segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Jânio Arruda Alerta: Taquaritinga está morrendo e a sobrevivência depende do grito do seu povo!


Por Jânio Arruda.




Meio ambiente

O meio ambiente refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas - os ecossistemas que existem em um determinado lugar, município, região até o conjunto maior que envolve toda a terra.





Conceito de meio ambiente. Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”29 de jul de 2007

Melhor resposta: O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável. Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso.

A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem..31 de mai de 2015.

Após esses conceitos que abrangem toda a terra, vamos ao que mais nos interessa, a nossa Taquaritinga do Norte, o nosso grande e diversificado município. A cidade encravado no Brejo de Altitude, é um dos poucos Oasis deste Nordeste Brasileiro, clima frio, em várias épocas chegando a registrar temperaturas abaixo dos dez graus centígrados.

Estive neste domingo em Mateus Vieira, onde pude observar muito do que temos de belezas na nossa terra. Em pouco mais de um hectare vimos o aproveitamento da terra de várias formas, inclusive o lazer, meio ambiente preservado, muito verde, flores, fruteiras, árvores que são necessárias para a preservação de tudo de bom que ali vi. Sinal de que a terra é boa e tem como tudo ser conservado, parabéns para o Sr. Celso proprietário da Chácara. Porém o sítio é uma exceção a regra, que o certo seria todo brejo do município ser conservado assim.




























O outro lado da história, é o que estamos vendo, nestes últimos anos, muitas queimadas, retirada de água do solo sem o mínimo controle, falta de crédito para os produtores rurais, nenhum incentivo para atividades produtivas que propicie o plantio de árvores de grande porte, como é o caso do café, produto de alta qualidade produzido no município, que requer árvores de grande porte para fazer a sombra, enfim,  nada tem sido feito pela administração municipal para conter essa crise que esta levando Taquaritinga a uma desertificação, não muito longe veremos o nosso brejo virar cariri e o nosso cariri virar deserto.


Só o grito do povo de Taquaritinga poderá tirar essa inércia instalada na administração municipal que não cuida bem de nada. Deus nos deu terra fértil, um meio ambiente maravilhoso, e um dos melhores lugares para se morar neste planeta. Porém é chegado a hora do povo acordar e ver que a administração municipal é incapaz de manter o que DEUS nos deu, e cada dia assistimos a nossa terra morrer, por irresponsabilidade dos que estão no palácio Osvaldo de Souza. Um prefeito inoperante, sem ação, rodeados de pessoas que vivem a espera de um contra-cheque no final do mês, onerando os cofres públicos e o nosso município morrendo.

A hora é de acordar e sair dessa inércia, fazer um grande projeto para recuperar o nosso meio ambiente, para isso é preciso envolver Governo Federal, Governo Estadual e atitude do Governo Municipal, coragem, conhecimento dos meios e apoio técnico para se revitalizar e até, em alguns casos, se refazer tudo que possa nos devolver o meio ambiente que já estivemos, isso é uma tarefa de visão, fazer agora para os quarenta ou cinquenta anos futuros.

Você que quer, que tenhamos uma Taquaritinga para vivermos sempre e bem, lute por ela, junte-se a nós que queremos aqui viver, e fazer o que necessário para no futuro voltarmos a ter orgulho da Dália da Serra, fria, bonita, um presente de DEUS.


PRECEITOS ECOLÓGICOS DE PADRE CÍCERO



- Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau

- Não toque fogo no roçado nem na caatinga

- Não cace mais e deixe os bichos viverem

- Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer

- Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a    terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza

- Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva

- Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta

- Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só

- Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca

- Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o mato melhorando e o povo terá sempre o que comer

- Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só.


Nossa observação:

Não vivemos no sertão, mas se não aprendermos a lição, terminaremos virando deserto.



Observação: Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste. Viveu entre 1844 a 1934.


Jânio Arruda da Silva

Ex-prefeito de Taquaritinga do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário