terça-feira, 23 de agosto de 2016

Da coluna de Magno Martins

Postado por Magno Martins


Priscila ameaça esmagar Daniel

A surpresa dos números no Recife do primeiro levantamento do Ibope para a TV-Globo, divulgado ontem, não foi o empate técnico entre João Paulo (PT) e Geraldo Júlio (PSB), o primeiro com 27% e o segundo com 26%, mas os 8% da candidata do DEM, Priscila Krause, já empatada, tecnicamente, com o tucano Daniel Coelho, que aparece com 11%. É a primeira vez que Priscila entra numa disputa majoritária, diferente de Daniel, candidato pela terceira vez e, portanto, com maior recall.

Como só temos uma semana de campanha, as chances de Priscila deixar Daniel para trás são enormes, até porque, diferente dela, o tucano não é mais novidade, não tem discurso e fez um arranjadinho com o empresário Sérgio Bivar na composição da sua chapa. Presidente nacional do PSL, Bivar indicou o filho Sérgio para vice do candidato do PSDB num acordo que parece cifrado. Na primeira prestação de contas, Daniel declarou R$ 1 milhão de doação do PSL, através do Fundo Partidário.

Os 8% de Priscila devem ter assustado muita gente, porque as pesquisas preliminares de outros institutos a apontavam com apenas 3%, dentro da margem de erro. O Ibope identificou, no entanto, uma tendência de polarização entre Geraldo e João, conforme comentei, ontem, neste espaço. Se a candidata do DEM continuar crescendo pode se configurar como o fato novo da eleição.

O problema é que Priscila não tem tempo de televisão, não conseguiu sequer montar uma chapa de vereador competitiva e teve que arranjar um candidato a vice-prefeito improvisado, de última hora, sem tradição política e sem envolvimento com a cidade. Quanto ao prefeito Geraldo Júlio, que tem o maior tempo de televisão, só lhe resta convencer Recife e seu grande eleitorado que, como diz, em apenas quatro anos conseguiu fazer muito mais do que o PT de João Paulo em 12 anos.

Geraldo e João têm pela frente, portanto, um duelo que levará à população a se envolver na questão gerencial e administrativa, para ao final decidir quem de fato fez mais pelo Recife. Na televisão e no rádio, dominarão todo o tempo disponível, enquanto Priscila terá 40 segundos, tempo suficiente para dizer “meu nome é Priscila”, reeditando o folclórico Enéas quando disputou, pela primeira vez, a eleição presidencial.

PT MIGUOU – Alvo de investigações da Operação Lava Jato e afastado temporariamente da Presidência da República, o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na corrida municipal deste ano com quase metade dos candidatos a prefeito e a vereador que exibiu nas urnas na eleição de 2012, segundo mostram dados compilados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das grandes e médias legendas, o PT foi a que mais perdeu candidatos em comparação com a última disputa municipal. De acordo com o TSE, o número de concorrentes petistas a prefeito minguou de 1.829, em 2012, para 992 neste ano (45,76% a menos).

Oposição lidera em Custódia– 
Em Custódia, importante município do Sertão do Moxotó, a gestão petista também é rejeitada pela população. Ali, se as eleições fossem hoje, o candidato Emanuel Freitas, o Manuca de Zé do Povo (PSD), bateria fácil o prefeito Luiz Carlos (PT) com 43% das intenções de voto ante 29% do gestor, que tenta a reeleição, uma diferença de 14 pontos percentuais, frente dificilmente revertida por causa do desgaste da administração, cuja maioria, 52%, desaprova.

Números pelo País– Em Porto Alegre, o Ibope apontou Luciana Genro, do PSOL, na frente com 23%, seguida pelo petista Raul Pont, com 18%, o que configura empate técnico também. Em Belo Horizonte, terceiro maior colégio eleitoral do País, quem lidera é o tucano João Leite, com 21%, enquanto o segundo é Alexandre Kalil, do PHS, com apenas 11%. Já em Salvador, a confirmação da grande liderança do prefeito ACM Neto (DEM), com 68% das intenções de voto ante apenas 8% de Alice Portugal, do PCdoB. Em Fortaleza, a briga está mais equilibrada: Roberto Cláudio, do PDT, aparece na liderança com 29% contra o Capitão Wagner, do PR, com 21%.

Pau a pau em Maceió–Briga boa promete também Maceió, a charmosa capital alagoana. Ali, o prefeito Rui Palmeira (PSDB), candidato à reeleição, aparece empatado, numericamente, com o seu principal adversário, Cícero Almeida (PMDB), ambos com 31%. E segundo lugar aparece o jovem deputado JHC com 11%, enquanto Paulão, do PT, tem apenas 3%. Já em Teresina, o tucano Firmino Filho lidera com 46% e em segundo lugar desponta Doutor Pessoa, do PSD, com 27%. Os números do Rio e de São Paulo serão divulgados hoje.

Um repórter nato e apaixonado–
 O jornalismo brasileiro perdeu, ontem, um dos maiores talentos que já conheci na reportagem: Geneton Moraes Neto. Com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, Geneton era um apaixonado pelo exercício da reportagem, função que ele afirmava ser a "realmente importante" no jornalismo. Pernambucano, nasceu, como gostava de enfatizar, "numa sexta-feira 13 [de julho], num beco sem saída, numa cidade pobre da América do Sul: Recife". Saiu do referido beco sem saída para ganhar o mundo fazendo jornalismo. Seus primeiros passos na profissão foram aos 13 anos de idade, escrevendo artigos amadores para o Diário de Pernambuco.

CURTAS

REFERÊNCIA– Do governador Paulo Câmara sobre Geneton Moraes Neto: "O jornalismo brasileiro fica mais pobre com a morte de Geneton. Ao longo dos anos, o pernambucano se tornou referência e inspiração para várias gerações de profissionais. E uma fonte de grandes reportagens para todos nós. Nos seus 40 anos de profissão, nunca abandonou a paixão de repórter pelas boas histórias e pelos personagens que delas fazem parte. Minha sincera homenagem a esse filho de Pernambuco, mestre do jornalismo".

MAIS MÉDICOS - A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, medida provisória que prorroga por mais três anos o programa Mais Médicos. O texto segue agora para o Senado e, para não perder a validade, precisa ser aprovado até a próxima segunda-feira (29).O programa, criado em 2013 para aumentar o número de médicos no interior do país, prevê que o prazo dos médicos estrangeiros seja renovado somente após eles passarem por um exame para revalidar o seu diploma.

Perguntar não ofende: Com o fim das Olimpíadas, Sérgio Moro retoma o processo para prender Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário