sexta-feira, 27 de maio de 2016

Na crise, meta ambiciosa e foco na Educação


Publicado por Branca Alves

Por Renata Bezerra de Melo
Da Coluna Folha Política

Independente das turbulências pelas quais passa o País na política e da crise econômica, a meta da gestão Paulo Câmara para a área de Educação é ambiciosa: chegar ao fim do governo, apresentando a melhor educação pública do Brasil. Se há contingenciamento em várias áreas, a Educação é a pasta que contabiliza, hoje, mais obras no Estado. Para o mês de junho, está previsto lançamento de novo projeto que deve representar um passo a mais na caminhada rumo ao primeiro lugar no ranking do Ideb, referente ao Ensino Médio. Hoje, o Estado ocupa a quarta colocação. O governo está montando times para fazer um piloto com algumas prefeituras, visando a uma expansão posterior. A lógica da iniciativa é ajudar municípios a incrementar o resultado da Educação nas redes municipais para melhorar, consequentemente, os índices no Estado. “Os municípios já foram selecionados”, adianta Paulo Câmara à coluna. E detalha: “A gente está com trabalho forte agora, buscando uma integração maior com os municípios. Essa integração ensino fundamental/ensino médio é adequada, porque os alunos têm que chegar cada vez melhores no ensino fundamental para que o ensino médio possa crescer da forma como a gente quer que cresça”. Em 2007, Pernambuco figurava na 21ª posição no ranking do Ideb, chegou à 4ª e tem, até, 2018, para subir ao primeiro lugar das 27 unidades da federação. Em razão disso, na mudança recente, realizada, em seu primeiro escalão, o governador não cogitou trocar de função o secretário da Educação, Fred Amâncio.

Municípios já foram selecionados para piloto


(Foto: Aluisio Moreira/Divulgação)

Negócios à parte
A despeito de o Democratas, partido do ministro da Educação, Mendonça Filho, ter saído, recentemente, da gestão estadual por iniciativa do governador Paulo Câmara, ele mesmo aconselhou seu secretário, Fred Amâncio, a comparecer à posse de Mendonça. “Fui à cerimônia de posse. Inclusive, o governador recomendou: `Vá Fred!`”, registra o auxiliar.

Certeza > O secretário ainda não teve audiência com o ministro. Conversaram um pouco na solenidade, em Brasília. “Mas não tenho nenhuma dúvida de que a gente vai sempre ter bom acesso ao Ministério da Educação”, observa Fred, definindo Mendonça Filho como uma “pessoa séria”.

Recursos 1 > Fred, entretanto, registra que mais “estratégico” para o Estado do que o Ministério é o nome que comandará o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Como funciona? “Todo recurso circula pelo FNDE, que tem um conjunto de regras técnicas e uma série de burocracia interna. Funciona até em outro prédio, é quase que autônomo em relação ao ministério”, explica o secretário.

Recursos 2 > Ainda não ficou decidido quem comandará o fundo, que é responsável por liberar recursos das escolas técnicas, por exemplo. Do ano passado para cá, Paulo Câmara inaugurou sete escolas técnicas. Hoje, inaugura mais uma, em São Lourenço da Mata.

Sinais > Secretário de Agricultura, Nilton Mota foi mantido, por Paulo Câmara, em seu primeiro escalão, a despeito da reformulação formalizada ontem. Já Ana Célia Farias, outro nome que figura como pré-candidata a prefeita de Surubim, deixou o comando da Secretaria de Assistência Social – executiva da pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – já faz alguns dias.

Páreo > Além de Nilton Mota e Ana Célia Farias, figuram como pré-candidatos na cidade ainda: Fabrício Brito, atual presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Barbosa, vice-prefeito e o próprio prefeito, Túlio Vieira, que concorre à reeleição.

Bastidor > Antes da posse dos secretários, Paulo Câmara recebeu o deputado Romário Dias com quem conversou, por mais de uma hora, sobre a política dos municípios pernambucanos. Também levou demandas de Correntes, João Alfredo, Lagoa do Ouro, Paudalho e Serrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário