sábado, 7 de maio de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio


FBC  arquivo deste blog.


Apoio a Temer divide o PSB de Pernambuco
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 7 de maio

O senador Fernando Bezerra se articula dentro do PSB para indicar o filho, Fernandinho, para o Ministério da Integração

O PSB reunirá sua direção na próxima terça-feira para decidir se participa ou não do futuro governo Michel Temer. A lógica indica participação por ter apoiado o impeachment de Dilma Rousseff. No entanto, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio defendem o apoio, “sem cargos”, ainda que não expliquem publicamente o significado desta tese. Soube-se ontem, todavia, o verdadeiro motivo pelo qual essa dupla de Pernambuco não quer o partido dentro do governo. É que Temer reuniu-se recentemente com o presidente Carlos Siqueira e os líderes na Câmara (Fernando Filho) e no Senado (Antônio Carlos Valadares) e prometeu-lhes uma pasta para o partido. O senador Fernando Bezerra, que também participou da audiência, pleiteia o Ministério da Integração e sugere o nome do filho para ocupá-lo. Mas o governador e o prefeito não endossam essa indicação temendo que o senador se fortaleça para as eleições de 2018.

Vácuo – Erram Paulo Câmara e Geraldo Júlio ao insistirem que o PSB deve apoiar o governo Temer, “sem cargos”. Se o objetivo da dupla é não permitir que o senador Fernando Bezerra “crie asas”, deveria “bancar” outro nome no partido e apresentá-lo ao vice-presidente. Câmara é o maior nome do PSB, na atualidade. Mas está deixando um vácuo no partido que o senador poderá preencher.

Tributo – Entidades de defesa dos direitos humanos promoverão hoje à noite no Teatro de Santa Isabel um concerto para reverenciar a memória do estudante de Medicina Manoel Lisboa, preso por sua militância política em 64 e assassinado, mediante tortura, nas dependências do DOI-CODI (Recife).

Ausência – Por não ter sido sequer avisado de que Dilma Rousseff estaria ontem em Cabrobó, o prefeito Auricélio Torres (PSB) não pôs os pés no palanque. “Só vou a locais onde sou convidado”, disse ele.

Sucessão – Eduardo Cunha e sua “tropa de choque” estão definindo o nome que irá sucedê-lo na presidência da Câmara Federal. Rogério Rosso (PSD-DF), que presidiu a comissão especial do impeachment, é o favorito.

Presença – O prefeito de São Lourenço, Gino Albanez (PSB), mantém a rotina a que se impôs desde os tempos em que era secretário do antecessor Ettore Labanca. Chega religiosamente à prefeitura às 7h30 da manhã.

Acordo – O deputado João Fernando Coutinho ainda não arquivou o projeto de disputar pelo PSB a prefeitura de Jaboatão. Admite que o partido está conversando com o prefeito Elias Gomes (PSDB), mas aguarda a orientação de Paulo Câmara para saber o que fará no 2º maior colégio eleitoral do Estado.

Festival – No festival de besteiras que assola o país, dois foram os destaque da semana: a promessa de José Eduardo Cardozo (OGU) de requerer à Justiça a anulação do processo de impeachment e a declaração de Eduardo Cunha de que recorrerá ao STF contra decisão unânime da Corte de suspender o seu mandato.

Projeto – Kaio Maniçoba (PMDB) propôs na Câmara Federal a criação da Universidade Federal do Sertão, que teria sede em Serra Talhada. Osvaldo Coelho, de saudosa memória, lutou durante mais de 40 anos pela criação da Univasf (Petrolina-Juazeiro) e mesmo assim só conseguiu no último dia do mandato do então presidente FHC, graças à providencial ajuda do vice-presidente Marco Maciel.
  
FBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário