quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Da Coluna de Edmar Lyra

A estratégia acertada de Paulo Câmara ao se aliar ao PT

No jogo de xadrez para as eleições de outubro, o governador Paulo Câmara avançou algumas casas na sua estratégia de buscar o segundo mandato com a definição de que o PT integrará a Frente Popular nas eleições deste ano. O primeiro ponto foi garantir para o projeto o importante tempo de televisão do partido, que independentemente do que venha a ocorrer com o MDB, permite ao governador um palanque eletrônico consistente para defender a continuidade do seu governo. No caso de Marília Arraes, estava óbvio que se ela se materializasse como candidata poderia se tornar um fenômeno difícil de ser brecado, “cortar o mal pela raiz” foi um movimento muito acertado por parte do Palácio.

Outro fator é a presença de João Paulo na chapa majoritária, que se mostrou osso duro de roer tanto em 2014 quando foi derrotado somente aos 45 do segundo tempo na disputa pelo Senado, quanto em 2016 no ápice do desgaste do PT ele foi ao segundo turno para prefeito do Recife e mesmo perdendo a disputa saiu com uma expressiva votação na capital. Ter João Paulo na majoritária ajuda a fortalecer Paulo Câmara no principal colégio eleitoral de Pernambuco que é a capital Recife.

O último fator e talvez o mais importante é a presença de Lula que mesmo não podendo ser candidato, ainda goza de um grande prestígio entre os pernambucanos, tê-lo no palanque ajudará a impulsionar a candidatura de Paulo Câmara nos grotões, ainda que na metropolitana possa haver perda de apoios, quando colocado na balança, é óbvio que Lula mais garante votos do que tira. Basta ver as últimas eleições em Pernambuco, Lula e o PT sempre obtiveram expressivos resultados no estado. A prova inequívoca foi em 2014 quando mesmo Paulo Câmara tendo sido eleito com quase 70% dos votos e decidido apoiar Aécio Neves, ainda assim o eleitor pernambucano deu a Dilma Rousseff 75% dos votos válidos no segundo turno.

No frigir dos ovos, tendo Lula no palanque, colocando João Paulo na majoritária e tirando Marília do páreo, Paulo Câmara nacionalizou a eleição, dividindo a disputa entre o palanque de Lula e o palanque de Temer. Apesar de os problemas serem estadualizados, quanto mais a eleição for nacionalizada, melhor para Paulo Câmara criar uma narrativa convincente para tentar garantir a sua reeleição e consequentemente manter a hegemonia do PSB no estado por dezesseis anos.

Educação – Nesta quinta-feira (15), às 8h30, o ministro da Educação, Mendonça Filho, visita o Porto Social. Às 10h, o ministro participa do lançamento do Centro Universitário UniFBV e, ao meio-dia, anuncia liberação de recursos para a Universidade de Pernambuco (UPE) e para Faculdade de Ciências da Administração da UPE (FCAP). Os recursos são oriundos de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Resistência – Mesmo correndo riscos, o vice-governador Raul Henry e o deputado federal Jarbas Vasconcelos estariam dispostos a seguir no MDB após o prazo de filiação que findará em 7 de abril. Eles entendem que seguindo no partido poderão fragilizar a postulação do senador Fernando Bezerra Coelho ao governo. É uma postura kamikaze, porque se perderem o comando do partido não terão legenda para tentar mandatos em outubro.

Fabiola Cabral – Passado o carnaval, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, intensificará a construção da pré-candidatura de Fabiola Cabral a deputada estadual. Fabiola tem todas as condições de sair majoritária do Cabo de Santo Agostinho, uma vez que possui baixíssima rejeição ao seu nome e será candidata apoiada por uma gestão extremamente bem-avaliada.

Ânimo – O deputado federal Bruno Araújo tem demonstrado interesse na disputa pelo Senado com quem conversa. Apesar de muita gente acreditar que ele disputará a reeleição para a Câmara dos Deputados, a disposição dele tem deixado em aberto a possibilidade de tentar um vaga na Câmara Alta.

RÁPIDAS

Diferencial – O prefeito de Olinda Professor Lupercio determinou que não fosse gasto neste carnaval nenhum centavo de dinheiro público, e que o tamanho da festividade seria adequado ao valor conquistado junto aos patrocinadores. No seu segundo ano, o gestor realizou uma festa tão boa quanto as anteriores e com o diferencial de preservar os recursos públicos para áreas realmente necessárias.

Aprovação – Por falar no prefeito de Olinda, no início do seu segundo ano do mandato, o Professor Lupercio está com 70% de aprovação de acordo com um levantamento feito pelo cientista político Adriano Oliveira. Além de fazer uma boa gestão, o péssimo parâmetro de Renildo Calheiros tem permitido ao prefeito uma grande aceitação na população da Marim dos Caetés.

Inocente quer saber – Se Marília Arraes disputar um mandato de federal consegue ser uma das mais votadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário