quinta-feira, 22 de junho de 2017

Minha cidade é linda



Postado por Magno Martins



Toritama, no Agreste pernambucano, a 170 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. Na imagem, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos pontos turísticos da cidade.

Em meados do século XIX, Toritama era a Fazenda Torres, de propriedade de João Barbosa. Era uma fazenda de gado situada na margem esquerda do Rio Capibaribe. O povoamento ocorreu após a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, à qual o proprietário da fazenda doou parte de suas terras.

Em 1953, o município emancipou-se de Taquaritinga do Norte. O primeiro prefeito eleito foi José Jota de Araújo, que só foi escolhido três anos e meio depois da emancipação política.

Toritama se destaca pela produção e venda de roupas (principalmente feitas de jeans). O desfavorecimento do solo e a presença de um rio apenas temporário fez com que a população buscasse a sobrevivência em atividades industriais, inicialmente com a fabricação de calçados, que fez, do município, um polo calçadista de destaque na região durante a década de 1970.

A atividade declinou-se em decorrência da grande concorrência da indústria de grandes calçadistas, o que fez com que as fábricas de calçados de couro entrassem em declínio, falindo em pouco tempo. Isso obrigou a população a procurar outra forma de trabalho. Como não poderia ser na área agrícola ou pecuária, optou-se pela fabricação de jeans industrial começando com retalhos. A atividade proliferou rapidamente, sendo que 15 por cento das confecções feitas com jeans produzido no Brasil vem de Toritama.

Sendo um produto de qualidade e preço baixo, o jeans de Toritama atrai consumidores de todo o Brasil para compra-lo e, depois, revendê-lo em suas cidades. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro pelo e-mail magno@blogdomagno.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário