quarta-feira, 22 de março de 2017

Atenção Taquartinga do Norte: A maior festa de inauguração de uma obra pública de todos os tempos!



Você de Taquaritinga que é jovem é  importante conhecer esta e outras histórias das administrações de Jânio Arruda que têm o DNA do grupo Gravatinha/Boca Preta.
 Jânio Arruda e Joaquim Francisco




Taquaritinga e a capacidade de buscar recursos, de construir e de comemorar.


Usando a mesma velha e surrada prática de acusar o nosso conjunto de pessoas e lideranças políticas, mais diretamente ao Ex-prefeito Jânio Arruda da Silva, o grupo que está no poder, sistematicamente tem feito assim, na tribuna da câmara, em emissoras de rádio, nas redes sociais, enfim como pode.

Vamos agora contar uma história para que os leitores do blog possam analisar e avaliar o que foi feito e como foi feito nas administrações do conhecido grupo Gravatinha ou Boca Preta. Eleito Prefeito do Município em 1988 assumido o cargo em 1989, entre tantos desafios estava o problema da falta dágua, pois a cidade só contava com a pequena Barragem do Zamba e com uma pequena rede de distribuição operada pela COMPESA. O grande desafio e a prioridade número um,  era a construção de uma barragem para armazenamento dágua que fosse suficiente para abastecer a cidade, fato que foi cumprindo a risca pelo então prefeito Jânio Arruda.

Aqui hoje, não vamos contar a história dos recursos, nem da construção da barragem, vamos sim apenas relatar a festa de inauguração da obra, que foi a maior festa de inauguração de uma obra pública em Taquaritinga. Marcada para setembro de 1992, o prefeito da época e líder do partido, resolveu fazer uma festa a altura da construção do empreendimento, se articulou com amigos e correligionários, lideranças políticas do Estado e programou a grande festa de entrega da histórica obra a população.

Nas doações o prefeito conseguiu   17 (dezessete) bois para o o maior churrasco feito no município, transformados em carne de churrasco foi o suficiente para encher duas caixas de brasilit de 1000 litros e uma de 500 litros,  que foi feito e distribuído no mercado público, hoje Centro Comercial. A churrasqueira foi feita da rua Cícero Holanda até a Rua 15 de Janeiro, onde todos os habitantes felizes com a realização e entrega da obra,  assavam os seus churrascos e estampavam o viva a Taquaritinga pela realização daquela grande obra.

Participaram da inauguração além de uma multidão incalculável, pois as comemorações duraram o dia todo, autoridades Como o Governador do Estado Joaquim Francisco, o Senador e padrinho da obra Marco Maciel, os deputados majoritários do município Maviael Cavalcanti e Eduardo Araújo, diversos prefeitos pernambucanos, representante da família de Severino Pereira da Silva e incontáveis colaboradores da administração municipal. Até os dias atuais não registrou nenhuma festa de inauguração que pudesse superar aquela realizada na Inauguração da Barragem de Queimadas.

Contamos aqui o que ocorreu na inauguração, a história da Barragem, a construção, a busca dos recursos, quem apoio o projeto, quem ajudou, tudo isso será contado em outra oportunidade, hoje o relato é só da festa. Aproveitamos para registrar que em quase 20 anos a frente dos destinos do nosso município o grupo que está no poder não construiu nenhuma obra significativa do âmbito dos recursos hídricos, nem de combate a seca, e se quer,  preservam o que foi feito em outras administrações. A Barragem de Queimadas é um patrimônio do nosso povo e temos certeza que é um orgulho dos que participaram e viveram o momento da construção da obra e da inesquecível festa de inauguração.

Jânio Arruda da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário