quinta-feira, 20 de julho de 2017

Produtor Cultural lamenta fim da 'Festa das Dálias' em Taquaritinga e questiona gestão municipal

Com a chegada da temporada do frio, moradores de Taquaritinga do Norte lembram com saudosismo a 'Festa das Dálias', evento que manteve a cidade por muitos anos no calendários turístico de Pernambuco. Com a criação do 'Circuito do Frio' ainda no governo do ex-governador Jarbas Vasconcelos, Taquaritinga do Norte, juntamente com Gravatá, Pesqueira, Garanhuns e Triunfo passaram a formar o roteiro mais interessante no período de inverno no estado. O ex-governador Eduardo Campos ampliou o circuito que passou a chamar-se 'Festival Pernambuco Nação Cultural' e Taquaritinga mantinha-se em evidência entre as grandes cidades turísticas. O evento proporcionava um leque de benefícios ao município, porém com os cortes do Governo do Estado no apoio ao circuito e sem interesse da administração municipal, a Festa das Dálias acabou sendo extinta na gestão do ex-prefeito Evilásio Araújo (PSB).


Alexandre Soares | Foto: Arquivo Pessoal/Facebook


"Essa era a época do ano em que a nossa cidade se preparava para sua festa mais bonita e cultural: A Festa das Dálias. Evento arretado que promovia shows de artistas locais, regionais e nacionais, oficinas de formação, além de ações descentralizadas de cultura que contemplava outros municípios do Agreste Setentrional. Milhares de turistas vinham curtir nossa Dália da Serra durante a realização da Festa que lamentavelmente deixou de existir desde 2014", lamenta o produtor cultural, Alexandre Soares.

Natural e amante de Taquaritinga do Norte, Alexandre é realizador de um dos festivais de cinema que mais apresentam crescimento no país, o Curta Taquary. Militante da Cultura, ele tem levado o nome da cidade para vários países, onde participa de eventos voltados para a sétima arte. Em uma postagem no Facebook, na noite desta quarta-feira (19), ele criticou a extinção do evento e questionou a administração municipal.

Queria saber por que os atuais gestores não se interessam para reativar esse evento grandioso que tanto orgulhava nosso povo? Escreveu.

Na terça-feira (18), o ex-prefeito Jânio Arruda (PSD), publicou um texto em seu blog onde criticou os atuais gestores e parabenizou o prefeito do município de Triunfo por reacender a tradicional Festa do Estudante, evento que fazia parte do antigo circuito. (Relembre)


A prefeitura de Taquaritinga do Norte não se manifesta sobre a extinção do evento e não há promessas de reativação por parte do atual prefeito, Lero Ivanildo (PR). Enquanto isso, resta a 'Dália da Serra' a lembrança dos grandes shows, o comércio em movimento, hotéis e pousadas lotados, além da grande visibilidade turística proporcionada ao município no período em que o evento acontecia.


Por Paulo Pereira
Da redação | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário