do Agreste. O convite para a audiência será publicado, hoje, no Diário Oficial. O evento será uma oportunidade para a Compesa explicar e tirar dúvidas da população e construtoras interessadas sobre a obra. A reunião pública será no dia 04 de agosto, às 10h, na Escola Técnica Maria José Vasconcelos, Loteamento Santo Amaro II, na cidade de Bezerros.

CURTAS

CRESCIMENTO– Censo encomendado pelo Ministério do Turismo mostra que o Brasil tem uma oferta de 31.299 meios de hospedagem. No total, o País está pronto para acomodar 2,4 milhões de pessoas simultaneamente nos quartos disponíveis. O levantamento revela que houve um crescimento de 71% na oferta desse tipo de estabelecimento turístico nas capitais do Brasil de 2011 a 2016. De acordo com especialistas, o salto foi impulsionado pelo ciclo de megaeventos, com a Copa do Mundo e Olimpíada.

PREMIAÇÃO– O Banco do Nordeste realiza, amanhã, às 9h30, no auditório térreo da Fiepe, em Recife, a solenidade de entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa em Pernambuco, em reconhecimento às empresas que se destacaram por melhoria da competitividade e ideias inovadoras. Serão entregues três troféus para clientes das categorias Indústria, Comércio e Serviço.

Perguntar não ofende: A programação de Temer em Caruaru, na próxima terça-feira, corre risco de sofrer novo adiamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário