segunda-feira, 31 de julho de 2017

Da Coluna de Magno Martins

Postado por Magno Martins



PT decide por Marília

A decisão da executiva estadual do PT, de disputar em faixa própria o Governo do Estado nas eleições do próximo ano, já era esperada. E a candidata é a vereadora Marília Arraes, líder da oposição na Câmara do Recife, que não tem nada a perder. No caso de não ser bem sucedida, passará a ser um quadro para o futuro e renovará, dois anos depois, seu mandato na capital.

Ao final do encontro de ontem, para não antecipar o lançamento de Marília, a direção do partido citou, além da vereadora, o nome do ex-prefeito do Recife, João Paulo, como alternativa, mas ele está fora de qualquer projeto majoritário. Tentará um mandato na Câmara dos Deputados, assim como o senador Humberto Costa, sem chances de emplacar a reeleição.

O PT resolveu antecipar que terá candidatura própria 20 dias após Humberto apresentar Marília ao ex-presidente Lula. Por que o PT vai de Marília? Fato novo, cara nova, tem projeção no Grande Recife, sobrenome Arraes, dissidente do PSB, de onde migrou, e, principalmente, por ser mulher.

Será a primeira mulher candidata a governadora do Estado. O PT aposta no fenômeno e na popularidade do ex-presidente Lula para viabilizar a eleição de Marília. Quanto aos argumentos de que o senador Armando Monteiro, pré-candidato do PTB a governador, havia sido descartado para uma aliança por ter votado a favor da reforma trabalhista, isso é balela.

O próprio Armando em momento algum acenou para repetir a aliança com o PT, como fez em 2014. Perdedor com os petistas também na eleição para prefeito do Recife, apoiando João Paulo, Armando quer, na realidade, montar uma nova coligação, longe do PT, para tentar tirar o PSB hegemônico do poder.

Para isso, abriu conversações com dissidentes do PSB, liderados pelo senador Fernando Bezerra Coelho, o DEM e o PSDB, partidos cujos interlocutores são o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o ministro de Cidades, Bruno Araújo. Armando também inclui Jarbas Vasconcelos, principal líder do PMDB, com quem já conversou sobre 2018 por diversas vezes. Sua intenção é esta. Se vai conseguir, são outros quinhentos.

ALIANÇA PETISTA– A estratégia do PT é montar uma coligação com o PDT e o PCdoB, oferecendo a ambos os partidos as duas vagas que estarão em disputa para o Senado. No PDT, o nome natural é o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, que já disputou o Senado em 90, perdendo para Marco Maciel. Já o PCdoB tem apenas dois quadros: a deputada Luciana Santos, presidente nacional da legenda, e o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Resta saber como se comportaria o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que selou uma aliança com o PSB.

A um passo do rompimento –
 O ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, e o seu filho Wolney Queiroz, deputado federal, deram uma demonstração pública, mais uma vez, do distanciamento das forças governistas. Ficaram de longe do seminário “Pernambuco em ação”, sábado passado, na capital do forró. O distanciamento existe, mas pai e filho também não queriam ficar lado a lado com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), a quem ajudaram eleger no segundo turno e por ela são tratados a pão e água.

O aliado Aécio- O presidente Michel Temer jantou com o senador Aécio Neves, presidente licenciado do PSDB, sábado passado, no Palácio do Jaburu. Às vésperas da votação da denúncia contra o presidente na Câmara, Temer quer ajuda de Aécio para segurar o PSDB no Governo. O senador mineiro é um dos principais defensores, entre os tucanos, da manutenção da aliança com o PMDB. Aécio, delatado por Joesley Batista, enfrenta resistência e pressão no PSDB para deixar definitivamente o comando do partido. Ele está afastado da presidência da legenda desde que a delação da JBS, envolvendo-o, veio à tona.

Mais viaturas– O governador Paulo Câmara entrega, hoje, à Secretaria de Defesa, 83 novas viaturas para reforçar a frota das polícias. Os veículos chegarão a 20 municípios da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão, além dos 14 da Região Metropolitana, incrementando a estrutural operacional no combate à criminalidade. Os municípios do interior atendidos com o reforço da frota das polícias são Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Garanhuns, São Benedito do Sul, Gameleira, Belo Jardim, Caruaru, Palmares, Floresta, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Água Belas, Tabira, Arcoverde, Itapetim, Araripina, Cabrobó, Serra Talhada e Salgueiro.

Preso injustamente – 
Na bombástica e reveladora entrevista que concedeu à revista Veja, o doleiro Alberto Youssef quando se refere ao ex-deputado pernambucano Pedro Corrêa, afirma que ele foi preso injustamente. “Não é porque sou amigo dele, mas para que prender Pedro Corrêa? Ele tem diabetes, insuficiência renal, tudo que é doença que você possa imaginar. Ele toma 45 remédios por dia. Você tem de estar cuidando dele 24 horas”, afirmou.

CURTAS

PSB JOVEM– O PSB do Recife realizou, ontem, seu Congresso Municipal. Para o segmento de juventude, a JSB, foi reconduzido Rhayann Vasconcelos. Os demais integrantes são os seguintes: Pedro Carreras, vice-presidente; Luiza Oliveira, secretária da Mulher e Direitos Humanos; William Matos, secretário de Formação Política; Carol Fonseca, secretária de Movimento Estudantil; João Victor Alves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer; e Caio Ribeiro, Secretário de Participação Social.

BATEU SEM PIEDADE– Já em Salgueiro, no congresso municipal do PSB, o ex-prefeito Marcones Libório usou o espaço para malhar o prefeito Clebel Cordeiro (PMDB). “Um governo corrupto, que em sete meses não consegue fazer sequer uma licitação. Usa rádios compradas para calar a boca do povo. Quando os ouvintes ligam reclamando, o locutor desfoca o assunto abordado”, afirmou.

Perguntar não ofende: E a Câmara vota mesmo a denúncia contra Temer na quarta ou adia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário