terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Da Coluna de edmar Lyra


Coluna do blog desta terça-feira



Michel Temer é candidatíssimo em 2018

Na capital federal a candidatura de Michel Temer a presidente da República já é dada como praticamente certa em outubro. Isto porque no ambiente em que Lula não pode ser candidato e não há um nome que seja pule de dez, o presidente sentado na cadeira tem condições de conquistar alguma popularidade nos próximos meses e chegar competitivo nas eleições de 2018.

O sepultamento da Previdência tirou uma pauta dos petistas, que não terão mais como se arvorar no tema dizendo que o presidente quer acabar com ela. Apesar de não ter mais a reforma no radar neste governo, é muito provável que ele esteja presente na discussão da eleição. Nenhum candidato poderá dizer que o problema não existe, e se disser que não existe terá que provar por A + B que dá pra equilibrar as contas públicas sem reformar a Previdência Social.

O crescimento da economia nos últimos meses já permite uma projeção de pelo menos 3% de crescimento em 2018, com alguns otimistas já falando em 5%. Isso consequentemente dará a Temer a marca de ser o presidente que tirou o Brasil da crise, além do mais, já se fala em um déficit de R$ 110 bilhões para 2018, um número bem menor do que em 2017, evidenciando que as contas públicas estão retomando um caminho de reestruturação.

Esse conjunto de ações, atrelados a uma pauta congressista voltada para a melhora da economia e principalmente as ações objetivando melhorar o problema da segurança pública que Michel Temer bancou através da intervenção militar no Rio de Janeiro, darão ao presidente as condições políticas para se tornar minimamente competitivo. Não há mais nenhuma dúvida em Brasília de que Temer tentará o segundo mandato, isso porque ele não tem absolutamente nada a perder, e terá chances reais de viabilizar um projeto, que hoje não é enxergado pela maioria da população, mas que paulatinamente poderá ser levado em conta amparado na retomada da economia que é sempre o tema que pauta a política no mundo inteiro e no Brasil não é diferente.

Lula Cabral – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho viajou até Brasília para destravar recursos federais para o município. Lula esteve reunido ontem com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e estará reunido nesta terça-feira com responsáveis por mais recursos para o município que a cada mês vem se tornando um dos maiores canteiros de obras de Pernambuco.

Faixa Azul – O vereador Marco Aurélio, primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife, solicitou que a prefeitura do Recife reveja a faixa azul na Antonio de Goes. Na ótica do vereador, a decisão da prefeitura congestionou a Via Mangue. Para o primeiro-secretário, Geraldo Julio deveria voltar atrás da decisão pois ela não resolveu o problema do trânsito, muito pelo contrário, atrapalhou e muito. Marco Aurélio também disse que o povo recifense não pode ser rato de laboratório para suportar esse teste da faixa azul.

Turismo – O vereador Wanderson Florêncio (PSC) usou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (19), para registrar o lançamento do portal de turismo do Recife. A ferramenta visa facilitar ao turista os atrativos da cidade, prestando serviços e informações, além da divulgação de eventos para turistas e moradores. A iniciativa pioneira idealizada pela Secretaria de Turismo do Recife, representada por Ana Paula Vilaça, conta ainda com o projeto Viva Recife 365 dias.

Raul Henry – O vice-governador Raul Henry, que acumula a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que decidiu ser candidato a deputado federal, tem potencial na conta palaciana para 150 mil votos. Com Jarbas na majoritária, Henry fica livre para ser o candidato jarbista a deputado federal e herdar o prestígio e os votos do ex-governador.

RÁPIDAS

Referência – Em Brasília o ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos é de longe a principal referência de Pernambuco. Na conversa com deputados, senadores, funcionários do Congresso e a própria imprensa nacional, quando se fala em nosso estado não tem como não falar em Jarbas Vasconcelos, que foi um senador extraordinário e ganhou um nível de respeitabilidade que não se encontra em outros nomes da política local e nacional.

Embaixador – Por falar em Jarbas Vasconcelos, não dá para passar por Brasília sem conhecer o chefe de gabinete do deputado, que é Aristeu Plácido Júnior, que mora há três décadas na capital federal e conhece todo mundo do Congresso Nacional. Aristeu além de ser um gentleman, goza de muito prestígio por onde passa. Não é injusta a alcunha de embaixador de Pernambuco na capital federal que é dada a Aristeu, um verdadeiro craque.

Inocente quer saber – Humberto Costa pedirá votos com entusiasmo para Jarbas Vasconcelos na disputa pelo Senado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário