quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Da Coluna de Magno Martins



Postado por Magno Martins
Renildo frustrou Olinda

Quando governador, Eduardo Campos (PSB) construiu pontes com os mais diversos partidos, entre eles o PCdoB, presidido nacionalmente pela deputada Luciana Santos. Poderoso, Eduardo teve uma forte participação na eleição e reeleição do ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Mesmo sem fazer um Governo Brastemp em Olinda, Calheiros foi reeleito, aliás, porque o ex-governador construiu um cenário favorito, impedindo as candidaturas de Ricardo Costa, hoje no PMDB, e da petista Teresa Leitão.

Renildo foi reeleito por uma diferença de menos de 1% para Isabel Urquisa, mas na soma geral perdeu para brancos e nulos, prova de que detinha uma taxa altíssima de rejeição. No segundo mandato, o comunista não se recuperou, fez uso das mesmices da primeira gestão, não indo a lugar algum. Foi tão ruim a sua dupla administração que Luciana Santos, sua candidata, sequer chegou ao segundo turno.

Corre nos bastidores a informação de que o governador Paulo Câmara (PSB) estaria pensado em convocar Renildo Calheiros para assumir uma pasta em seu Governo, provavelmente Cultura. É provável que isso tenha ficado apenas no reino da especulação, porque os novos secretários estão tomando posse hoje e na Cultura se mantém Marcelino Granja.

Nada contra Renildo, que deputado em Brasília teve uma boa atuação. Prestigiado na era Lula, carreou recursos para o Estado, o que fez Eduardo ter uma atenção especial por ele até trocar os corredores do Congresso pela Marim dos Caetés. Mas o ex-prefeito se revelou um mau gestor, frustrou os olindenses e com certeza nada acrescentaria de ação proativa ao Governo do Estado.

PLANO– O Ministério da Justiça decidiu que o Plano Nacional de Segurança começará por três estados no dia 15 de fevereiro. Terá início em Natal, Porto Alegre e Aracaju. As três capitais foram escolhidas porque, desde o ano passado, os governos estaduais com o federal atuam em conjunto, inclusive com a presença da Força Nacional. Núcleos de Inteligência Policial (NIPO) serão instalados para unir as áreas de inteligência do governo federal às áreas de inteligência dos governos dos três Estados, das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e do sistema penitenciário.

O todo-poderoso–
 Na minirreforma que promoveu no secretariado, o governador Paulo Câmara (PSB) foi mais generoso com Raul Henry, novo secretário de Desenvolvimento Econômico, do que Jarbas Vasconcelos, padrinho do vice-governador, quando este geriu o Estado do fim dos anos 90 até 2006. Bombado em seu poder, Henry passa a ter o controle de quatro secretarias: Imprensa, Habitação, Trabalho e a sua própria pasta, que acumulará com a Vice-Governadoria. Nem no auge do jarbismo, Henry abocanhou igual poder. Na verdade, passou dez meses na Secretaria de Educação e em seguida uma chuva de verão na pasta de Planejamento, sem muito brilho.

Rombo no Cabo– Dezenove dias após assumir pela terceira vez a Prefeitura do Cabo, o ex-deputado Lula Cabral (PSB) revela, hoje, durante coletiva, às 10horas, a massa falida herdada do seu antecessor Vado da Farmácia (sem partido). O rombo é estratosférico e está sendo guardado a sete chaves. Não será diferente, entretanto, do que já chegou ao conhecimento do público em outras cidades importantes da Região Metropolitana do Recife, como Jaboatão, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Pagando o piso– O prefeito de Bueno Aires, Fabinho Queiroz (PR), na Mata Norte, a 81 km do Recife, saiu na frente, sendo o primeiro do Estado a garantir o novo piso nacional dos professores, no valor de R$ 2.298,80, já respaldado pela Câmara de Vereadores em sessão realizada na última terça-feira. Bom seria que os demais prefeitos do Estado seguissem o exemplo dele, mas diante do cenário de degradação da economia, da crise fiscal e nacional poucos terão dinheiro em caixa para cumprir a lei.

Má-fé em Bom Jardim - 
O prefeito de Bom Jardim, João Lira (PSD), pagou todos os servidores do quadro e contratados com cheque, que não foram sacados no banco porque o próprio prefeito usou de má-fé, dando uma contraordem, sustando o pagamento. Prejudicados, os servidores recorreram à Promotoria, mas sem sucesso, porque não há nenhum promotor de plantão devido ao período de férias no Judiciário. Se a moda pega, hein?

CURTAS

PAGAMENTO – Na pressão, os servidores inativos e pensionistas de São João, no Agreste Meridional, a 228 km do Recife, conseguiram, ontem, depois de um protesto em frente à Prefeitura, a garantia do prefeito José Genaldi Ferreira (PSD) de que os meses em atraso de novembro e dezembro serão pagos até amanhã. Quanto aos vencimentos deste mês, em 10 de fevereiro.

MENDONÇÃO– Se estivesse vivo, o ex-deputado José Mendonça Bezerra (DEM), pai do ministro da Educação, Mendonça Filho, teria feito, ontem, 81 anos. Convivi de perto com ele, uma figura de uma personalidade fascinante, ao qual prestei homenagem, ontem, com um texto neste blog, reproduzido, hoje, na edição da Folha de Pernambuco.

Perguntar não ofende: De onde vai sair o dinheiro para bancar o Plano Nacional de Segurança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário