quarta-feira, 27 de julho de 2016

Da Coluna de Inaldo Sampaio


PTB define palanques no Recife, Jaboatão e Olinda
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Principal líder de oposição ao governo Paulo Câmara, o senador Armando Monteiro já definiu seus candidatos a prefeito nos três maiores colégios eleitorais do Estado. Marchará em Recife com João Paulo (PT), em Jaboatão com Anderson Ferreira (PR) e em Olinda com Teresa Leitão (PT). Esses três municípios são emblemáticos porque reúnem aproximadamente dois milhões de eleitores. Suas campanhas costumam influenciar cidades vizinhas, com reflexos também no interior. A coligação do Recife será a mesma de Olinda, mas a de Jaboatão é diferente. Todos os partidos que apóiam João Paulo/Teresa Leitão estão no campo de oposição ao governo estadual, mas os que apóiam Anderson Ferreira estão divididos. Alguns são da base governista, a começar pelo próprio partido do candidato. Já o governador Paulo Câmara tem seu candidato no Recife (Geraldo Júlio) e em Jaboatão (Heraldo Selva), mas em Olinda está em cima do muro.

Os municípios do Recife, Jaboatão e Olinda reúnem aproximadamente dois milhões de eleitores

A vitória do pragmatismo

Temendo risco de derrota, que seria inevitável se permanecessem brigados, a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), fez as pazes com o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD). Ele indicou o candidato a prefeito (Obadias Novaes, do PSD) e ela a candidata a vice (Isabella Maniçoba, do PSB). O ex-prefeito e candidato da oposição, Ricardo Ferraz (PRP), apostava nessa divisão para avançar.

Rebelião – Assim que Antonio Campos (PSB) anunciou ontem que seu vice em Olinda será a evangélica Conceição Silva, casada com o vereador Algério (PSB), parte das forças que o apóiam se rebelaram. A rebelião é comandada pelo vereador Arlindo Siqueira (PSL) e mais três partidos: PMN, PRONA e PMB.

Erro – Foi dito anteontem nesta coluna que o pré-candidato do PV a prefeito do Recife, Carlos Augusto Costa, era funcionário do BNDES, mas está errado. Ele é servidor da Fundação Getúlio Vargas.

Maldade – Do ex-prefeito Tota Barreto (Lagoa do Carro): “O governo de Eduardo Campos tinha um líder e comando único. No de Paulo Câmara muita gente apita, e quem menos manda é o governador”.

União – A união de Demóstenes Meira (PTB) com Nadegi Queiroz (PSDC) em Camaragibe não assusta o prefeito Jorge Alexandre (PSDB), que promete uma “convenção de arromba” no dia 31.

Clássico – Carpina tem quatro candidatos competitivos nessas eleições: o prefeito Carlinhos do Moinho (PSB), o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB), o deputado Manoel Botafogo (PDT) e Júnior Botafogo (PSD). Caso o prefeito não vire o jogo nos próximos dois meses, a disputa tende a polarizar entre Lapa e Manoel.

Recusa – O PSB está desesperado em Garanhuns em busca de um candidato para enfrentar o prefeito Izaías Régis (PTB). Dos nomes convidados até agora, nenhum topou. Os últimos foram o advogado Ivo Amaral Júnior (PSB) e o vereador Sivaldo Albino (PPS). Garanhuns é a maior cidade do Agreste Meridional.
Mário José.

Desprendimento – O prefeito de Itapetim Arquimedes Machado (PSB) decidiu não concorrer à reeleição. Passou a bola para o antecessor, Adelmo Moura, ex-assessor da Casa Civil do governo estadual. O gesto de desprendimento surpreendeu o próprio Adelmo, já que o prefeito está concluindo o mandato muito bem avaliado. A oposição tem dois candidatos, ambos advogados: Mário José (DEM) e Anderson Lopes (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário