segunda-feira, 27 de junho de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio


Destino de Lula nas mãos do juiz Moro
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 27 de junho

O juiz Sérgio Moro já mostrou que é corajoso ao determinar a prisão de influentes políticos do PT e dos dirigentes das empreiteiras mais poderosas do país. Isso fez dele uma das personalidades mais conhecidas e respeitadas da República. Agora, encontra-se sob sua responsabilidade decidir se prende ou não o ex-presidente Lula por suposta corrupção passiva, tráfico de influência e ocultação de patrimônio. Trata-se de uma questão explosiva, embora nas democracias todos sejam iguais perante a lei. Quem erra, tem que pagar pelos seus erros. Em todo caso, Lula não é um político qualquer. É um ex-presidente da República, que se tornou mundialmente conhecido por sua fascinante história política. O juiz tem dado a entender que a prisão dele seria o coroamento da Lava Jato, mas avalia também as consequências desse ato.

Embora nas democracias todos sejam iguais perante a lei, o ex-presidente Lula não é um político qualquer

A todo vapor

A advogada Izabel Urquiza (PSDB) nega desaceleração de sua candidatura à sucessão do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), em Olinda. Garante que a candidatura está nas ruas e que tem sido muito bem recebida em todos os bairros que visita. “Talvez neste momento de pré-campanha outras candidaturas tenham que ser mais agressivas porque não possuem capital político consolidado”, diz ela.

Tese – Virou livro a tese de mestrado “Abuso de poder, igualdade e eleição – O Direito Eleitoral em perspectiva” que o advogado Felipe Ferreira Lima defendeu na Universidade de Lisboa. O lançamento será hoje à noite (18h) na Arcádia da Rua do Futuro. O autor é sobrinho-neto do ex-deputado Egídio Ferreira Lima.

Fiscal – Leitor da coluna sugere ao prefeito Júnior Matuto (Paulista) que faça uma visita à Rua Rui Barbosa (Janga), com celular no bolso, para ordenar à Secretaria de Serviços Públicos que tape a buraqueira que existe lá.

Aplauso – O cantor e compositor Flávio Leandro aproveitou o show que fez no São João de Petrolina para prestar uma homenagem ao ex-deputado Osvaldo Coelho (morto em 2015), de quem se declarou fã.

Mapa – O secretário Antônio Figueira (Casa Civil) está comandando pessoalmente as costuras políticas no PSB visando às próximas eleições, dando a entender que o projeto de disputar o Senado em 2018 está de pé.

Pacto – Chama-se “Pacto por um Ceará pacífico” o principal programa antiviolência do governador Camilo Santana (PT), inspirado no “Pacto pela vida” do governo Eduardo Campos. Santana dá especial atenção a este projeto porque Fortaleza em 2015 foi apontada pela ONU como a capital mais violenta do Brasil.

Cidadania – O empresário cearense Ives Dias Branco, que morreu sexta passada, em SP, vítima de complicações cardíacas, tinha o título de cidadão pernambucano (projeto do deputado Antonio Moraes) e de cidadão recifense (projeto do então vereador Sérgio Magalhães). O corpo foi cremado na capital paulista.

São João – O prefeito Júlio Lossio (PMDB) nega que o custo do São João de Petrolina tenha sido superior ao de Caruaru, apesar da grandiosidade do evento. Diz ter montado “a melhor grade” de atrações do Brasil, com presença média de 75 mil pessoas/dia, que as contratações foram feitas sem intermediários e que artistas como Wesley Safadão, Aviões do Forró e Bell Marques receberam cachês inferiores aos que foram pagos por Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário