sábado, 25 de fevereiro de 2017

Da coluna de Inaldo Samapio




Coluna Fogo Cruzado – 25 de fevereiro

Projeto de recuperação fiscal dos estados exige que contribuição previdenciária dos servidores passe para 14%

Pelo que tem dito o governador Paulo Câmara, Pernambuco não pretende aderir ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal, caso o projeto enviado anteontem (23) pelo presidente Michel Temer seja aprovado pelo Congresso. O projeto, como se sabe, se originou da necessidade de a União socorrer pelo menos três estados em situação de calamidade financeira: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O socorro tem que partir mesmo da União, mas ela exige dos estados contrapartidas que muitos não têm condições de atender. Pernambuco não está vivendo num “mar de rosas” do ponto de vista financeiro, haja vista ter fechado suas contas de 2016 com um déficit de R$ 1 bilhão. Mas se recusa a solicitar ajuda federal em troca de contrapartidas como privatização da Compesa, fim de incentivos fiscais para atrair novas empresas e elevação da contribuição previdenciária dos servidores para 14%.

Segurança no carnaval

O plano montado pela Secretaria de Defesa Social para garantir a segurança dos pernambucanos neste carnaval é muito bem feito e envolve a participação de cerca de 30 mil policiais. Estão inseridos no “pacote” a volta da PM e da Polícia Civil ao “Programa de Jornada Extra de Segurança” e a possibilidade de policiais civis aposentados poderem fazer registro de ocorrência em delegacias.

A paz – O prefeito do Cabo Lula Cabral (PSB) e o vice-governador de Pernambuco Raul Henry (PMDB) estão reconciliados. O prefeito havia rompido com o peemedebista porque durante a campanha de 2016 ele esteve lá e falou mal de sua pessoa. “Bombeiros” de ambos os partidos entraram em cena e ficou o dito pelo não dito.

Senado – Não se tem notado em Pernambuco, pelo menos até agora, o desejo do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), de disputar o governo estadual em 2018 e sim uma das duas vagas do Senado.

É comigo – Teve boa repercussão em Pernambuco a decisão do governador Paulo Câmara de chamar para si a responsabilidade pela área de segurança. A 1ª mudança positiva, palpável, deu-se na área de comunicação.

E o fim? – A Operação Lava Jato chegou esta semana à sua 38ª fase, mas nem o Ministério Público Federal e nem o juiz Sérgio Moro podem prever quando é que essas investigações irão chegar ao seu final.

Não sai – O deputado Álvaro Porto tem certeza de que é um “estranho no ninho” do PSD. Mas tem mais “mídia” nesse partido do que se retornar ao PTB. Como dissidente, incomoda mais o governo estadual do que como “um a mais” na oposição. Por isso só sairá do PSD se for ameaçado de não ter legenda à reeleição.

Carnaval – Esquecido pelas prefeituras de Recife e Olinda, que fazem os dois melhores carnavais de Pernambuco, o cantor e compositor Maciel Melo foi contratado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB) para se apresentar em Petrolina. Maciel e Alcimar Monteiro são tão bons compositores de frevo quanto de forró.
À reeleição – O ministro Mendonça Filho (DEM), que passa seus finais de semana no Recife ao lado dos seus familiares, não parece muito interessado em disputar cargo majoritário nas eleições do próximo ano. Até prova em contrário, seu projeto político imediato é concorrer à reeleição, desta vez com mais visibilidade política do que na eleição anterior. Além disso, tem um olhar especial focado em Belo Jardim, que é sua principal base eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário