terça-feira, 27 de junho de 2017

Da Coluna de Magno Martins



Postado por Magno Martins


Condenado pelas ameaças

O juiz federal Sérgio Moro – responsável por ações da Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antônio Palocci (PT) a 12 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Outros 12 réus também foram condenados. Entre eles, está Marcelo Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht, e os publicitários Monica Moura e João Santana. Esta é a primeira condenação de Palocci na Lava Jato. O juiz entendeu que ele negociou propinas com a Odebrecht, que foi beneficiada em contratos com a Petrobras.

Para Moro, trata-se de um caso de macrocorrupção, envolvendo conta corrente geral de propinas entre o Grupo Odebrecht e agentes do Partido dos Trabalhadores, com cerca de duzentos milhões de reais acertados, cento e trinta e três milhões de reais repassados e um saldo de propina remanescente. Do total repassado, US$ 10,2 milhões foram para os marqueteiros Monica Moura e João Santana, que atuaram em campanhas eleitorais do PT, segundo a decisão judicial.

Moro proibiu o ex-ministro de exercer cargo ou função pública e de dirigir empresas do setor financeiro, entre outras, pelo dobro do tempo da pena. E decidiu ainda o bloqueio de US$ 10,2 milhões, valor que será corrigido pela inflação e agregado de 0,5% de juros simples ao mês. Esse confisco se aplica a todos os réus não-colaboradores condenados, segundo a assessoria da Justiça Federal do Paraná.

Sérgio Moro escreveu que as declarações dadas pelo o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil em audiências soaram, na ocasião, mais como “ameaça” para que terceiros o auxiliem, indevidamente, para a revogação de sua prisão preventiva, do que propriamente uma colaboração com a Justiça. “Suas declarações em audiência, de que seria inocente, mas que teria muito a contribuir com a Lava Jato, só não o fazendo no momento pela sensibilidade da informação soaram mais como uma ameaça para que terceiros o auxiliem indevidamente para a revogação da preventiva, do que propriamente como uma declaração sincera de que pretendia naquele momento colaborar com a Justiça”, escreveu Moro.

No dia 20 de abril, Palocci afirmou, em depoimento ao próprio Moro, que se colocava à disposição do magistrado para apresentar fatos com nomes, endereços e operações realizadas que, de acordo com o ex-ministro, poderiam render mais um ano de trabalho. Na ocasião, o petista afirmou que estava optando por não apresentar tudo o que sabia durante o interrogatório devido a “sensibilidade da informação”, expressão agora lembrada por Moro. Na sentença, o juiz afirma ainda que Palocci é um homem poderoso e com conexões com pessoas igualmente poderosas e pode influir, solto, indevidamente contra o regular termo da ação penal e a sua devida responsabilização.

SEM PLANO B – O presidente Michel Temer disse, ontem, que o governo está implementando uma agenda de modernização no País para a qual, segundo ele, não há um plano B. Logo em seguida, Temer afirmou que nada nos destruirá, nem a mim nem a nossos ministros. Ele deu a declaração ao final de um discurso em evento no Palácio do Planalto para sancionar a lei que permite aos comerciantes cobrarem preços diferentes para um mesmo produto, dependendo da forma como o cliente paga. O presidente é alvo de investigações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após as delações de executivos da JBS. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar, hoje, uma denúncia contra Temer.

Quem está certo?
 Em nota enviada ao blog, ontem, o secretário de Governo da Prefeitura de Caruaru, Rubens Júnior, informou que o show de Lenine, num dos polos alternativos do São João, foi visto por 25 mil pessoas. A Polícia Militar, entretanto, calculou que ali estavam presentes apenas 1,5 mil almas vivas. É verdade que a PM sempre faz prognósticos para baixo, mas entre um número e outro há um disparate enorme. Das duas, uma: ou a Polícia é muito ruim de cálculo ou o secretário exagerou no capricho do chutômetro.

Convicto do crime - Às vésperas de apresentar denúncia contra o presidente Michel Temer, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, na visão dele, não há dúvidas de que o peemedebista cometeu crime de corrupção. A análise do chefe do Ministério Público foi incluída no parecer de 93 páginas que Janot encaminhou na semana passada à Suprema Corte recomendando que o ex- deputado e ex-assessor especial do Palácio do Planalto, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), continuasse preso pela Lava Jato.

Da fazenda do ministro - A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou, por meio de nota, que o avião interceptado com 500 Kg de cocaína, no domingo passado, decolou de uma fazenda em Mato Grosso pertencente à família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A informação foi veiculada pelo site MidiaNews, de Mato Grosso, por volta das 10 horas da última segunda- feira, com base em uma nota divulgada pela FAB em que a instituição informava que o avião bimotor, matrícula PT-IIJ, decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antônio Leverger (MT). A Itamarati Norte é do Grupo Amaggi, empresa da família de Blairo.

Longe do engavetamento -
 Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, evitou falar sobre o processo de expulsão de 14 deputados socialistas que têm votado fechado com o Governo. Os casos já estão na Comissão de Ética, mas Siqueira afirma que todos terão amplo direito de defesa. “Nunca fui favorável a expulsão e nunca falamos em expulsão. Esses deputados têm que ser julgados pelos seus eleitores. O caso não foi aberto por mim, dei apenas prosseguimento porque não sou engavetador de processos”, afirmou.

CURTAS

RACIONAMENTO – O abastecimento de Caruaru será ampliado a partir de hoje, reduzindo, assim, o nível de racionamento de água. Um novo rodízio de cinco dias com água para 15 dias sem, reduzindo em cinco dias de intervalo, segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares. “Sabemos das dificuldades da seca prolongada para o Agreste e esta foi a melhor notícia para a região”, disse Tavares após uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB).

EXPOAGRO – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), caprichou na programação cultural da Expoagro – a feira de caprinos e do agronegócio – que acontece neste fim de semana. Começa por uma atração gospel, amanhã, na quinta tem Forró do Moído, Elba Ramalho e Ciel Rodrigues. Na sexta, Daniel Bueno, Maciel Melo, Henrique e Juliano e Cavaleiros do Forró e no dia 1, festa de emancipação política, Forrozão das Antigas, Os Nonatos, Flor do Mandacaru e Amigos Sertanejos.

Perguntar não ofende: Ao pregar o encurtamento do mandato de Temer e a defesa de eleições gerais, FHC deu a senha de que o PSDB irá pular fora da base do Governo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário