sábado, 21 de outubro de 2017

Da Coluna de Edmar Lyra

Matheus Britto

Anderson consegue ultrapassar fronteiras de Jaboatão

Com menos de uma década de vida pública, Anderson Ferreira vem construindo uma carreira meteórica, tendo sido eleito em 2010 deputado federal e reeleito em 2014 com o triplo da votação, bem como chegou ao cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes lutando contra duas máquinas poderosas. Sentado na cadeira de prefeito, Anderson tem dado uma dimensão a Jaboatão que ela só começou a ter na gestão de Elias Gomes, que diferentemente de seus antecessores, não entrou nas páginas policiais.

Elias não conseguiu muita coisa sentado na cadeira de prefeito, pois teve que ficar por seis anos ofuscado pela hegemonia de Eduardo Campos, que controlou com mãos de ferro a política pernambucana. Diferentemente de Elias, que sempre foi um político local, Anderson teve a oportunidade de ser deputado federal, o que abriu o horizonte de relacionamentos e tem permitido a atração de investimentos para a cidade, lhe garantindo boa popularidade perante os jaboatanenses.

Mais do que fazer uma boa gestão, Anderson Ferreira tem conseguido pautar a política pernambucana, ora com as ações da prefeitura, ora com temas que implicam diretamente na sucessão de Paulo Câmara em 2018. Diferentemente dos ministros, que deixam seus respectivos cargos em abril, e de Geraldo Julio que tem que apoiar irrestritamente o projeto de reeleição de Paulo Câmara, Anderson estará sentado na cadeira de prefeito e poderá fazer uma aliança com o Palácio ou com a oposição, pois é uma liderança política em claro processo de ascensão e sobretudo de consolidação, e a sucessão de 2018 passa pela figura estratégica de Anderson, que mesmo não sendo candidato poderá ser determinante na disputa.

O prefeito é o principal expoente do segmento evangélico em Pernambuco e trabalha com o cenário de eleger o primeiro senador evangélico do estado, que é o deputado estadual André Ferreira, que foi o vereador do Recife mais votado por duas ocasiões e foi o quarto deputado estadual mais votado de 2014. Ultrapassando as fronteiras de Jaboatão, Anderson estará se cacifando para ser uma nova liderança política do estado, sobretudo pela ausência de Eduardo Campos e num claro processo de mudança de gerações de políticos em Pernambuco.

Reclamações – Liderados da vereadora Marília Arraes, os vereadores da bancada de oposição a Geraldo Julio na Casa José Mariano estão muito chateados com a postura de Marília, que abandonou suas atribuições para se dedicar a sua pré-candidatura a governadora de Pernambuco. Já tem vereador defendendo que haja a destituição dela do cargo e que os colegas escolham um novo representante.

Federal – O vice-prefeito de Araripina Bringel Filho (PSDB) estaria considerando a hipótese de ser candidato a deputado federal em 2018 de olho nos votos que o sertão do Araripe possui. Apesar de não ter muita chance, se atingir uma boa votação no ano que vem na cidade, Bringel Filho estaria consolidado para disputar a prefeitura em 2020.

Apoio – O ex-prefeito do Recife João Paulo durante entrevista a um programa reconheceu a legitimidade da candidatura de Marília Arraes, porém afirmou que apoiaria Paulo Câmara num segundo turno contra Fernando Bezerra Coelho ou Bruno Araújo. O apoio público de João Paulo a Paulo Câmara aponta que o PT não leva fé na candidatura de Marília e mostra que a aproximação com o PSB é irreversível.

Volta – O prefeito de São Lourenço da Mata Bruno Pereira (PTB) está em vias de voltar para o cargo após seu afastamento. A população não gostou nem um pouco da troca que foi feita pela justiça que colocou o prefeito-interino Gabriel Neto. De acordo com informações da cidade, a atual gestão não é tão boa quanto a de Bruno.

RÁPIDAS

Denúncia – Marcada para a próxima quarta-feira, a votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer não deverá ter nenhuma surpresa negativa para o Palácio do Planalto. Os próprios opositores de Temer reconhecem que será praticamente impossível tirá-lo do cargo. O Planalto espera sepultar a denúncia para virar a página da crise política e consolidar a retomada da economia.

Parque – Neste domingo, dia 22 de outubro, a sociedade civil, junto com o vereador Wanderson Florêncio (PSC), estará realizando um grande ato na luta pelo Parque Verde no terreno do antigo Aeroclube, em Boa Viagem. Será o domingo no Parque, sem Parque. Estarão presentes grupos de capoeira, maracatu, zumba, grupo lírico, orquestra de frevo, dança de rua, grupo de skates, Astronomia, brincadeiras para crianças, troca de livros.

Inocente quer saber – Aline Mariano estaria flertando com a candidatura de FBC a governador pelo PMDB?

Nenhum comentário:

Postar um comentário