segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Bate-Papo com Aragãozinho



Política

Garoto, que aprendeu a dirigir cedo, já participava da campanha de Gaudêncio Feitosa, em 1967, na condução de um jipe com uma difusora, pelas poucas ruas da cidade. O pleito foi vencido por Padre Zuzinha. “Eu só não participava das decisões. Mas ficava curioso vendo aqueles homens entrando e saindo lá de casa”, relembra.

Sem nunca ter sido candidato a nenhum cargo eletivo, até então, recebe uma ligação em meados de 1992, onde lhe informavam que seria o candidato. “Estava em Campinas, no interior de São Paulo, e me ligaram dizendo que já tinham feito uma reunião e eu seria o melhor nome para disputar. Voltei de viagem sem conseguir dormir, ainda não estava assimilando bem essa história”, diz.

Sem saber que era filiado ao Partido Socialista Brasileiro, sai como candidato a prefeito, tendo na vice José Augusto Maia, contra Salete Jordão. “Eu nem sabia que era filiado. Eu não queria. Dionelma certa vez chegou com uns papeis para assinar e nem sabia que era a filiação”, conta.

Campanha

Seu primeiro discurso como candidato aconteceu na Rua Lázaro Davi Monteiro. Aquela que seria primeira rua calçada após sua vitória nas urnas. A campanha foi uma das primeiras a ter uma estrutura de marketing, com assessores contratados para dar dicas de posturas, falas e gestos.

Com o decorrer da campanha, Ará tinha certeza da vitória. Mais que o povo nas ruas, era balizado por pesquisas que constantemente tinha em mãos. “De 15 em 15 dias tínhamos uma pesquisa. A primeira já mostrou a gente com uma frente. Isso deu animação. Mas isso era pra um grupo fechado, trabalhamos dessa forma”, relembra.

Gestão

A vitória aconteceu com uma diferença de 903 votos. Era hora de comandar os destinos da cidade pelos próximos quatro anos... “Naquela época era uma dificuldade incrível. E montar a máquina num período de grande seca que tivemos, como a de 1993, foi muito pior”, conta.




Deixando o vice

Para piorar, após uma viagem de 20 dias realizada a Israel, muita coisa foi modificada pelo seu vice-prefeito José Augusto Maia, que comprometeu o término do governo.

“Primeiro ele nomeou os concursados, sem a minha presença. Detalhe: foi o primeiro concurso público que essa cidade teve. Ele nomeou e deu 20% de aumento salarial para todos os funcionários”, lembra e faz uma crítica logo em seguida. “Zé foi prefeito durante 8 anos, pergunte a ele quanto deu de aumento durante esse tempo”.

O governo de Aragãozinho findou de forma desgastante. E após os quatro anos de gestão ele abandou as disputas eleitorais. “Faltou experiência. Depois fui lutar pela minha família e começar de novo. Não me arrependo, gosto de política, mas às vezes muitas pessoas não gostam das minhas posições”, finaliza.

Jogo Rápido

Raymundo Francelino Aragão – Meu pai, meu amigo...É o meu Céu.
Fernando Aragão – Meu compadre, louco para ser prefeito de Santa Cruz e será, se Deus quiser.
Miguel Arraes de Alencar - Para mim não foi bom um governador.
Oseas Moraes – Meu amigo, gente boa.
Toinho do Pará - Boa pessoa. Foi o vereador que dei mais prestígio durante o governo.
Edson Vieira – Primo, amigo, só não votei nele... Tá administrando Santa Cruz com dificuldade
Diogo Moraes – Meu amigo e nos damos muito bem.
José Augusto Maia - Gente boa, tranquilo. Não tenho adversidade com ele, cada um tem seu ponto de vista.
Helinho Aragão – Meu sobrinho, afilhado e amigo. Um dos meus amores.
Santa Cruz do Capibaribe – Tudo na minha vida. Sou muito grato a Santa Cruz do Capibaribe. Minha terra, a terra que me pai libertou.

Do Direto ao Ponto

Aniversariante do dia

Nossos parabéns e nossas homenagens para o amigo Haroldo Brito que completa idade nova nesta data.

PSD faz novas filiações em Lajedo



O prefeito Rossine e o vice-prefeito Ramos reuniram a população, líderes políticos de Lajedo e líderes do PSD para realizar novas filiações. A Comissão partidária foi formada no salão de festas Resplendor neste domingo (30) de manhã e contou com a presença em grande número de adeptos e simpatizantes do Partido Social Democrático.

A mesa foi composta pelos vereadores, a presidente municipal do partido Neide Félix, o presidente estadual do PSD André de Paula, o deputado estadual Joaquim Lira, Rossine Blésmany e o vice-prefeito Ramos Vilela. Todos juntos com a população presente assistiram uma apresentação dos trabalhos realizados em obras, saúde e educação pela gestão do PSD no município.

Logo em seguida, deu-se início ao processo de filiação dos novos integrantes e foi estabelecida a criação do PSD Jovem e o PSD Mulher. Na ocasião, os laços foram firmados e chamada a atenção para participação popular na vida do partido.

Em seu discurso, o Secretário das Cidades e Presidente Estadual do PSD André de Paula ressaltou a importância do compromisso popular para o partido, assegurando o desempenho da gestão municipal em benefício do município, atestando e reforçando a figura política que tem sido e é o prefeito Rossine Blésmany. O prefeito, por sua vez em sua fala, embasado no que foi mostrado em vídeo e reconhecido pelo público em geral, diariamente, mostrou o avanço no qual Lajedo vem obtendo há 3 anos nas principais áreas que impulsionam o desenvolvimento trazendo o município como destaque de referência na região do Agreste Meridional. (Texto: Larissa Cordeiro).

Aniversariante do dia

Nossos parabéns para Heitor Leal que faz idade nova nesta data.

Aniversariante do dia

Nossos parabéns para Rhayanne Thamires que faz aniversário nesta data.




Frase do dia

 
Agora, a mim me parece que é difícil qualquer pessoa que estava em posição de responsabilidade dizer que desconhecia essas práticas. (...) E nós estamos falando só da Petrobras, agora recentemente começamos a falar da Eletrobras. Isso é extremamente preocupante. Agora, se ninguém sabe e ninguém viu, precisa ir ao oculista, além de outros sentidos que podem estar perdidos por aí

Gilmar Mendes, ministro do STF

Charge do dia


Golpe de mestra!
 


Josias de Souza



– Charge do Paixão, via 'Gazeta do Povo'.

Alessandra Vieira comenta sucesso de mais uma edição do ‘Prefeitura nos Bairros’



A secretária de Ação Social de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira, usou seu perfil no Facebook para comentar o sucesso de mais uma edição do programa ‘Prefeitura nos Bairros’, ocorrido durante toda a semana no bairro Jaçançã e que teve como ponto alto uma vasta programação festiva executada ao longo de todo esta último sábado.


“Estou muito feliz em mais uma edição do Prefeitura nos Bairros. Fico muito grata à comunidade do Jaçanã que recebeu as equipes de servidores da Prefeitura Municipal ao longo dessa semana. Todas as secretarias unidas puderam oferecer ações como multirão de limpeza, palestras, serviços de estética e cabelos, bazar solidário, balcão de informações, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento, além de serviços de saúde e o Zumba nos Bairros”, disse Alessadra em seu Facebook.


“Ao lado do prefeito Edson Vieira agradeço a todos os secretários e servidores municipais que colaboraram com o Prefeitura nos Bairros, assim como aos parceiros como o grupo de jovem da igreja católica e a Karla Cabelos que colaboram com a realização do projeto. A cidade continua avançando rumo à uma cidade melhor para todos”, finalizou a secretaria. Postado por Blog do César Mello

A um ano da eleição, PTB confirma nomes de 7 pré-candidatos a prefeito na RMR


O PTB, principal partido de oposição ao PSB no Estado, confirmou o nome de sete pré-candidatos a prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR)

Carolina Albuquerque

Severino Ramos e Armando Monteiro em dia de novas filiações
Alexandre Albuquerque/Divulgação

O PTB, principal partido de oposição ao PSB no Estado, confirmou o nome de sete pré-candidatos a prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a presença do ministro das Indústrias e senador licenciado, Armando Monteiro Neto (PTB), o partido fez novos filiados no sábado (29) e referendou o nome de outros correligionários que estão de olho na cadeira de prefeito.

Em Ipojuca, o nome do PTB para a eleição de 2016 é o de Romero Sales. Nas eleições de 2012, ele ficou em segundo lugar na disputa para a prefeitura por uma diferença de apenas 215 votos. Em Moreno, quem vai entrar na disputa com o atual prefeito Dilsinho (PSB) será Vavá Rufino (PTB). Também filiado ao PTB, o ex-deputado estadual Severino Ramos enfrentará em 2016 o atual prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB). Em Igarassu, o atual prefeito Mário Ricardo (PTB) disputará a reeleição e, em Itamaracá, o prefeito Paulo Batista (PTB) também tentará o segundo mandato.

O PTB ganhou mais dois pré-candidatos a prefeito na RMR, que assinaram a ficha de filiação no sábado. Demóstenes Meira, que faz oposição na cidade de Camaragibe, é o nome colocado pelo novo partido para entrar na corrida eleitoral majoritária contra Jorge Alexandre (PSDB). Outro nome é o de Bruno Pereira, que vem de uma família tradicional na política de São Lourenço da Mata (o pai e avô já foram prefeitos). Ele deverá enfrentar o sucessor de Ettore Labanca (PSB), que renunciou recentemente a prefeitura para assumir a presidência da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Além deles, também se filiou ao PTB o ex-prefeito de Carpina Joaquim Lapa.

DEM: "PT jogou o país na pior recessão em 25 anos"

Fiat lança chave de carro com bafômetro


Postado Por Tatiana Sotero

O caderno Vrum de hoje conta uma novidade que vai agradar os motoristas da cidade. A Fiat pretende lançar no próximo ano uma chave de carro bem inusitada. Ela vem com um minibafômetro acoplado, que detecta em um segundo se o condutor ingeriu álcool ou não. Se der positivo, a chave simplesmente não abre. Gostou da notícia? Então veja mais detalhes no www.pernambuco.com/vrum


Crédito: Fiat/ Divulgação

Impasse fiscal exige acordo político


 

"O recuo da CPMF foi correto pois, diante do furor das reações, o governo estaria apenas cavando mais uma derrota política no Congresso. Mas sem os estimados R$ 80 bilhões que o tributo garantiria, não há como apresentar uma proposta sem déficit", diz a colunista Tereza Cruvinel, que prevê como consequência a perda do grau de investimento; segundo ela, "num país de elites responsáveis, teria chegado a hora do entendimento"; Tereza argumenta que caberá ao Congresso encontrar uma solução para o rombo fiscal; "Politicamente seria muito ruim para o governo entregar o abacaxi para o Congresso descascar mas talvez possa vir por este caminho a construção de uma saída fiscal, quem sabe em torno da própria CPMF"

Capacidade de Levy de evitar o pior se esgotou


Josias de Souza




Ninguém diz em público, talvez para evitar que os receios virem pânico. Mas dissipou-se a presunção de que a presença de Joaquim Levy na Esplanada restauraria a confiança na economia brasileira, estilhaçada sob Dilma Rousseff graças à combinação de três flagelos: gastos públicos desmedidos, negligência com o controle da inflação e malabarismos contábeis. A capacidade do ministro da Fazenda de evitar o desastre se esgotou.

Ironicamente, um dos feitos de Levy nos seus oito meses à frente da Fazenda —a desmontagem da usina de fantasias— tornou mais visível o malogro dos planos do ministro. Sem força política para ressuscitar a CPMF e rendido ao realismo fiscal, o governo envia nesta segunda-feira ao Congresso o projeto de lei do Orçamento para 2016 com um déficit. O buraco nas contas é uma evidência material do insucesso dos planos de Levy.

Ao chegar, vindo da diretoria do Bradesco, Levy fixara uma meta de superávit fiscal. O governo pouparia 1,13% do PIB para amortizar os juros de sua dívida. A estagnação da economia levou à queda na arrecadação de impostos, que forçou a revisão da meta de Levy para algo próximo de zero: 0,15% do PIB. Hoje, o governo já trabalha com a perspectiva de não conseguir entregar nem esse resultado mixuruca. Estima-se que 2015, a exemplo de 2014, fechará no vermelho. Verifica-se agora que também 2016 pode fechar com déficit.

A primeira consequência prática da sucessão de buracos é a elevação da dívida bruta do governo como proporção do PIB. Esse indicador mede a capacidade de solvência do país. O segundo desdobramento é a elevação do risco de o Brasil ser rebaixado para o grupo de caloteiros na avaliação das agências de classificação de risco. Se perder o status de “grau de investimento”, o Brasil afugentará investidores. E as empresas brasileiras perderão o acesso ao crédito barato nos mercados internacionais —riscos maiores, juros mais salgados.

Dá-se de barato no governo que a agência americana Standard & Poor’s, que recentemente reduziu a avaliação do Brasil para negativa, deve rebaixar a nota do país em 2016. Outras duas agências que conferem ao país o ‘grau de investimento’, a Moody’s e a Fitch, submetem a nota a um processo de reavaliação.

Nos debates internos, autoridades do governo reconhecem que, para evitar o pior, seria necessário aprovar ainda em 2015 um ambicioso pacote de reformas. Coisas antipáticas. Por exemplo: o endurecimento das regras para a concessão de aposentadorias do INSS. O diabo é que Dilma não exibe musculatura política para se impor no Congresso. A boa vontade dos congressistas diminui na proporção direta do avanço da taxa de impopularidade da presidente e das investigações da Lava Jato.

Simultanemente, Levy sugere uma revisão de todos os programas do governo, inclusive os sociais. Coisa destinada a racionalizar os gastos, eliminando sobreposições e preparando o terreno para cortes draconianos nas despesas federais. A questão é que Dilma só parece disposta a levar a austeridade fiscal até certo ponto. O ponto de interrogação. Uma dúvida puxa a outra: Qual é o prazo de validade de Joaquim Levy?

Dilma decide enviar Orçamento de 2016 com previsão de deficit

Da Folhapress

O governo decidiu neste domingo (30) encaminhar sua proposta de Orçamento da União de 2016 com uma previsão de déficit primário ao Congresso depois de desistir de recriar a CPMF, o chamado imposto do cheque. Sem os recursos do tributo, o governo optou por enviar um “orçamento realista e transparente”, sem receitas garantidas e que poderiam não vingar.

A decisão foi informada pela própria presidente Dilma Rousseff a líderes aliados, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Um assessor disse à Folhapress que, para evitar reações negativas do mercado, o governo vai anunciar que deve enviar ainda neste ano propostas de reformas estruturantes, como na Previdência Social, para melhorar as contas públicas.
Segundo este auxiliar, o governo preferiu não enviar um orçamento com receitas ainda não seguras.

“O mercado faria as contas e diria que o orçamento, na verdade, tem déficit. Como a presidente decidiu, em seu segundo mandato, primar pela transparência, optamos pelo deficit”, afirmou o assessor.

MAIS ENDIVIDAMENTO
Sem os recursos do imposto do cheque, o governo optou por deixar explícito que não terá como economizar o suficiente para pagar os juros da dívida pública e será obrigado a se endividar ainda mais para bancar suas despesas no próximo ano.

Em vez de um superavit primário de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) para todo setor público, sendo 0,55% apenas do Executivo federal, o governo vai reconhecer que fechará 2016 com um deficit.

O número estava fechado na noite de sábado (29) e ainda passará por uma última análise nesta segunda-feira (31), quando a proposta será enviada ao Congresso.

Um dos principais interlocutores do empresariado e da equipe econômica no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse neste domingo que defendia o envio da proposta de Orçamento de 2016 com uma previsão de déficit primário, mostrando a realidade atual das contas públicas.

“O governo tem de enviar um orçamento real, reconhecendo os problemas fiscais do setor público”, afirmou o senador peemedebista, acrescentando que o reconhecimento do problema vai levar a uma discussão dentro do Congresso para superá-lo.

CPMF
A proposta de resgate da CPMF que foi encaminhada na semana passada pela equipe econômica ao Palácio do Planalto previa uma alíquota de 0,38% do chamado “imposto do cheque”.

A presidente Dilma Rousseff estava analisando a conveniência de se propor a medida de elevação de tributo. Organizações ligadas ao comércio e à indústria criticaram a possibilidade, chamando-a de “loucura”, “retrocesso” e “absurdo”.

A alíquota apresentada ao Palácio é a mesma que vigorou até 2007, quando a CPMF foi suspensa pelo Legislativo.

domingo, 30 de agosto de 2015

Pior do que está, fica


Postado por Magno Martins

 
Carlos Brickmann

Que Tiririca, que nada! Com ele, pior do que está não fica. Com Dilma, pode ficar: é de seu Governo a ideia de jerica de recriar a CPMF, com o nome-fantasia de CIS, Contribuição Interfederativa da Saúde, e a mesma alíquota de quando foi extinta sob aplausos gerais: 0,38%.

A tal CIS é tão ruim que conseguiu o apoio do governador paulista Geraldo "Chuchu" Alckmin, tucano de bico fininho e comprido que só desce do muro para ficar do lado errado. Alckmin acha que parte da arrecadação será repassada aos Estados. O ministro Adib Jatene achava que o imposto iria para a Saúde. Mas Jatene não sabia como as coisas funcionavam.

Dilma está presa por três fenômenos que convergem para enfraquecê-la: a crise econômica, a Operação Lava-Jato e o esfarelamento de sua base no Congresso. Dilma tem grande participação nos três fenômenos: ampliou as despesas do Governo Federal como se a arrecadação fosse inesgotável, não viu o que ocorria debaixo de seus olhos na Petrobras - cujo Conselho de Administração presidiu -, hostilizou o maior partido aliado, o PMDB, estimulando o ministro Gilberto Kassab a esvaziá-lo com uma nova legenda, o PL (e espalhou o segredo, impedindo a articulação).

Jamais honrou compromissos com os parlamentares e jogou-se numa batalha perdida pela Presidência da Câmara. Tem Aloízio Mercadante e José Eduardo Cardozo como núcleo duro político.

Programa mostrará os bastidores da Câmara de Santa Cruz




BASTIDORES estreará dia 3 de setembro

Este blogueiro estreia dia 3 de setembro o programa BASTIDORES, através da rádio IGM FM (88, FM), todas as quintas feiras durante a realização das reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

O programa marca a volta da IGM FM a cobertura política das reuniões da Casa de Lei do município.

O diferencial do programa é que enquanto a reunião acontece normalmente, Marcondes Moreno contará os acontecimentos dos Bastidores, com participação de convidados e formação de mesa redonda.

Os fatos políticos do momento, serão destaques no BASTIDORES, além dos projetos importantes e os temas polêmicos gerados ao vivo das 14hs às 16hs, pela 88,9 FM.



O fim da Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte


Conhecida como a “Dália da Serra”, rica em belezas naturais e famosa pela prática de esportes radicais, Taquaritinga do Norte viveu tempos de glória quando passou a fazer parte do 'Circuito do Frio'. Grandes atrações nacionais como Roupa Nova, Exaltasamba, Wando, Paulo Ricardo, Vanessa da Mata, Jorge Aragão, Emílio Santiago, Alcione, Fafá de Belém, José Augusto, Reginaldo Rossi, Capim Cubano entre outros passaram pelo palco da Festa das Dálias. Taquaritinga se transformava, todo mês de agosto, na cidade Frio no Agreste Setentrional, recebendo milhares de visitantes e aquecendo o Turismo local.



Foto: Costa Neto

Apontado pela Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) como um programa que cumpre a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores, costumes, etc, o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) foi abortado este ano nas cidades de Pesqueira, Gravatá, Taquaritinga do Norte e Exu, devido aos cortes orçamentários que a área tem sofrido em decorrência da crise que afeta o País e, em particular, Pernambuco.



O Secretário de Cultura, Marcelino Granja, trata o tema como se não fosse novidade.
“A luta para economizar os recursos não é de agora. Já estamos no mês de setembro, mas o governador (Paulo Câmara) anunciou antes da posse que teríamos um 2015 difícil. As medidas que foram tomadas para fazer economia de despesas foram determinadas no início do ano”, disse o secretário em entrevista publicada na edição de hoje do Jornal do Commercio.
Eventos como o Carnaval, o São João, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Festival de Cinema de Triunfo, o Ciclo das Paixões e o próprio Pernambuco Nação Cultural, que ocorreram com investimentos bem menores que edições anteriores, foram citados como exemplos da contenção nos gastos.
“Toda a agenda cultural do Estado foi mantida, mas com a gente economizando dinheiro”, assegura.


O Secretário de Cultura, Marcelino Granja
Foto: Bobby Fabisak


Marcelino exerce a arte da retórica ao dizer que os festivais não foram cancelados pois não foram pactuados com as prefeituras. Na prática, o que ocorre é que a realização de festas tradicionais abraçadas pelo Festival Pernambuco Nação Cultural – a exemplo da Festas das Dálias, em Taquaritinga do Norte; da Renascença, em Pesqueira; da Estação, em Gravatá; e a Festa de Exu, que encerra, em dezembro, o calendário cultural do festival - volta a ser de responsabilidade exclusiva dos gestores municipais.
“Deixamos de ter um conjunto de festivais para implementarmos um programa. Usaremos o nome Programa Nação Cultural, mas utilizando, principalmente, o nome característico da força do próprio local. As prefeituras continuam a realizar as festas – que já aconteciam antes mesmo da implementação do FPNC – e nós garantiremos o apoio a cachês de artistas na programação, na medida dos recursos, que vão apertar”.

A medida reflete na diminuição dos postos de trabalho e palcos para artistas, produtores e equipe técnica pernambucanos.


A argumentação do secretário é de que o momento de crise orçamentária suscitou a implantação da política cultural de “menos shows”, há muito pedida pelos fazedores de cultura pernambucanos:
“É preciso diminuir os eventos e dar peso. Essas medidas favorecem a discussão e a transição na medida que não se pode fazer, por restrição financeira, e a gente vai atrás das forma mais sustentáveis.”
Durante todo o mês de agosto, a prefeitura de Taquaritinga do Norte em nenhum momento se pronunciou sobre a realização ou não da 16ª Festa das Dálias. Não houve nenhuma demonstração de interesse da atual administração em se planejar ao longo dos anos para fazer o evento deixar de ser refém do governo do estado. Faltou planejamento e força política para não deixar um evento tão importante morrer. Depois de passar um mês de junho sem Festas Juninas, e agora com este anúncio feito pelo secretário de Cultura de Pernambuco, pode se considerar decretado oficialmente o fim de um dos maiores eventos da região, que elevava o nome de Taquaritinga e trazia inúmeros benefícios para o município.


Por Paulo Pereira | PEmais Postado por PE mais

Aniversariante do dia

Nossos parabéns para o amigo Edimirson Danda que completa idade nova nesta data.

Aniversariante do dia

Nossos parabéns para Queiroz Neto que faz aniversário nesta data.

Frase do dia

Temos de lutar por partidos republicanos, onde ninguém é mais que ninguém e os dirigentes aprendem a viver como a maioria do país, e não como a minoria. Há gente que gosta muito de dinheiro, então que vá para o comércio, para a indústria, que multiplique a riqueza e que pague impostos

José Mujica, ex-presidente do Uruguai

Charge do dia


PIBinhozinho!
 


Josias de Souza




– Charge do Paixão, via Gazeta do Povo'.

Excluindo Temer, Dilma afia conspiração no PMDB


Postado por Magno Martins 
 
Kennedy Alencar


Deixar o vice-presidente Michel Temer fora da discussão sobre a possível volta da CPMF é um erro e contribui para aumentar o afastamento entre ele e a presidente Dilma Rousseff. Temer anunciou que saiu do varejo político e que cuidaria da macropolítica. Essa proposta é macropolítica pura. A presidente vai acabar reforçando a ala do PMDB que deseja que o vice conspire contra ela.

Políticos da oposição e até aliados do governo criticaram duramente a ideia de um retorno do tributo. De manhã, Temer disse que não passava de “burburinho”. De tarde, foi avisado de que era para valer. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmaria ao final do dia a intenção do governo de propor ao Congresso a volta do antigo “imposto do cheque”.

Sem apoio de Temer, essa ideia tende a morrer. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chamou a proposta de tiro no pé. O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, afirmou que a oposição é contra e que duvida que a base de apoio do governo vote a favor.

O governo avalia que pode ter apoio de Estados e municípios, que estão com forte problema de caixa, para ajudar a pressionar deputados e senadores a aprovar a nova CPMF, mas não será batalha fácil. Há uma discussão no governo sobre a alíquota, se 0,38% ou um pouco menos _0,36%, por exemplo. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixa claro que, sem o novo tributo, o governo não conseguirá fechar as contas públicas no ano que vem.

Juiz ganha só 96 mil: não pode pagar taxa de 5 mil


Postado por Magno Martins
Da Folha de S.Paulo – Frederico Vasconcelos


Presidente do TJ de São Paulo, José Renato Nalini, que recebeu R$ 96 mil em junho, alegou à Justiça falta de condições para pagar R$ 5 mil em taxas

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, que recebeu em junho rendimentos líquidos de R$ 96 mil, alegou numa disputa judicial que não tinha como desembolsar cerca de R$ 5 mil para pagar as taxas do processo à Justiça.

Nalini propôs ação requerendo o cumprimento de sentença que determinou ao Banco do Brasil pagar aos titulares de cadernetas de poupança perdas causadas pelo Plano Verão, em 1989. Em valores atualizados, o banco deveria R$ 467,5 mil a Nalini.

Ele pediu o adiamento do pagamento das custas do processo, deixando as taxas para o fim da ação. Seus advogados, Rubens Alves e Solange Cardoso Alves, disseram que, "neste momento, o requerente não está em condições de arcar com as custas do presente feito". O pedido foi aceito.

Advogados ouvidos pela Folha, com o compromisso de que seus nomes seriam preservados, não veem motivo para a concessão do benefício a Nalini. Segundo eles, a tendência no Judiciário de limitar o benefício a pessoas que têm renda inferior a três salários mínimos (R$ 2.364).

A remuneração mensal de Nalini é de R$ 30,4 mil. Em junho, incluindo indenizações e outras vantagens, ele recebeu R$ 110,6 mil. Após os descontos, ficou com R$ 96 mil.

Sem Temer, Dilma decidiu negociar pessoalmente a recriação da CPMF

Josias de Souza


Às voltas com a necessidade de cobrir um buraco de cerca de R$ 80 bilhões no Orçamento da União de 2016, Dilma Rousseff decidiu assumir pessoalmente a negociação para tentar aprovar no Congresso a proposta de recriação da CPMF. Fará isso depois que o vice-presidente Michel Temer lhe disse ser contra a medida e previu uma nova derrota do governo no Legislativo.

Além de Dilma, também o ministro Joaquim Levy (Fazenda) conversou com o vice-presidente. Disse-lhe que a ressurreição do tributo, enviado à cova pelo Congresso em 2007, é vital. Temer repetiu o que dissera a Dilma. Para ele, a proposta de recriar a CPMF é uma derrota esperando para acontecer no Congresso. O texto do projeto será arrematado neste domingo (30), em reunião de Dilma com um grupo de ministros. E seguirá para o Congresso nesta segunda-feira (31).

Na sequência, Dilma planeja reunir-se com líderes e presidentes de partidos governistas. Simultaneamente, tentará convencer os governadores a pressionar os congressistas dos seus respectivos Estados para que votem a favor da matéria. Na noite desta sexta-feira (28), Dilma jantou com os governadores da região Nordeste, em Fortaleza (veja foto no rodapé).

Curiosamente, partiu de Temer a sugestão para que Dilma molhasse a blusa. Os dois tiveram uma conversa telefônica no final da tarde da última quinta-feira (27). A presidente tocou o telefone para o vice depois que a novidade já havia sido pendurada nas manchetes. Em entrevista, Temer chegara a tachar as notícias de “burburinho”. Na conversa com Dilma, descobriu que era mais do que isso.

O projeto seguirá para o Congresso na segunda, confirmou Dilma a Temer, que àquela altura, já havia trocado ideias com alguns líderes de legendas aliadas. A senhora já conversou com os líderes?, quis saber o vice. Dilma respondeu que espera contar com o auxílio dos governadores. E Temer insinuou que seria insuficiente.

O vice recordou à presidente que ela já abriu as portas do Palácio do Alvorada para os governadores no final de julho. Pediu-lhes que ajudassem a desarmar as bombas fiscais que tramitam no Congresso. Cinco dias depois, Dilma amargou na Câmara uma derrota humilhante derrotas já impostas a um governo.

Os deputados aprovaram em primeiro turno a emenda constitucional que vincula o salário de três corporações —advogados da União, delegados da Polícia Federal e delegados de Polícia Civil— a 90,25% dos contracheques dos ministros do STF. O placar foi estonteante: 445 votos a favor e apeanas 16 contra. De nada serviu o encontro de Dilma com os governadores.

Dessa vez, Dilma confia que será diferente. Para seduzir os governadores, o governo cogita dividir com os Estados parte da coleta da nova CPMF. Um auxiliar da presidente disse ao blog: “Renan Calheiros [presidente do Senado] disse que não gosta da volta da CPMF, mas o Renan Filho [governador de alagoas] gosta.” Renan Filho estava entre os governadores nordestinos que jantaram com Dilma na noite passada (na foto, é o segundo da esquerda para a direita). 
Governador cearense Camilo Santana (de camisa branca) 
recebe Dilma demais governadores nordestinos.

Ao falar de 2018, Lula antecipa o ‘fim’ de Dilma


Josias de Souza



Visto pelo ângulo da propaganda de Dilma-2014, o Brasil iniciado em 2015 seria próspero e radioso. Não chegou. Nem se dignou a mandar dizer por que não veio. Em meio à onda de decepção, Lula recorre a um velho truque. Já que o amanhã de ontem não se realizou hoje, ele se apresenta como alternativa para 2018. Faz isso porque sabe que no futuro cabe tudo, pois nada pode ser cobrado nem conferido.

A movimentação de Lula, intensificada nas últimas 48 horas, deixa Dilma em má situação. Num instante em que a Lava Jato pesa-lhe sobre os ombros como um passado que não passa, jogam-lhe nas costas um futuro que não a inclui. Ao insinuar que não vê a hora de deixar o banco de reservas, o criador deixa claro que nem ele está gostando do que sua criatura anda fazendo em campo.

Neste sábado, discursando em São Bernardo, seu berço político, Lula disse coisas assim: “A direita desse país resolve dizer que o Lula está morto, que o Lula já era. […] Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho olhando para você. Então, é o seguinte: eu voltei a voar outra vez.''

Em essência, a frase de Lula sobrevoa a ideia de que Dilma tornou-se uma presidente de asas quebradas com três anos e quatro meses de mandato pela frente.

Vaivém da CPMF expõe um desgoverno tonto


Josias de Souza



Aprovada por apenas 8% dos brasileiros, Dilma Rousseff é a presidente mais impopular do Brasil pós-redemocratização. Preside duas crises, uma política e outra econômica. Numa, conta votos no Câmara para evitar a abertura de um processo de impeachment. Noutra, cavalga uma ruína que combina três elementos de alta combustão: recessão, inflação e desemprego. Contra esse pano de fundo, a presidente decidiu testar a paciência alheia propondo a recriação da CPMF. A ideia durou 48 horas. Serviu apenas para potencializar a impressão de que Dilma tornou-se gestora de um desgoverno.

Proposta pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda), a ressurreição da CPMF começou a morrer numa conversa de Michel Temer com Dilma. O telefone do vice-presidente soou perto das 17h de quinta-feira, quando a novidade já estava pendurada nas manchetes. Ele dirigiu à presidente duas perguntas singelas: 1) o Levy já consultou os empresários? 2) a senhora já conversou com os líderes no Congresso? Não! O governo não consultura ninguém.

Temer tomou distância da encrenca. E previu que o governo arrostaria nova derrota no Congresso. Dilma respondeu que contaria com o apoio dos governadores. Na noite de sexta-feira, num jantar com governadores do Nordeste, em Fortaleza, a presidente tomou um choque de realidade. Até o piauiense Wellington Dias, do PT, levou o pé atrás. Resultado: inflado na quinta, o balão da recriação da CPMF murchou neste sábado, após reunião de Dilma com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa (Planejamento). O Planalto informa que a ideia continua no forno. Pode ressurgir num futuro debate sobre a diversificação das fontes de financiamento da Saúde.

Se a tentativa de trazer de volta a CPMF desafiava a paciência, o lero-lero segundo o qual o tributo irrigaria o orçamento da Saúde ofende a inteligência das ruas. O ministro Levy trouxe o imposto-defunto à mesa como salvação para um buraco de R$ 80 bilhões no Orçamento da União de 2016. A peça orçamentária tem de ser enviada ao Congresso nesta segunda-feira. Quer dizer: o desgoverno dispõe de poucas horas para providenciar uma mágica nova.

sábado, 29 de agosto de 2015

Frase do dia

É impressionante o clima de intolerância e ódio que a divergência política inoculou nas relações entre amigos, parentes e colegas de profissão. Na internet, os iracundos não rebatem uma opinião, preferem ofender o autor. E tudo a pretexto de resolver a crise e salvar o país.

Zuenir Ventura, jornalista

Charge do dia


Nosferatu!



Josias de Souza



– Charge do Paixão, via 'Gazeta do Povo'.

"O Secretário de Saúde de Taquaritinga é um mentiroso..." Dispara o vereador Eraldo


Na manhã deste sábado o vereador Eraldo da Pedra Preta participou do programa 'Taquaritinga Em Primeiro Lugar, na rádio Farol FM, na ocasião o vereador se mostrou indignado com a nota divulgada pela prefeitura de Taquaritinga do Norte sobre a visita feita pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da qual o parlamentar faz parte. Na nota, a prefeitura chamou a comissão de 'despreparada'.



Ao usar o microfone, o vereador Eraldo da Pedra disparou:
"O Secretário de Saúde de Taquaritinga é um mentiroso, ele fala uma coisa e quando a população chega lá é outra."
Após a visita, os vereadores divulgaram fotos na internet que denunciaram o descaso pelo qual passa o Hospital Geral Severino Pereira da Silva. A prefeitura respondeu colocando fotos que mostravam uma realidade diferente, além de chamar os vereadores de despreparados, a atitude da prefeitura deixou os parlamentares indignados.


Por Paulo Pereira | PEmais

E neste sábado

O programa está imperdível!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Aniversariante da semana



Santo Amaro

Hoje, 27 de agosto de 2015, a Paróquia Santo Amaro de Taquaritinga do Norte-PE, completa 214 anos de fundação, tradição e história.
As primícias da nossa fé nesta terra pacata surgiu há muito tempo atrás. Taquaritinga aloca a Paróquia mais antiga da Diocese de Caruaru, tendo como padroeiro, Santo Amaro, exemplo de obediência e fé em Deus.
A fé do povo nortetaquaritinguense ao longo de mais de dois séculos permanece viva e eficaz. Celebrar mais de dois séculos de existência não é uma festa qualquer, é reler a história das gerações que construíram essa cidade sob a proteção de Deus, intercessão de Santo Amaro e render graças pelo longo tempo dessa benevolência, sobretudo pela unidade em Cristo, Jesus.
Unidos a Igreja, celebramos em ação de graças os 214 anos de história de fé do povo de Taquaritinga do Norte.
Nós, que fazemos parte das Pastorais e Movimentos, como membros da Paróquia Santo Amaro, como cristãos de devoção a Nossa Senhora, Mãe Imaculada e Santo Amaro, exemplo de pessoa orante, queremos parabenizar nossa Igreja local, templo de fé, que nos transmite através daqueles enviados de Deus, o Evangelho da vida e o Pão da Eucaristia, sustento para no nosso corpo e nossa alma.
Parabéns Paróquia Santo Amaro, pelos seus 214 anos de existência e Evangelização.
Nós paroquianos somos honrados em fazer parte dessa história.

Hotel na Itália é comandado exclusivamente por pessoas com Síndrome de Down

Iniciativa é a primeira no mundo!

Desmistificar o que as pessoas acham que sabe sobre uma doença é o primeiro passo para a inclusão social, por exemplo, este hotel italiano tem chamado a atenção do mundo todo, não por seus quartos incríveis ou instalações magníficas, mas sim por ter em seu quadro de funcionários 100% de pessoas com Síndrome de Down.

O hotel italiano Albergo Etico é um espaço é 3 estrelas, conta com 26 quartos com cerca de 60 camas e também oferece um restaurante pra cerca de 50 pessoas.

A iniciativa, que existe desde 2006, busca inserir pessoas com Down no mercado de trabalho, além de ajudá-los a conquistar sua própria autonomia.

OPINIÃO:

É DE INICIATIVAS COMO ESTAS, QUE PRECISAMOS, DE MODELOS DE INCLUSÃO COMO ESTE QUE O MUNDO E O LOCAL QUE VIVEMOS TORNA-SE MELHOR! DEVEMOS PENSAR NUM FUTURO MELHOR, NUM MODELO DE GESTÃO DE INCLUSÃO E QUE AVANCE A MEDIDA QUE O TEMPO PASSE. 
Jânio arruda da Silva - Vereador.











Fonte: Catraca Livre / Notícia do Portal