sábado, 24 de junho de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio



Apesar dos pesares, o forró nordestino continua vivo
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Discípulos de Luiz Gonzaga foram tão aplaudidos quanto as duplas sertanejas

Houve – e ainda está havendo em Pernambuco – um grande debate sobre se as prefeituras deveriam contratar ou não artistas “sertanejos” e bandas de “forró estilizado” para os festejos juninos deste ano. Quem primeiro abriu a boca para protestar contra a ausência, no São João de Campina Grande, de paraibanos ilustres foi a cantora Elba Ramalho, ela própria paraibana de Conceição do Piancó. Ela imediatamente recebeu a solidariedade de outros artistas nordestinos como Alcimar Monteiro, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Silvério Pessoa, Alceu Valença e muitos outros. Todos, em linhas gerais, disseram o seguinte: ninguém tem preconceito contra os “sertanejos” nem tampouco contra a música que eles cantam. Mas entendem que, sendo o São João a maior festa do Nordeste, a prevalência nos palcos de qualquer cidade deveria ser atribuída aos discípulos de Luiz Gonzaga. E felizmente isso aconteceu: artistas como Alcimar, Israel Filho, Jorge de Altinho, Petrúcio, Maciel Melo, Alceu, Elba, Flávio José e Santana, além de bandas como Pinga Fogo, que só toca forró pé de serra com arranjo de metais, se apresentaram nos maiores pólos das festas juninas e foram tão aplaudidos quanto as duplas sertanejas, que de “sertanejo” mesmo não têm nada.

Uma BR aos pedaços

Pernambuco precisou vender o seu maior ativo, que era a Celpe, para duplicar uma estrada federal: a BR-232 no trecho Recife-Caruaru. Não se discute a importância dessa obra para Pernambuco, já que se trata da “espinha dorsal” do Estado. No entanto, como o Estado não vem fazendo sua manutenção e nem tampouco o governo federal, pergunta-se: por que não se entregá-la logo à iniciativa privada através de concessão? A estrada está mal sinalizada e cheia de buracos e a única saída à vista é “pedagiá-la”.

Homenagem – Alcimar Monteiro fez belíssimo show em Araripina no último dia 20. Ele é natural de Juazeiro do Norte (CE), que fica a 140 km de distância, e autor de uma música que homenageia a “terra do gesso”. O prefeito Raimundo Pimentel (PSL) não conteve a emoção e subiu ao palco para cantar uma música com o próprio Alcimar.

Caixa dois – O Congresso precisa achar uma solução para o financiamento das campanhas políticas no Brasil. Se o financiamento privado é proibido e a maioria da população rejeita o financiamento público, há que haver uma saída porque não se faz campanha sem dinheiro. E a saída que se viu em 2014 foi o chamado “caixa dois”.

Tradição – O São João do Sítio da Trindade está dando um show de organização. Programação impecável, vários palcos, ornamentação genuinamente junina, limpeza, segurança e comidas típicas para ninguém botar defeito, além da presença assegurada, todas as noites, de casais com filhos pequenos. Um luxo só.

Recepção – O prefeito de Limoeiro, João Luiz Filho (PSB), aguarda muita de gente do seu partido, hoje, naquela cidade, para os shows da Banda Pinga Fogo e da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Limoeiro, mantendo a tradição, está fazendo o melhor São João da Mata Norte.

Reação – O senador Fernando Bezerra (PSB) tem evitado falar, pelo menos até agora, sobre o pedido de expulsão dos quadros do PSB do ministro Fernando Filho. Mas se esta expulsão vier a consumar-se, ele saberá dar o troco, na hora oportuna, aos que se encontram por trás dela.

Dobradinha – De olho numa vaga na Câmara Federal, o deputado Lucas Ramos (PSB) deverá fazer uma dobradinha em Jaboatão com o ex-vereador Manoel Neco (PDT) que será candidato a deputado estadual. Se não houver acidente de percurso, o jovem deputado sertanejo poderá sair da ex “Moscouzinha” com uns 20 mil votos.

Programa – Muito fraco o programa nacional do PSB que foi ao ar na noite da última quinta-feira (22). Não fosse a homenagem prestada ao seu ex-filiado ilustre, Ariano Suassuna, que, se fosse vivo, teria completado 90 anos, o resto foi totalmente dispensável.

Bombado – João Campos, chefe de gabinete do governador Paulo Câmara e filho mais velho de Eduardo Campos, deverá obter em 2018 mais de 200 mil votos para a Câmara Federal. Há muitos prefeitos no PSB dando o “bilhete azul” a deputados para se abraçarem com João Campos, o que é uma bobagem. Afinal, não se pode querer que todos os prefeitos do partido votem num só candidato para a Câmara Federal.
Resultado de imagem para diretas já 2017
Diretas já – O PSB aderiu a tese das “diretas já” a exemplo do que já fizeram o PT, o PCdoB, o PSOL, a Rede e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Porém, se as ruas não se mobilizarem em defesa desta bandeira, como fizeram no impeachment de Dilma, esqueçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário