sábado, 29 de julho de 2017

Da Coluna de Inaldo sampaio


Só 4º dos nordestinos aprovam o governo Temer
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

O presidente Michel temer acha que está colocando o Brasil nos eixos e que isto lhe basta

De acordo com a última pesquisa do Ibope/CNI, a avaliação negativa do governo do presidente Michel Temer subiu de 55% no mês de março para 70% no mês de julho. É a pior avaliação de um presidente da República de 1986 para cá quando o Ibope começou a fazer esse tipo de pesquisa. Temer conseguiu ser mais impopular que José Sarney no auge do fracasso do Plano Cruzado em 1989, mais impopular que Fernando Collor após ter decretado o sequestro da poupança em 1992, e mais impopular também do que Dilma Rousseff no período que antecedeu o processo de impeachment. O presidente tem apenas 5% de avaliação positiva, sendo que nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste esse percentual é de apenas 4%. No Sudeste 6% aprovam o governo e na região Sul, 8%. Além disso, 83% dos brasileiros reprovam a maneira como Temer governa o país e 87% não confiam nele. É um índice de impopularidade assustador, apesar de o presidente estar dizendo que isso não é objeto de suas preocupações. Ele acha que está colocando o Brasil “nos eixos”, e que isto lhe basta.

Força no Congresso

Apesar de o seu governo ser reprovado por 70% dos brasileiros, o presidente Michel Temer mantém uma base razoável de apoio no Congresso Nacional. Ele foi três vezes presidente da Câmara Federal e sabe como poucos como é que se conquista o voto dos parlamentares – com carinho, tapinha nas costas e liberação de recursos de emendas.

Reunião – Líderes do PT dos nove estados nordestinos estarão em SP na próxima segunda para discutir com o ex-presidente Lula a agenda que ele cumprirá na região no mês de agosto. De Pernambuco irão o senador Humberto Costa, o ex-prefeito João Paulo, o presidente do PT do Recife, Oscar Barreto, e o presidente do PT estadual, Bruno Ribeiro.

Ausência – Dizendo-se “expulso” do PSB pelo governador Paulo Câmara, o ex-governador João Lyra Neto (PSDB) não estará hoje (29) em Caruaru para dar-lhe as boas vindas. Quem irá recepcioná-lo é sua filha, Raquel, prefeita do município. O governador participará na “capital do Agreste” da penúltima edição do seminário “Pernambuco em ação”.

Festival – Encerra-se hoje, em Garanhuns, o tradicional Festival de Inverno, que este ano atraiu menos políticos do que nos anos anteriores. O prefeito Izaías Régis (PTB) recebeu no camarote oficial o senador Armando Monteiro (PTB) e outros políticos da Oposição.

Parabéns – A ministra Ana Lúcia Arraes (TCU), primogênita do ex-governador Miguel Arraes, completou ontem 70 anos, que foram comemorados em família. O nome dela vem sendo ventilado para disputar uma vaga no Senado, no próximo ano, mas ela não quer nem ouvir falar nesta possibilidade. Se seu filho, Antonio Campos, ainda estivesse filiado ao PSB, talvez. Mas, por outro partido, é hipótese fora de cogitação.

Prioridades – A prioridade do PSB em 2018 é a reeleição do governador Paulo Câmara, pois o comando do partido, hoje, é pernambucano. Em segundo plano estão colocados os pré-candidatos Márcio França (SP) e Márcio Lacerda (MG). O senador Romário também seria lançado para disputar o governo do RJ, mas trocou o PSB pelo “Podemos”.

Sudene – Para que a Sudene volte a ser o que foi antes, ou seja, o “Parlamento do Nordeste”, o Ministério da Integração Nacional deveria mandar urgentemente reformar suas instalações físicas no bairro de Engenho do Meio, no Recife. O prédio está tão degradado que até as varas da Justiça do Trabalho saíram de lá.

Congresso – Embora tenha sido menos concorrido que os três anteriores, o 4º Congresso Pernambucano de Municípios, encerrado na última 5ª feira, no Centro de Convenções, foi um sucesso. O principal alvo das discussões foi a necessidade de os municípios pernambucanos organizarem-se em consórcios, como já fazem os do Paraná e de Minas Gerais. Os consórcios que existem hoje em Pernambuco funcionam apenas no papel.

Formatura – Petrolina esteve movimentada este final de semana em razão de a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) ter entregado à sociedade mais uma turma de médicos. Entre os formandos está Mariana Ferraz Leite, filha do vereador Euclides Ronaldo Leite, do PT de São José do Egito.

É agora! – Sileno Guedes, secretário de governo do prefeito Geraldo Júlio (Recife) e presidente regional do PSB, está com a campanha montada para tentar eleger-se deputado estadual no próximo ano. Caso desista de concorrer para ficar à frente do partido, dificilmente terá outra chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário