quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio


Renan não pode viver eternamente sob suspeita
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –

O STF deveria se pronunciar com mais rapidez sobre os 11 inquéritos a que Renan Calheiros responde naquela Corte
Resultado de imagem para ministro marco aurelio
O ministro Marco Aurélio, em decisão monocrática, determinou anteontem o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. Motivos, segundo ele, existem vários. O senador alagoano, além de ter-se tornado “réu” no STF, acusado pelo Ministério Público de falsidade ideológica e peculato, responde a mais 11 inquéritos naquela Corte, a maioria deles relacionados com a Lava Jato. Sem que se entre no mérito da conduta do senador, cujo afastamento por medida liminar foi criticada pelo ex-ministro Carlos Vellozo, por se tratar do presidente de outro poder, resta claro que a Justiça deveria se pronunciar com mais celeridade sobre essas acusações. Até porque, se aos olhos da opinião pública o senador já está condenado, aos olhos da justiça ainda não. E não se admite, ou pelo menos não se deveria admitir, que um cidadão passe três, quatro e até mais anos, sob suspeita, sem que se saiba se ele é culpado ou inocente.

O “pacote” da Câmara Federal

O deputado Tadeu Alencar (PSB), que é também procurador licenciado da Fazenda Nacional, cita alguns avanços aprovados pela Câmara na votação do “pacote anticorrupção” do Ministério Público: a criminalização do “caixa dois” e da “venda” do voto, e a transformação da corrupção em crime hediondo. O que não dava para fazer, diz ele, era transformar a luta contra a corrupção num “vale tudo”.
Resultado de imagem para ministro gilmar mendes
Doideira – Do ministro Gilmar Mendes sobre a liminar de Marco Aurélio pelo afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado: “No Nordeste se diz que não se corre atrás de doido porque não se sabe para onde ele vai”. Ele acha que Marco Aurélio endoidou de vez quando tomou esta decisão.

Cidadão – A Câmara Municipal de Olinda fará sessão solene, amanhã, às 19h, para a entrega do título de cidadão ao deputado federal André de Paula (PSB), projeto do vereador Jonas Ribeiro (PRB).

Carnaval – O prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio (SD), pediu apoio ao Governo do Estado para o carnaval de 2017, e terá. Mas, por causa da crise, o valor será inferior ao deste ano.

Grita – Prefeitos em final de mandato, que a Amupe reuniu ontem em Gravatá, focaram suas queixas num único alvo: o FEM do Governo do Estado. Muitos ainda não receberam parcelas de 2014.

70 anos – A Casa Militar do Governo do Estado completou 70 anos e um dos homenageados foi o coronel Mário Cavalcanti, que a comandou por 9 anos, sem contar o período em que trabalhou como ajudante-de-ordens de Miguel Arraes. Hoje, o coronel exerce as funções de interventor de Gravatá (até 31/12).

Previdência – Tal como foi enviado ao Congresso, o projeto de reforma da Previdência não passará, mas há margem para negociação. A questão da idade mínima, por exemplo. O governo propõe 65 anos para homens e milhares, mas pode cair para 62 como é hoje na França e nos Estados Unidos.
Resultado de imagem para moda center santa cruz do capibaribe
Segurança – Mais de 100 mil pessoas passaram domingo, por Santa Cruz do Capibaribe, para comprar tecidos no Moda Center (maior shopping popular do país). De olho na “bandidagem”, que não tem dado trégua aos compradores de outros estados, o prefeito reeleito Édson Vieira (PSDB) se articulou com as Polícias Civil e Militar e lançou um “Plano de Segurança”, que será executado pelo tenente-coronel Sena (secretário de Defesa Social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário