Você Sabia?

VÔO LIVRE DE ASA DELTA E PARAPENTE - HISTÓRIA DE VINTE ANOS DO PRIMEIRO CIRCUITO ASA BRANCA.

PARTE I





Alguns aventureiros foram os descobridores e precursores do esporte voo livre e parapente, aqui, em nossa terra. A procura de aventuras, Marcílio Fragoso, amante do esporte, e os voadores, Gustavo Mota, Pepe Garrido, Bráulio, Heber, Tomé, entre outros, começaram a voar da Pedra da Taquara no Sítio Cafundó, sem qualquer estrutura, mas fazendo esporte de alto risco, encantados com a beleza do lugar. 

No final do ano de 1989, fui procurado pelo Sr. Marcílio e voadores. Naquela oportunidade estávamos no final do primeiro ano de mandato e ouvi atentamente as ponderações dos voadores. Resolvi ir ver de perto, comprei a ideia e decidi que era muito importante para Taquaritinga e que poderia fazer nossa cidade ficar conhecida no país inteiro. 

Graças a DEUS, estava absolutamente certo e, assim, esse esporte passou a ser o carro chefe na divulgação das belezas turísticas da nossa terra. 

Entrei em contato com Professor Sebastião Luiz, proprietário da reserva, a quem devemos a atenção, compreensão e gentileza, e chegamos a um acordo e a uma convergência de interesses, pois todos pensamos sempre no desenvolvimento de Taquaritinga. 

Mãos a obra! Iniciamos os trabalhos em 1991 e inauguramos a Rampa do Pepê, em 25 de maio, daquele ano. O nome é uma homenagem ao Campeão Mundial, o brasileiro Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, falecido em 1990, numa competição no Japão. 

Foi um dia de muita chuva, mas mesmo com o tempo frio, fizemos a inauguração. Lá estiveram presentes: o Professor Sr. Sebastião, proprietário do local, o Prefeito Jânio Arruda, o Vice-Prefeito Manoel Joventino da Silva, o Deputado Estadual Eduardo Araújo, vereadores, secretariado municipal, voadores e amantes do vôo livre e o povo em geral. 

Escrito por Jânio Arruda









VÔO LIVRE DE ASA DELTA E PARAPENTE HISTÓRIA DE VINTE ANOS DESDE O PRIMEIRO CIRCUITO ASA BRANCA.
PARTE II







Com a inauguração da Rampa do Pepê, em maio, e o Primeiro Circuito Asa Branca de Vôo Livre, realizado em novembro de 1991, estava plantada a semente do crescimento desse esporte e implantado um novo cartão de visitas para o desenvolvimento do turismo da Dália da Serra.

Durante todo decorrer do ano de 1992, semanalmente os amantes do esporte estavam colorindo o céu da cidade, empolgando os habitantes e turistas que frequentavam o município.

A consolidação do Vôo Livre, como um novo esporte e principal fator de divulgação das belezas e do desenvolvimento turístico do município, veio se materializar com o II Circuito Asa Branca, realizado em novembro de 1992.

Jânio Arruda, prefeito do município, procurou e encontrou uma forma de fazer a cidade aparecer no cenário estadual e nacional. Para isso, teve a idéia de trazer para o evento o amigo de PEPÊ e praticante também do vôo de Asa Delta, o ator Global, MAURÍCIO MATTAR, naquela oportunidade o galã da novela das oito.

Fechada uma parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo - EMPETUR, (a Empresa bancando o cachê do ator e a prefeitura o translado RECIFE/TAQUARITINGA/RECIFE), ele ficou hospedado, no Hotel Fazenda.
Com o alto nível da competição daquele ano, a presença do ator Maurício Mattar, e os bons shows realizados em praça pública, vivemos um momento dos mais importantes da história moderna de Taquaritinga, tendo uma divulgação inédita, nos principais meios de comunicação do país. Como Globo Esporte, regional e nacional, Fantástico, da Rede Globo, Jornal o Globo, do Rio de Janeiro. Além de Jornais de São Paulo: Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo e em praticamente todos os veículos de comunicação da região e do Recife, além de repercutir na imprensa do vizinho Estado da Paraíba.

Outra publicação a dar destaque ao evento foi a Revista Veja. Naquela época, circulava com um suplemento chamado VEJA 28 graus, para os estados do Nordeste, que era conhecida também como “Vejinha”. Na edição daquela semana, a capa da publicação foi o ator Maurício Mattar, pousando com uma asa delta, promovendo a nossa Taquaritinga.

Vejam algumas frases da imprensa citando o evento:

VEJA 28 Graus: NORDESTE VIRA PARAÍSO DO VÔO LIVRE

O campeão brasileiro de Vôo Livre, PHILIP HEAGLE,

É a grande estrela do II circuito Asa Branca de Vôo Livre

Em Taquaritinga do Norte – PE

II CIRCUITO ASA BRANCA

Feras do Vôo Livre vem a Pernambuco este mês.

A Competição Será Realizada na Rampa do Pepê, em Taquaritinga do Norte.

VÔO LIVRE GANHA ESPAÇO E FORMA NOVOS VALORES

Dobrou o número de participantes de vôo livre em 92, com surpreendente difusão desse esporte.

TAQUARITINGA DO NORTE VAI SEDIAR VÔO LIVRE ESTE MÊS.

TAQUARITINGA SEDIA PROVA DE VÔO LIVRE

Os treinos já começaram na Rampa do Pepe

OS VENTOS DE TAQUARITINGA Garantem vôos de até 2.500 metros de altura e de 120 quilômetros de distância: AVENTURA.

PHILIP ABRE O CIRCUITO ASA BRANCA

Os ases do vôo livre estarão de hoje a domingo colorindo o céu de Taquaritinga do Norte no II Circuito Asa Branca, na rampa do Pepê.

O Ator MAURÍCIO MATTAR chega ao Recife para promover o II Circuito Asa Branca de Vôo Livre, em Taquaritinga do Norte.

NUMA ALTURA DE DOIS MIL METROS , OS VOADORES FIZERAM A FESTA EM TAQUARITINGA

O BELO SHOW DE VÔO LIVRE

VÔO LIVRE FOI UM SUCESSO

CHICO SANTOS: beleza de Conquista



















Assim foi realizado o II CIRCUITO ASA BRANCA DE VOO LIVRE.

Escrito por Jânio Arruda
Fotos: Arquivo Jânio Arruda


Aguardem parte III

Um comentário:

  1. Lembro-me da agitação turística que o II CIRCUITO ASA BRANCA DE VOO LIVRE causou naquela epoca, tanto na cidade de Taquaritinga do Norte, como na vizinha Vertentes, onde os pousos eram relizados à exaustão! A presença do ator Global Maurício Mattar no evento, foi sem dúvida alguma, o acontecimento de maior repercussão turística no interior do nosso estado naquele saudoso ano de 1992, sendo inclusive matéria de capa da Revista Veja! Pedro Arruda, Vertentes(PE), 10.01.12.

    ResponderExcluir