segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio



Fachin homologa delação do ex-deputado Pedro Corrêa
Postadopor Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 7 de agosto

Delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa não foi homologada por Teori Zavascki

Informa o advogado Clóvis Corrêa que o ministro Édson Fachin homologou na última sexta-feira o acordo de delação premiada celebrado entre o ex-deputado Pedro Corrêa e o Ministério Público Federal. Corrêa estava preso em Curitiba por sentença do juiz Sérgio Moro quando decidiu contar o que sabia sobre os bastidores da Petrobrás. Ele contou, por exemplo, que o desvio de recursos de estatais para bancar despesas de partidos políticos não era novidade no Brasil e que o ex-presidente Lula tinha total conhecimento de como procediam os diretores da petroleira, entre eles Paulo Roberto Costa que fazia a ligação entre ela e o PP, do qual era o presidente nacional. Esse acordo em princípio foi rejeitado pelo então ministro Teori Zavascki, relator no STF dos processos da Lava Jato, que o devolveu a Rodrigo Janot para aprofundar as investigações. Zavascki considerou o depoimento do ex-deputado “genérico demais” e sem “foco definido” e por isso não o homologou. Seu substituto, Edson Fachin, interpretou-o de outra maneira e optou pela homologação, o que pode complicar ainda mais a vida de Lula.

Bom comportamento

Autorizado pelo juiz Sérgio Moro, o ex-deputado Pedro Corrêa está em prisão domiciliar, no Recife, convalescendo de uma cirurgia urológica. Ele é um caso raro na Lava Jato: tornou-se amigo do juiz e de todos os outros réus, entre eles Marcelo Odebrecht. Seu bom comportamento na prisão fez com que o ex-doleiro Alberto Yousseff desse este depoimento à revista Veja: “Pra que prender o Pedro? Ele tem diabetes, insuficiência renal e toma 45 comprimidos por dia”.
Resultado de imagem para bruno araujo
Mudança – O ministro Bruno Araújo (PSDB) desinteressou-se pela candidatura ao Senado em 2018. Está mais para a reeleição e com o apoio, já garantido, dos prefeitos Raquel Lyra (Caruaru), Édson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Débora Almeida (São Bento do Una) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), garante 50% de sua eleição.

Tarefa – O PT de Pernambuco vai lançar o maior número de candidatos em 2018 para tentar ampliar sua representação na Assembleia Legislativa. Já foi convidado, e topou a parada, o vereador Ronaldo Leite, o mais votado do partido em São José do Egito em 2016.

Nefrologia – Em visita ao Araripe neste final de semana, o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) prometeu ao prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), pleitear no Ministério da Saúde uma unidade de nefrologia (para hemodiálise) para o Hospital Santa Maria.

Patrimônio – A Câmara Municipal do Recife fará hoje uma sessão solene para assinalar os 70 anos de fundação do PSB e entregar o título de cidadão a Adilson Gomes, secretário-geral do partido. Adilson é um “patrimônio” não apenas do PSB, mas da política pernambucana.
Resultado de imagem para Fernando haddad
Agenda – O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que pode ser a opção do PT à presidência da República se Lula ficar inelegível, estará no Recife na próxima sexta-feira. Além de cumprir uma agenda acadêmico-política, fará uma visita ao escritório de advocacia do amigo Eduardo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário