segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Da coluna de Magno Martins


Postado por Magno Martins

Dificuldades e contradições de Raquel

A pesquisa do instituto Opinião, postada abaixo, trazendo o cenário de segundo turno para prefeito de Caruaru, sinaliza que será preciso recorrer ao olho mecânico para se chegar ao vencedor. Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB) aparecem empatados, com uma vantagem numérica de menos de dois pontos percentuais para o peemedebista. Faltando apenas sete dias para o pleito, os 5,8% dos eleitores indecisos tendem a dar o veredicto final.

Num quadro como este, dificilmente os indecisos fazem opção por um caminho único, com tendência para divisão. Mas tem um fator pela frente que pode ser muito mais importante e influente: o debate que a TV-Asa Branca, afiliada da Rede Globo, promove entre os candidatos na próxima sexta-feira, mediado pelo jornalista Carlos Tramontina, que vem de São Paulo apenas para cumprir esta missão.

Tony Gel é muito bom em debates, conhece as manhas como ninguém em razão do seu domínio na comunicação do rádio, de onde saiu para entrar na vida pública. Sua adversária, entretanto, se revelou nos debates em rádio e televisão no primeiro turno, se constituindo numa grande surpresa. Quem se sair melhor aos olhos dos eleitores indecisos que acompanharão o debate tende a ganhar a eleição.

As contradições de Raquel, entretanto, podem se transformar num grande fardo para ela. Não dá para se apresentar em nome de um projeto de mudança abraçada ao prefeito José Queiroz (PDT), que não tem uma boa avaliação administrativa. Queiroz tem ainda o componente de uma aliança extremamente oportunista e forçada por uma circunstância com a candidata tucana, a que mais bombardeou a sua administração no primeiro turno.

O que se diz em Caruaru, aliás, é que a aliança dos Lyra com Queiroz, reeditada agora por causa do insucesso do candidato do PSB, Jorge Gomes, no primeiro turno, é artificial e oportunista. A briga do prefeito com o ex-governador João Lyra saiu do campo político para o pessoal. Quando ninguém acreditava mais no diálogo entre ambos, a perspectiva de uma vitória de Tony Gel fez com que fingissem, mais uma vez, que se dão bem, mas o reatamento da relação não se justifica nem tampouco convence que foi amarrado em nome de Caruaru e de suas causas maiores.

Tanto não é verdade que Raquel esconde da sua propaganda no rádio e na TV Queiroz, o deputado federal Wolney Queiroz, filho do prefeito, e todos os principais aliados com destaque na gestão municipal, temendo o abraço da morte. Mas, voltando à temática do debate, no confronto recente ao longo do programa Frente a Frente, mediado por este blogueiro, Tony e Raquel fizeram um debate equilibrado, mas rádio é bem diferente de televisão e o enfrentamento será diante da grande audiência da TV Globo, o que, evidentemente, faz a grande diferença.

É bom lembrar, ainda, que o debate ocorrerá praticamente às vésperas da eleição, faltando apenas 48 horas, quando o eleitor já estará com a sua cabeça voltada para as urnas. Diante disso tudo seria muito arriscado fazer qualquer prognóstico. O mais seguro, porém, é que o candidato eleito pode ter uma frente mínima, entre dois e, no máximo, cinco pontos percentuais. Se Tony Gel souber explorar essas contradições em sua adversária, reprovadas pela população, certamente terá muito mais êxito no confronto.

INDEFINIÇÃO–Já os cenários de Olinda e Jaboatão, também com eleição de segundo turno no próximo domingo, serão conhecidos até a próxima quarta-feira em pesquisas também encomendadas ao Instituto Opinião. Jaboatão já tem referências de outros levantamentos com o candidato do PR, Anderson Ferreira, levando discreta vantagem sobre seu adversário, o vereador Manoel Neco, do PDT. Olinda não se tem notícias de nenhuma pesquisa, mas o que se ouve é que ali o quadro é de uma disputa acirrada entre Antônio Campos, do PSB, e Professor Lupércio, do SD.

Jungmann antecipa apoios–
 Embora seja o principal líder do PPS no Estado, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, não aguardou pela direção estadual para se manifestar sobre o segundo turno. Em Jaboatão, antecipou sua escolha pela candidatura de Anderson Ferreira, tendo já participado de alguns atos de campanha, enquanto em Olinda se aliou ao candidato do Partido Solidariedade, Professor Lupércio. No Recife, o ministro apoia a reeleição de Geraldo Júlio (PSB) e em Caruaru está no palanque de Tony Gel (PMDB).

Uso da máquina– O candidato do PSB a prefeito de Olinda, Antônio Campos, apresentou, ontem, uma nova petição na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada contra o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) por uso indevido da máquina pública. Apresenta o depoimento por escrito e gravado em vídeo de um servidor comissionado exonerado porque se negou a declarar apoio ao candidato do SD, Professor Lupércio, prática que pode ser considerada abuso de poder político e crime eleitoral. Em vídeo, Junior Jox diz que foi convocado a ir ao gabinete do prefeito, onde foi recebido pelo ex-chefe de gabinete Sidney Mamede, integrante do diretório municipal do PCdoB de Olinda. Na conversa, Mamede teria exigido o apoio do vigilante ao Professor Lupércio (SD), mas ele se negou.

Revitalização– As primeiras ações concretas de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, intitulado de “Novo Chico”, só deverão sair do papel no segundo semestre de 2017. Isso porque ainda serão realizados diagnósticos de campo pela equipe do governo federal, que se reuniu na manhã desta sexta-feira (21.10), em Salvador, com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e instituições que atuam pela defesa da bacia, entre elas o Governo da Bahia. “Além da realização de diagnósticos, prioridades serão identificadas e ações serão iniciadas e concluídas. Esse é o nosso objetivo”, destacou Henrique Pinheiro Veiga, gerente do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Qual a diferença? –
 Um ponto que chama a atenção na pesquisa do Instituto Opinião em Caruaru diz respeito à expectativa de vitória. Na tabela 4, quando perguntados quem vencerá a eleição, 55,6% responderam Tony Gel (PMDB) contra 25,6% se pronunciaram a favor de Raque Lyra. Na prática, são 35 pontos de diferença, bem diferente dos resultados quando o eleitor é forçado e escolher, no modelo estimulada, entre um e outro candidato. Dá para entender? A grosso modo, quem disse que volta em Raquel afirmou, também, que o vencedor será Tony.

CURTAS

CORRUPTOS HERÓIS– Autor do requerimento que criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na Lei Rouanet, o deputado Sóstenes Cavalcanti (DEM-RJ) afirma que o PT continua misturando o público com o privado. “O PT trata seus corruptos como heróis”, afirmou, em tom de reprovação.

NA PRESSÃO– O presidente Michel Temer (PMDB) tem encontro, hoje, com deputados aliados da sua base de sustentação no Congresso para articular a votação, em segundo turno, da proposta que estabelece um teto de gastos públicos, marcada para amanhã, no plenário da Casa. Temer pressiona aliados que votaram contra a proposta no primeiro turno, temendo evitar surpresas.

Perguntar não ofende: A pesquisa do Datafolha de amanhã sobre a sucessão no Recife consolida a vitória de Geraldo Júlio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário