segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Da coluna de Magno Martins

Postado por Magno Martins

Começa a guerra dos números

Com a divulgação dos números do Ibope, hoje, está dado o start da neurótica fase das pesquisas eleitorais em torno da sucessão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), no Recife. A partir de agora, toda semana haverá um levantamento novo pelos mais diversos institutos de pesquisas, entre os quais Opinião, de Campina Grande (PB), em parceria com este blog. Cada pesquisa representa uma fotografia do momento da campanha.

A de hoje apontará o cenário da largada. Pelos indicativos, o Ibope tende a trazer uma boa briga entre Geraldo e o candidato do PT, ex-prefeito João Paulo, tendência de polarização, deixando numa posição de meros coadjuvantes os demais candidatos. Sabendo que as atenções se concentrarão em suas postulações, Geraldo e João deram o tom da estratégia adotada na primeira semana em que foram às ruas.

Geraldo tem feito, com números, comparações entre a sua gestão de quatro anos ante os 12 anos do PT – oito de João Paulo e quatro de João da Costa. No primeiro ato, terça-feira passada, disse que havia tirado o Recife do fundo do poço, posto pelo descalabro das gestões petistas. Em termos de aplicação de recursos, afirmou que investiu três vezes mais do que a era PT, citando obras vitrines da sua gestão, como o Compaz, a Via Mangue e o Hospital da Mulher, além de um conjunto de upinhas.

João Paulo bate na tecla de que a periferia está abandonada, nada foi feito nos morros e que há uma grande deficiência na área social. E diz que deseja voltar para “cuidar melhor das pessoas”, bordão da sua passagem pela Prefeitura. Foi por isso mesmo que deu a largada da sua campanha pelo bairro de Brasília Teimosa, marcado em sua gestão pela retirada das palafitas numa parceria com o Governo Federal.

Pesquisa eleitoral influencia eleição? Há muitas controvérsias, mas o fato é que o eleitor distante do dia a dia da política, fora do universo restrito do chamado voto de opinião, se deixa levar mesmo pela onda daquele com mais chances de ganhar o pleito. O certo, entretanto, é que as pesquisas apontam tendências e isso somente se solidificará com duas semanas após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, marcado para a próxima sexta-feira.

BREVE E INÉDITA– Sob as regras da minirreforma politica aprovada pelo Congresso no ano passado, as eleições municipais ainda não despertaram a atenção do eleitorado, que reage friamente aos primeiros eventos. É bom lembrar que a campanha, diferente das anteriores, foi reduzida à metade o financiamento ficou limitado a uma fração dos gastos correspondentes a 2012. Também estão vetadas doações de empresas, o que, a pretexto de combater a corrupção, poderá resultar em mais, e não menos, caixa dois. Teremos uma campanha breve e inédita.

PSL banca Daniel–
 Nos bastidores, o que se ouve é que o candidato do PSDB a prefeito do Recife, Daniel Coelho, teria fechado um acordo com o PSL, do empresário Luciano Bivar, que indicou o filho Sérgio Bivar para vice, unicamente com a intenção de rechear o caixa da sua campanha, via fundo partidário. O acerto teria ficado em R$ 3,5 milhões. Com o andar da campanha, isso será fácil de comprovar, mas já existem indicativos: na primeira prestação de contas do tucano à justiça eleitoral, disponível no site do TSE, o PSL fez uma doação de R$ 1 milhão.

Os direitos dela– Cassada, Dilma deverá dispor de um avião da FAB para se deslocar para Porto Alegre. Como outros ex-presidentes, terá direito a utilizar os serviços de oito servidores públicos: quatro para atividades de segurança e apoio pessoal, dois motoristas e outros dois assessores. Nas últimas semanas, a petista já levou para sua casa particular objetos pessoais, como livros e roupas. Os livros ocupam a maior parte do conjunto de seus pertences e a petista pretende levar consigo sua biblioteca inteira. Com a decisão do impeachment, o presidente interino, Michel Temer, pretende exonerar no dia seguinte os cerca de 20 assessores que prestam auxílio a ela no Palácio da Alvorada desde que ela foi afastada, em maio.

Patriota se inclina por Ednaldo– Excluído do processo eleitoral em Petrolina pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o deputado Gonzaga Patriota tem repetido que não votará em nenhum dos candidatos a prefeito. Mas deixou escapar uma frase que pode rever sua decisão quando disse que se fosse votar optaria por alguém que já votou nele. Entre os postulantes ao Governo no maior colégio eleitoral do Sertão o único que votou em Patriota foi Ednaldo Lima, candidato do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Em 2008, quando o socialista disputou a eleição de prefeito, Ednaldo integrou sua coligação como candidato a vereador.

A reforma de Meirelles–
 Na entrevista que concedeu às páginas amarelas de Veja, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, desfaz especulações de que, dando certa a sua receita para tirar o País do fundo do poço, poderia disputar à Presidência da República. Reafirma seu principal desafio de provocar a primeira profunda reforma na Constituição de 1988 com medidas duras, entre elas a criação do teto para os gastos públicos e novas regras para as aposentadorias. “Chegou o momento de enfrentarmos a questão fiscal a sério”, diz.

CURTAS

NA LISTA– Em Gravatá, o candidato a prefeito pelo PSB, João Paulo, comemorou a nova lista dos considerados fichas sujas, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que, segundo ele, mantém o nome do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) entre os inelegíveis. “O cerco se fechou, a população não vai votar num candidato que não pode assumir”, diz Fernando Resende (PR), candidato a vice na chapa de João Paulo.

BOA IMPRESSÃO– Primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Diogo Moraes (PSB) diz que ficou impressionado com os atos que marcaram a largada das campanhas do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), que disputa a reeleição, e da também tucana Lucinha Pereira, candidata à prefeita de Toritama. “Presenciei um mar de gente, em ambas”, afirmou.

Perguntar não ofende: Quem vai largar na frente no Recife na pesquisa do Ibope a ser divulgada hoje pela TV-Globo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário