sexta-feira, 3 de julho de 2015

Da Coluna de Inaldo Sampaio


PSB terá mais dois senadores
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –
A bancada do PSB no Senado deverá ser reforçada com a adesão da ex-petista Marta Suplicy e da ex-tucana Lúcia Vânia

Malgrado o fracasso da fusão com o PPS, o PSB deverá receber a adesão dos senadores Marta Suplicy e Lúcia Vânia, a primeira eleita pelo PT e a segunda pelo PSDB. Marta desligou-se do PT em abril passado após uma militância de mais de 30 anos nos quadros do partido ao lado do ex-marido, Eduardo Suplicy, não reeleito para o Senado em 2014. E Lúcia desfilou-se do PSDB no último mês de junho por não ter tido apoio partidário para a 1ª secretaria do Senado na chapa encabeçada por Renan Calheiros. Com essas duas novas adesões, o PSB terá uma bancada de oito senadores, dos quais pelo menos dois deverão disputar a prefeitura de suas respectivas capitais: Marta a de São Paulo e Romário a do Rio de Janeiro. No mais, o PSB continua à procura de um líder para substituir Eduardo Campos, já que o atual presidente do partido, Carlos Siqueira, não detentor de mandato eletivo, está longe de igualar-se à figura do seu antecessor.

Só depois do recesso

O prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), já combinou com Paulo Câmara como se dará sua nomeação para a presidência da Arpe (Agência Reguladora de Pernambuco). Após o recesso do mês de julho, o governador enviará a mensagem à Assembleia Legislativa propondo o nome dele para o cargo e imediatamente a Comissão de Justiça marcará a data da sabatina. Aprovado na CCJ, Labanca renunciará ao mandato de prefeito e tomará posse no novo cargo.

Tropeço – Ninguém no Recife desconhece a longa militância de João Paulo (PT) em defesa das camadas mais humildes da população. Mas, como prefeito da capital em dois mandatos, ele cochilou no quesito “educação”. Aplicou 20,74% da receita em 2005, 22,28% em 2006, 23,70% em 2007 e 21,86% em 2008. Quando o mínimo que a Constituição Federal determina é 25%.

Queda – Manoel Dias pode até ser afastado do Ministério do Trabalho por pressão da bancada federal do PDT, mas Wôlney Queiroz (PE) não moverá uma palha para tentar tirá-lo do cargo.

Reforço – Após ter acusado a SDS de dar as costas para Jaboatão na área de segurança pública, o prefeito Elias Gomes (PSDB) decidiu reforçar a guarda municipal com mais 100 homens.

Expansão – Sem medo da crise, as Lojas Americanas estão abrindo mais duas unidades aqui em PE: Camaragibe e Santa Cruz do Capibaribe, elevando para 45 o total de lojas no Estado.

Sintonia – O senador Paulo Paim estará hoje na Assembleia Legislativa para participar de uma audiência pública sobre as terceirizações. Pelo menos nesse particular, ele e o partido a que pertence (PT-RS) têm o mesmo ponto de vista: são contra. Já em relação ao ajuste fiscal proposto por Dilma ao Congresso, o voto do senador foi “não”.

Pacto – Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, pôs em dúvida os números divulgados pela SDS sobre a queda de homicídios em Pernambuco de janeiro a junho deste ano. Pela contabilidade da Secretaria, foram assassinadas nesse período 1.884 pessoas. Mas, pelos cálculos feitos pelo Sindicato, o saldo é um pouco maior: 1.921 vítimas.

Recesso – A Comissão Mista do Orçamento (Congresso Nacional) aprovou ontem o relatório do deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE) sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. O prazo para apresentação de emendas se estenderá até o próximo dia 9. Cada deputado ou senador poderá apresentar até três emendas, assim como as bancadas estaduais. A Comissão deverá votar a LDO antes do recesso parlamentar.

Presídio – Chegou aos ouvidos de Romário Dias (PTB) que a empresa que fazia o presídio de Itaquitinga mediante PPP (parceria público-privada) não abandonou a obra por ter “quebrado” e sim por pressão que teria recebido de setores do governo estadual. O deputado está curioso para saber onde está a verdade e por isso requisitou cópia do contrato da PPP celebrado entre o Governo do Estado e a Advance Construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário