quinta-feira, 27 de julho de 2017

Triunfo lotada para Festa do Estudante


Postado por Magno Martins


Em entrevista ao Frente a Frente, hoje, o prefeito de Triunfo, no Sertão do Pajeú, João Batista (PR), relatou que a cidade está lotada para a edição de número 59 da Festa do Estudante, considerada o festival de inverno da cidade. No último sábado, o cantor Frejat abriu o evento e cerca de 10 mil pessoas estiveram no município naquele final de semana, de acordo com o prefeito. Na opinião de João Batista, a Festa do Estudante voltou a ter o glamour de quando havia em Pernambuco o Circuito do Frio. “Estamos fazendo um grande evento que abrange tanto programação festiva de shows como também cultural”, comentou. Confira a entrevista:

Haverá encontro de poetas da região?

Sim, coordenado pelo Dedé Monteiro. Estamos apresentando o Salão de Artes do Pajeú, que trouxe artistas plásticos de toda a região, de Serra Talhada, Afofados da Ingazeira, Carnaíba, Triunfo, Flores, de todas as cidades do Pajeú e toda uma programação cultural que envolve ainda shows, Coco de Arcoverde, atrações da região que vêm mostrar o talento do Pajeú. Então, Triunfo, além de ser o centro de lazer do Pajeú, hoje é a capital cultural.

Triunfo vive em torno do turismo. Parabenizo o senhor por restaurar a Festa do Estudante. Mas a população reclama muito do fim do Festival de Inverno. Por que não restauraram também o Festival?

A Festa do Estudante era o nosso circuito do frio, o nosso festival de inverno, então o nome do evento agora é Festa do Estudante de Triunfo Festival de Inverno. Mas a nossa temporada de inverno começou em junho. Restauramos o São João, temos agora em julho a Festa do Estudante e teremos no primeiro final de semana de agosto o Festival de Cinema, porque Triunfo tem o privilégio também de ter cinema de qualidade de quinta-feira a domingo. Isso está restaurado com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Tivemos um festival de cinema francês em junho passado. Triunfo está vivendo uma verdadeira temporada de inverno que tem agora seu ponto máximo, com a Festa do Estudante Festival de Inverno.

Ao longo desses 15 dias de festa, a economia do município movimenta bastante, os hotéis lotados, mas qual a previsão de fechar no final em termos de movimentação turística no município?

Esse levantamento nós vamos ter no final do mês. O que podemos dizer é que a capacidade da rede hoteleira local é em torno de 1,2 mil leitos. Temos a rede hoteleira completamente lotada, tanto no primeiro final de semana como agora. Nos impressiona também a quantidade de casas alugadas e o sistema de hostels. Nós entendemos que a nossa população flutuante vai ficar em torno de seis a sete mil hóspedes nos dois finais de semana. Temos ainda a questão do turismo regional. Como eu disse, Triunfo é hoje o grande centro de lazer de todo o Pajeú. Tem aquele turista da região que vem e volta a cada noite ou dia do evento.

Alceu Valença será a grande atração deste sábado?

Sábado, no dia 29, em nosso encerramento, nós teremos a participação de Alceu Valença e uma homenagem ao nosso Nelson Triunfo, que é um artista triunfense, percussor do hip hop, um artista de renome nacional aqui de Triunfo e que nós estamos homenageando nessa Festa do Estudante. Teremos um tributo a Belchior, por meio de um artista cearense muito bom, Dudé Casado. Finalizamos a noite com Amigos Sertanejos.

Podemos dizer para todos aqueles do Nordeste que querem conhecer Triunfo: pode vir que ainda tem vaga em hotel? Ou não?

Vaga em hotel é difícil, mas lugar no pátio tem. A festa em Triunfo parece um grande baile na rua. Primeiro, a área é isolada e não entra vidro. Também há um conforto. É difícil ter um local com um pátio de eventos tão pitoresco e diferenciado como Triunfo, na beira da lagoa, ao lado do Cine Teatro Guarany, com espaço e conforto. Cabem 25 mil pessoas. Já testamos com grandes atrações. Triunfo, hoje, se orgulha de ter um dos melhores pátios de eventos num local bonito e com conforto. Triunfo é bom o ano todo. Temos cachoeira. A Cachoeira dos Pingas está linda, há cinema de quinta a domingo, o Pico do Papagaio, o nosso casario. Bares e restaurantes. A cidade evoluiu bastante na área de gastronomia. O local é ideal para se passar o final de semana e está honrado com o lançamento do seu livro, Histórias de Repórter, que é uma obra prima que passa pela história recente do país. Estamos muito honrados com a inclusão nessa parte cultural da festa, que tem hoje o caráter de um verdadeiro festival, com dança, poesia, atrações do Pajeú.

Trunfo fica no semiárido, com dificuldade de água e outras questões comuns aos municípios da região. Mas existem aqueles que atiram pedras dizendo que não se pode viver de festas. Cidade turística tem que viver de eventos?

Eu costumo dizer que evento e festividade em Triunfo são diferenciados. Diferente de outros municípios, aqui isso gera emprego e renda. A principal atividade econômica, hoje, na cidade podemos dizer que é o turismo com o frio. Quando a gente promove um evento, temos a responsabilidade de saber que isso está efetivamente gerando emprego e renda, vai deixar a economia da cidade movimentada, o objetivo de qualquer gestão. Mas temos preocupações outras. Por exemplo, este ano já tive três audiências com ministro Hélder Barbalho (da Integração Nacional) para a gente trazer o ramal da adutora do Pajeú pata Triunfo. O ministro já autorizou e nós esperamos que com essas intempéries da política não seja atrapalhado. Temos também preocupação com o planejamento da cidade. Pagamos todos os servidores no dia 21, antes de fazer a festa, para que possam participar da festa de maneira mais feliz. Mas evento em Triunfo é investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário