sábado, 13 de fevereiro de 2016

Da Coluna de Magno Martins



Postado por Magno Martins


Armando sai da toca

De volta à cena local, o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento) fez a primeira investida política para reforçar a oposição, atraindo, efetivamente, para o seu grupo, o deputado Joel da Harpa, uma das surpresas das eleições passadas. Filiado ao Pros, Harpa ingressará no PTN com a missão de bombardear o Governo Paulo Câmara numa das suas áreas de gargalo – a segurança pública.

O deputado tem fortes ligações com o setor no Estado, foi eleito com o respaldo dos policiais, seu grande eleitorado, conhece as fragilidades do Governo e tem munição suficiente para atacar a gestão estadual. Harpa deixa a base governista num momento em que dados oficiais apontam que Pernambuco teve o janeiro mais sangrento dos últimos sete anos.

Com isso, o governador terá, sem dúvidas, muito mais dificuldades de reverter essas estatísticas de horror, que num passado recente fez o Estado liderar o ranking de centro matador do País. Surpreendido com o convite da presidente Dilma, Armando passou a ocupar uma pasta que o obriga a seu ausentar muito de Pernambuco e por tabela do País.

Talvez tenha sido o auxiliar de primeiro escalão que mais viajou no primeiro ano do segundo mandato de Dilma. Competente, habilidoso no trato com o PIB nacional, o ministro ganhou a respeitabilidade pelo excelente trabalho que vem fazendo para soerguer a indústria e levantar o astral do empresariado.

Uma tarefa difícil, mas não impossível como ele tem mostrado. Se o mergulho no Ministério o fortaleceu, no plano local Armando ficou encolhido, viu seu grupo minar. Dois vereadores deixaram o partido na Câmara do Recife e na Assembleia sua maior perda é o deputado Romário Dias, que está deixando a legenda trabalhista para ingressar provavelmente no PSL.

Armando ausente provocou, consequentemente, um hiato na oposição ao Governo do Estado, protagonizada hoje por um grupo muito restrito na Assembleia, com destaque para o líder da Oposição, Silvio Costa Filho, que tem sido atento aos problemas mais cruciais da gestão socialista, criticando os pontos falhos da política adotada pelo governador.

Ao sair da toca, Armando tem que passar, a partir de agora, a se debruçar mais fortemente na política municipal, para tentar eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores, alicerce fundamental para 2018, se tiver projeto majoritário, o que não tem deixado muito claro.

GUERRA AO MOSQUITO– O Comando Militar do Nordeste disponibilizará 20 mil militares para atuar nas ações dos governos federal, estadual e municipal, que fazem parte do Dia Nacional de Esclarecimento contra o Aedes Aegypti, previstas para hoje. Visam conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção e alertar para os riscos das doenças provocadas pelo mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika. Os militares foram treinados para atuar como agentes de combate a endemias e estarão atuando de forma conjunta com agentes de saúde do Estado e da Prefeitura do Recife.

Mudança só com degola – Área crucial do Governo Paulo Câmara, a segurança pública tem sido motivo de preocupação entre os aliados do governador. Os mais céticos acham que ele só daria uma guinada na tentativa de reverter os altíssimos índices de homicídios e assaltos a bancos no Estado se mudasse o comando da Defesa, hoje nas mãos de Alessandro Carvalho. “Este secretário já deu o que tinha de dar”, disse um deputado governista, que pediu para não ser citado.





Economia e cortes– Enquanto não define o tamanho do corte no orçamento e quais programas serão preservados, o Governo mantém o controle de gastos numa indicação de que o contingenciamento a ser anunciado em 22 de março será mesmo significativo. Decreto publicado, ontem, vai manter para os meses de fevereiro e março a autorização para que os ministérios gastem até 1/18 avos do Orçamento aprovado pelo Congresso. Em situações normais, o gasto mensal seria de 1/12 avos.

Documentos suíços – Responsável pela Lava Jato na primeira instância, o juiz Sérgio Moro demorou cinco dias para tomar a decisão de aceitar os documentos enviados pela Suíça em processo envolvendo a construtora Odebrecht. Nesse período, estudou todas a visões sobre o caso. A defesa do ex-executivo da empresa Márcio Faria havia solicitado a exclusão dessas informações dos autos, após a Justiça da Suíça avaliar que o trâmite de envio dos dados das contas naquele País foi irregular. Moro estuda o processo e as diferentes argumentações, antes de publicar o seu despacho. O juiz foi criticado pela defesa da empresa.

Crea olha para o Sertão – O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Evandro Alencar, levou, ontem, todo o seu staff para conhecer o potencial do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Saiu encantado com o que viu e prometeu ajudar o prefeito José Patriota (PSB) a atrair ainda mais investimentos privados para a região. Alencar visitou o polo moveleiro, o Instituto Federal e o polo metal mecânico.

CURTAS

ENTREVISTA– Na ida ontem para Afogados da Ingazeira, onde passo o fim de semana, dei uma longa entrevista ao blogueiro Paulinho Muniz, na Sanharó FM 104,9. Inteligente e perspicaz, Paulinho tem um blog muito lido na região e conhece como ninguém a macro política do Estado, tendo já exercido cargos públicos, como secretário municipal em Belo Jardim.

ADVOGADO– Colaborador deste blog, o jornalista Cláudio Soares comemorou intensamente, ontem, sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil. Agora já com a carteira de advogado nas mãos, passará a atuar na Região Metropolitana, embora mantendo ligações políticas, profissionais e afetivas com a sua São José do Egito, no Sertão do Pajeú.

Perguntar não ofende: Qual a bomba que a Veja vai trazer neste fim de semana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário