sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Da coluna de Magno Martins

Postado por Magno Martins


Geraldo mais próximo da reeleição

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), abriu 11 pontos de vantagem sobre o candidato do PT, João Paulo, na pesquisa do Ibope divulgada, ontem, na parceria entre o instituto, a Folha de Pernambuco e a TV-Globo. Mas tal percentual não é suficiente ainda para garantir a sua reeleição já no primeiro turno, cenário que desponta como o mais confortável para ele, com as projeções de vitória também no segundo turno.

O avanço de Geraldo, já constatado na pesquisa do Datafolha da semana passada, se dá ao mesmo tempo em que João Paulo perde gorduras, passando a ligeira impressão de que tende a se fragilizar ainda mais nos próximos levantamentos. O que está levando Geraldo a ser inflado, enquanto João embica? Na comparação de gestões, o eleitor está se convencendo de que Geraldo fez mais.

No plano ético, o PT está no fundo do poço em consequência de uma saraivada de escândalos, sendo a operação Lava Jato a de maior gravidade, tanto que o ex-presidente Lula, que João Paulo está trazendo ao Recife como cabo eleitoral, foi apontado como o comandante do esquema que quebrou, literalmente, a Petrobras. O PSB de Geraldo também está embaraçado com a chamada operação Turbulência, mas sem atingir diretamente o prefeito.

Aliás, enquanto João Paulo deixou a Prefeitura respondendo a processos escandalosos, como a Finatec e outros, Geraldo não tem uma só acusação de igual natureza. Se o prefeito cresce e João cai, o eleitor pode estar também mandando o recado de que não quer de volta o PT ao Governo, mesmo admitindo que João tenha feito uma razoável gestão.

Na propaganda eleitoral, João Paulo foi primário quando disse que o Hospital da Mulher, a maior vitrine do Governo socialista, era uma gaiola, assim como afirmou que o Compaz era um “Comguerra”. Centenas de mulheres pobres já pariram no Hospital da Mulher e saíram de lá aprovando o tratamento. Quanto ao Compaz, 40 mil pessoas já foram atendidas e beneficiadas diretamente pelos seus serviços.

Dá para concluir, portanto, que João Paulo, a grande aposta que o PT nacional tinha na tentativa de resgatar o espaço de poder do partido no Nordeste, tropeçou na estratégia de campanha, erra na comunicação e perdeu o debate da comparação de gestões. Por enquanto, se não houver um fato relevante que repercuta negativamente para o prefeito, o PSB está carimbando o seu passaporte para um novo mandato no Recife.

MAIS RICOS COM HADDAD– Em São Paulo, a pesquisa do Ibope mostra que o candidato do PP, Celso Russomano (PRB), tem mais intenções de voto entre eleitores que cursaram até o ensino médio e com renda familiar até um salário mínimo. Marta tem mais intenções de voto entre eleitores de 16 a 24 anos e que completaram da 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Doria apresenta melhor desempenho entre os eleitores com ensino superior e com renda familiar superior a cinco salários. Haddad teve variação negativa entre os mais jovens e se destaca entre os com renda de mais de cinco salários.

Risco de ser varrido–
 De acordo com as novas pesquisas do Ibope, o PT não faria, hoje, nenhum prefeito de capital. João Paulo saiu do empate técnico no Recife e em Porto Alegre, onde também teria chances com Raul Pont, na foto ao lado, o PMDB continua na frente. No poder em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, com o prefeito Fernando Haddad, este está fora do páreo. Aparece com apenas 9% das intenções de voto. Também pudera: é o prefeito pior avaliado entre todas as capitais.

Corte em aeroportos– O senador Humberto Costa (PT) já enxerga prejuízo para o Estado no corte nos investimentos proposto pelo Governo Temer. É o caso, segundo ele, do Plano de Aviação Regional. Lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014, previa a ampliação e reforma dos aeroportos de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Fernando de Noronha, Salgueiro e Petrolina. “Agora, Temer reviu os projetos e, em corte brusco dos investimentos previstos, decidiu reduzir para apenas os dois os que serão contemplados: Serra Talhada e Fernando de Noronha”, disse Humberto. Para o líder do PT no Senado, o corte pode prejudicar o desenvolvimento do Estado.

Debate em Caruaru– Hoje, no horário do Frente a Frente, das 18 às 19 horas, mediarei o primeiro debate dos candidatos a prefeito de Caruaru retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 45 emissoras. Estão confirmados Jorge Gomes, do PSB, Tony Gel, do PMDB, Raquel Lyra, do PSDB, e Erick Lessa, do PR. O interessante é que grande parte dos blocos do debate será de perguntas de candidato a candidato com tema livre, para evitar o engessamento da discussão.

Ventos favoráveis para Gino–
 O governador Paulo Câmara (PSB) voltou impressionado de São Lourenço da Mata, onde participou de um verdadeiro arrastão pelas ruas da cidade com o prefeito Gino Albanez (PSB), candidato à reeleição. Disse não ter nenhuma dúvida de que o aliado socialista reverteu o que parecia uma onda adversa, tendo agora amplas de emplacar novo mandato. Gino substituiu Ettore Labanca na renúncia deste para assumir a direção da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).

CURTAS

REGULARIZAÇÃO– Na entrevista que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, o candidato do PT a prefeito do Recife, João Paulo, prometeu discutir a regularização do Uber, sistema de taxi mais barato depois de uma reunião com os taxistas do Recife. “Não vou tomar nenhuma decisão sem antes ouvir a categoria”, afirmou.

EM VITÓRIA– O amarelo vai tomar conta das ruas de Vitória de Santo Antão, amanhã, com realização de mais uma caminhada de Paulo Roberto, candidato do PSD a prefeito. O empresário do setor da educação estará acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Ozias Valentim, do prefeito Elias Lira, e do deputado estadual Joaquim Lira, todos do PSD.

Perguntar não ofende: Lula reacendeu, ontem, o seu papel de ator com o choro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário