sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Da Coluna de Edmar Lyra



Bruno Araújo é o único quadro do PSDB para disputa majoritária em 2018

Tem se tornado corriqueira a crítica sobre a postulação do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes ao Palácio do Campo das Princesas. Isso porque ele foi o político mais derrotado de 2016 e está completamente fragilizado para as eleições de 2018. Elias errou quando quis inventar a roda e lançou um candidato inexpressivo para a sua sucessão, pior do que isso, em vez de prestigiar o PSDB, decidiu lançar um nome do PSB o que lhe deixou sem a menor condição de presidir o partido em Pernambuco.

É importante salientar que o candidato apresentado por Elias sequer chegou ao segundo turno em Jaboatão dos Guararapes, além disso, seu grupo político, representado por Betinho Gomes, sofreu mais uma acachapante derrota no Cabo de Santo Agostinho para Lula Cabral, que demonstrou ser a maior liderança política do município. Elias se tivesse conquistado Jaboatão com um nome do PSDB e conquistado o Cabo com Betinho, sem sombra de dúvidas seria um importante ator nas eleições de 2018, como foi o maior derrotado, sua pré-candidatura a governador não passa de uma piada de péssimo gosto.

Elias Gomes sabe que não será candidato do PSDB a governador, pois não goza de prestígio político e muito menos da confiança de seus correligionários para a postulação. Também possui um grupo político extremamente fragilizado, uma vez que até as paredes da sede do PSDB sabem que Betinho Gomes não tem votos para se reeleger deputado federal, sendo um ex-parlamentar em atividade.

Se porventura o PSDB decidir por um quadro para disputar o governo de Pernambuco ou o Senado em 2018, o único nome com envergadura política para se colocar como alternativa é o do ex-ministro das Cidades Bruno Araújo, que é um político agregador, preparado e extremamente articulado. Qualquer que seja o caminho adotado pelo PSDB de Pernambuco, ele terá como condutor e protagonista a maior liderança política do partido que é Bruno. Qualquer outro nome, e isso vale para Elias Gomes e para Daniel Coelho, não reunirá as condições políticas para a indicação numa majoritária.

Frente Parlamentar – Ameaçado por cortes significativos de orçamento, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ganha apoio político formal da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, dia 20 (às 16h), com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS. A iniciativa do deputado estadual, Aluisio Lessa (PSB) visa colocar o tema em debate e lutar pela continuidade dos programas estratégicos para Pernambuco.

Marinaldo Rosendo – O deputado federal Marinaldo Rosendo está cada vez mais alinhado com os integrantes da oposição ao governador Paulo Câmara. Ainda não se sabe qual será seu partido em 2018 mas há uma grande possibilidade de ser o Democratas do ministro da Educação Mendonça Filho. O PSB não deu a atenção merecida a Marinaldo, que era um grande amigo do ex-governador Eduardo Campos.

Laranja – Rumores dão conta que Silvio Nascimento, presidente estadual do Patriotas, atual PEN, não passa de um laranja do deputado federal Daniel Coelho, que estaria se filiando ao partido para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro em Pernambuco. Daniel não tem mais nenhum clima para continuar no PSDB, além disso não nutre da confiança de Luciano Bivar para ingressar no PSL. Só resta o PEN.

Ofensiva – Após vencer a batalha da denúncia na Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer iniciou uma ofensiva para melhorar a imagem do seu governo. No Palácio do Planalto há o senso comum que o PMDB precisa ter candidato para defender o legado do governo Temer. Exceto a aprovação de apenas 3%, não há nenhum impedimento para a candidatura de Temer em 2018, o que pode acabar culminando num projeto de reeleição no ano que vem se houver indícios de melhora na popularidade.

RÁPIDAS

Prefeito cantor – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) sempre que participa do Projeto Libertador, que realiza evangelização em todo o estado de Pernambuco, acaba fazendo duetos com os cantores evangélicos. Apesar de não ser cantor profissional, Anderson leva jeito pra coisa.

Federal – Se depender da vontade de seus liderados em Caruaru, o ex-governador João Lyra Neto será candidato a deputado federal pelo PSDB em 2018. Caso confirme a sua candidatura a Câmara Federal, João Lyra Neto poderá recuperar a vaga da família após 20 anos que deixou de ser ocupada pelo seu irmão Fernando Lyra, que não disputou a reeleição em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário