quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio

Temer pode até não ser honesto, mas é do ramo
Postadopor Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Temer conseguiu os votos de que precisava afagando os membros da Câmara Federal

O presidente Michel Temer pode até ter culpa no cartório no episódio dos 500 mil que a Polícia Federal flagrou em poder do ex-deputado e seu assessor político Rodrigo Rocha Loures. Mas provou que é do ramo ao escapar da denúncia formulada pelo procurador Rodrigo Janot, segundo a qual o destinatário daquele dinheiro seria ele próprio, que o receberia do grupo JBS em forma de propina. O presidente tinha tudo para ser apeado do poder por crime de corrupção passiva, primeiro porque os indícios são robustos e, em segundo lugar, porque tem baixa popularidade e sua legitimidade ainda é objeto de questionamentos pelos partidos de oposição. Porém, experiente e sagaz, conseguiu pular essa fogueira ao obter ontem na Câmara Federal os votos de que precisava para o arquivamento da denúncia. Dir-se-á que “comprou votos” para escapar da perda do mandato, mas quem, em seu lugar, não procuraria afagar parlamentares valendo-se de cafés da manhã, almoços e jantares, além da liberação de emendas? Ele seguiu à risca uma das regras da política segundo a qual quem detém o poder procura mantê-lo com as armas que tem. E agora está aparentemente desimpedido para concluir o mandato.

Um gesto para ser reconhecido

Deputado Lucas Ramos (PSB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deu entrevista a uma rádio de Petrolina defendendo o nome de Fernando Filho (PSB) para vice de Paulo Câmara em 2018. Ele acha que o atual vice, Raul Henry (PMDB), não será candidato à reeleição e sim a deputado federal. E lançou o nome do ministro por achar importante ter na chapa um político do Sertão.

Vá estudar! – O ministro Gilmar Mendes (STF) perdeu a paciência com Rodrigo Janot e sugeriu que ele deveria ler melhor a Constituição, que veda a prisão de congressista, desde a expedição do diploma, salvo em flagrante e por crime inafiançável. Janot pediu pela terceira vez ao STF a prisão de Aécio Neves (PSDB). Nas duas primeiras, o pedido foi negado.

Renúncia – Lourival Simões, ex-prefeito de Petrolândia e padrinho político do seu sucessor, Ricardo Rodolfo, que renunciou na última terça-feira, reavalia convite do PR para disputar uma vaga de deputado em 2018. É que ex-vice e atual prefeita, Jane Sousa, é filiada ao PSB e talvez tenha outros compromissos. O município perdeu 30% de sua receita de ICMS mas ainda é o mais rico do Sertão de Itaparica. Arrecada mensalmente R$ 6 milhões.

Sem água – A barragem de Jucazinho, no município de Surubim, continua totalmente seca apesar das fortes chuvas que caíram no Agreste. Ela só vai acumular água se o rio Capibaribe voltar a correr, algo que ainda não aconteceu.

Carnaval – O vereador e presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal (PR), não dará sossego ao prefeito Lupércio (SD) enquanto a prefeitura não apresentar a prestação de contas do carnaval. Ele diz que a documentação que lhe chegou às mãos está incompleta.
Resultado de imagem para cassio cunha lima
Desgaste – Que a classe política está desgastada perante o povo brasileiro, já se sabia há muito tempo. Mas o desgaste é maior do que muitos supunham. Quem diria, por exemplo, que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e seu filho Pedro, deputado federal pela PB, seriam completamente ignorados num evento ocorrido em Taperoá na fazenda de familiares de Ariano Suassuna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário