sábado, 5 de agosto de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio


Câmara quer Raul e Jarbas ao seu lado na eleição de 2018
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 5 de agosto

O senador Fernando Bezerra Coelho é um dos que acham que o PMDB só deve ter uma vaga na chapa majoritária

Políticos da Frente Popular, entre os quais o senador Fernando Bezerra Coelho, não estariam concordando com a entrega ao PMDB de dois lugares na chapa majoritária de 2018. Eles dizem que se Raul Henry foi mantido como candidato a vice-governador, não se deve abrir espaço para o deputado Jarbas Vasconcelos disputar uma vaga no Senado. Ou seja, se Jarbas quiser de fato concorrer ao mandato de senador, a vaga de vice terá que ser oferecida a outro partido. Ocorre que o governador Paulo Câmara não estaria dando bolas para essas versões. Ele tanto quer Raul como seu companheiro de chapa, haja vista sua correção, lealdade e companheirismo, como deseja Jarbas na sua chapa como candidato a senador a fim de proporcionar-lhe densidade política. Por enquanto, a resistência está restrita ao senador, mas há outras vozes no PB que raciocinam desse mesmo jeito. Resta saber, no entanto, quem terá peito e coragem para desafiar o governador.

Herança bendita

O governador Paulo Câmara sabe que o Estado tem dificuldades financeiras para manter todos os programas que herdou do governo Eduardo Campos, mas pelo menos dois ele faz questão de preservar: o FEM e o Ganhe o Mundo. Neste domingo, aliás, ele estará às 11h45 no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, para assistir ao embarque de 20 alunos para o Canadá (Quebec).

Contem comigo – O deputado Gonzaga Patriota (PSB) discursou na Câmara Federal em defesa dos caminhoneiros que cruzaram os braços neste final de semana em protesto contra a alta dos combustíveis. Para ele, 48 centavos a mais pelo litro do óleo diesel pode não afetar o bolso do ministro Henrique Meirelles (Fazenda), mas pesa, e muito, no bolso da maioria dos brasileiros.

Publicação – Um artigo de autoria da professora Maria Lúcia da Silva, da Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina), foi publicado pela revista da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), uma das publicações técnicas mais respeitadas do Brasil. Título: “Trabalho e educação – Reflexos sobre o mundo contemporâneo”.

Candidato – O PSOL decidiu em pré-convenção lançar candidato próprio ao governo de Pernambuco. O nome natural é o do deputado Edílson Silva, que faz um bom mandato na Assembleia Legislativa. Se ele topará ou não, são outros quinhentos.

Tem dinheiro? – A sugestão da deputada Priscila Krause (DEM) para que o Festival de Inverno de Garanhuns seja municipalizado esbarra numa dificuldade. Terá a prefeitura, sozinha, condições financeiras de bancar o evento, que custou aos cofres da Fundarpe cerca de R$ 4 milhões?

Desistência – Após sofrer muitas pressões, inclusive do prefeito de São Paulo, João Dória, o senador Aécio Neves (MG) desistiu de reassumir a presidência nacional do PSDB. O cargo continuará sendo ocupado, interinamente, pelo senador Tasso Jereissati (CE). O recado que Dória mandou para o mineiro foi curso e grosso: se não renunciar, será “renunciado”.

Firmeza – O prefeito de Paulista, Júnior Matuto, já recebeu apelo de muita gente para desistir de postular a presidência regional do PSB, mas permanece firme em seu propósito. Quer bater chapa com o presidente Sileno Guedes, que não estaria dando atenção às bases interioranas. O próximo a fazer-lhe um apelo pela desistência é Paulo Câmara.

Prioridade – Caruaru, Jardim e Santa Cruz do Capibaribe são os municípios mais bem tratados em Pernambuco pelo ministro Bruno Araújo (Cidades). Os prefeitos de Caruaru e Santa Cruz, Raquel Lyra e Édson Vieira, respectivamente, são tucanos. E o de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), é um velho conhecido.

Na dúvida – É sincera a dúvida de João Paulo (PT) sobre se deve disputar em 2018 uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. Ele gostaria de ser deputado estadual para ficar mais próximo de suas bases, no Recife. Mas Lula quer que ele vá para Brasília a fim de reforçar a bancada petista no Congresso Nacional.
Resultado de imagem para Paulo camara
Pra valer – É pra valer o desejo do “grupo Ferreira” de ser ouvido por Paulo Câmara na próxima sucessão estadual. A família controla a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (Anderson Ferreira) e tem uma cadeira na Alepe (André) e outra na Câmara do Recife (Fred). Acha-se fortalecida, portanto, para pleitear um cargo majoritário, seja na chapa de Paulo Câmara ou de Armando Monteiro Neto (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário