quarta-feira, 26 de julho de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio

Negociação com o DEM fragiliza senador no PSB
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Sem Fernando Bezerra Coelho, o PSB de Pernambuco terá apenas um líder que é Paulo Câmara

O senador Fernando Bezerra Coelho tornou-se um dos principais protagonistas da política de Pernambuco nos últimos 30 dias após ter aberto negociação com o DEM para possível filiação dele e dos dois filhos, o ministro de Minas e Energia (Fernandinho) e o prefeito de Petrolina (Miguel). A negociação está sendo feita com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que sonha com a construção de um novo partido formado por líderes do Democratas e dissidentes do PSB. Ocorre que, ao iniciar o diálogo com os “demistas”, FBC se fragilizou dentro do seu atual partido, no qual “cantou de galo” duas vezes: quando fez o filho ministro à revelia da cúpula partidária e quando articulou a candidatura da ruralista Tereza Cristina para líder da bancada na Câmara Federal. Agora, que está com um pé fora do partido, ele permanece líder dos dissidentes que deverão acompanhá-lo em direção a outro projeto. Sem ele, o PSB ficará menos forte em Pernambuco, porém mais coeso e mais homogêneo, e sob comando de um único líder: o governador Paulo Câmara.

Profecia tucana

Ontem, pouco antes da abertura do 4º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), fez a seguinte previsão: “O governador Paulo Câmara é gente muito boa, sério, correto, bem intencionado, mas não será reeleito. É o sentimento que eu percebo nas ruas. O próximo governador de Pernambuco sairá dos quadros da oposição”.

Previsão – Já líderes do PSB entendem que se o PT lançar a vereadora Marília Arraes para disputar o governo estadual, o senador Armando Monteiro Neto (PT) ficará fora da disputa. Não é o que acha, contudo, o deputado Sílvio Costa (Avante), para quem o petebista será candidato, sim, em aliança com os petistas, e com apoio do ex-presidente Lula.

Exército – Em 2014, com apoio de 48 prefeitos do PSB, Paulo Câmara perdeu para Armando Monteiro (PTB) na disputa pelo Governo do Estado no Sertão do Araripe e no Agreste Meridional. Em 2018, o governador irá à reeleição com apoio de 70 prefeitos apenas do PSB.

A volta – O ex-deputado Manoel Ferreira (PR) já começou a preparar a volta à Assembleia Legislativa com apoio dos filhos Anderson (prefeito de Jaboatão) e André (deputado estadual), e do genro Fred (vereador no Recife). André será candidato a deputado federal fazendo dobradinha com o pai.

À vontade – O deputado Sílvio Costa (Avante) foi ao Congresso da Amupe, ontem, no Centro de Convenções, esportivamente trajado. Era a única autoridade na mesa que não vestia paletó e gravata.
Resultado de imagem para Ana Célia prefeita de surubim
Faculdade – Uma das prioridades da prefeita Ana Célia Farias (PSB), em Surubim, é atrair para o município um campi da UPE (Universidade de Pernambuco). É que de lá saem diariamente 20 ônibus com estudantes para cursarem faculdade em Caruaru, Limoeiro, Vitória de Santo Antão e Nazaré da Mata. Se o projeto da UPE falhar, ela irá em busca de grupos privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário