domingo, 31 de maio de 2015

Santa Cruz do Capibaribe: Morre Nezinho do Pará

Do Facebook



Manhã triste de domingo, com chuva fina e o falecimento do nosso Patriarca, Manuel Barbosa da Silva, o mais conhecido Nezinho do Pará ou simplesmente VÔ NEZINHO.
100 anos de historia, grande contribuinte de nossa cidade de Santa Cruz Do Capibaribe, desde o tempo de distrito, sendo homem público por vários anos, exercendo as funções de vereador e sub-prefeito da Vila do Pará.
Descanse em Paz Seu Nezinho e que Deus o tenha.


Concurso miss e mister Taquaritinga do Norte

Ontem participamos do evento que escolheu a miss e mister Taquaritinga do Norte, que irão participar do evento pernambucano, fui um dos apoiadores do evento que foi realizado no Cine Teatro Santo Amaro.
Foto Aldo Rocha.

Histórias contadas por quem viveu e conhece os efeitos da seca


Antonio Martins em Evento, do facebook

Antonio Martins de Farias


Escada Encantada.

O Nordeste brasileiro, como sabemos, tem períodos longos e verão e curtos de inverno. Mesmo assim, durante minha infância ouvi dos mais velhos as notícias de grandes chuvas fora do normal.
Em 1951, mais ou menos no segundo semestre, choveu em uma noite o equivalente a três meses de chuva, pois encheu todos os açudes e barreiros, além de causar o “atolamento” dos animais. Há controversa, porém. Tem gente que afirma que essa chuva não ocorreu.
 
Outra chuva forte foi do dia 24 de dezembro de 1964, me lembro. Foi uma chuva tão forte que as telhas não conseguiam segurar a água, que escorria pelas paredes formando goteiras. Exigindo que meu avô, que se encontrava enfermo, fosse coberto com uma lona.
Mesmo diante de tais angustias a que mais preocupava meu pai era uma escada. Ele mandou construir essa com madeira de lei. Ela era tão grande que em pé: assemelhava-se com a Torre de Babel, porque quem estivesse no topo não ouvia a voz de quem estava no chão.
 
E por causa da seca, Luiz França resolveu cavar uma cacimba. Ela só deu água depois de perfurado uns vinte ou trinta metros de profundidade. João França foi seu autor. Devido a sua profundeza ficou decidido que meu pai emprestaria tal escada para que as pessoas conseguissem encher os potes e as latas d’água. Acontece que quando o dia clareou e fomos à cacimba para ver como estava a tal escada. Não encontramos nem a cacimba nem a escada. Quando se recavou a cacimba a escada tinha se encantado.
Antonio Martins de Farias é Advogado e de Taquaritinga do Norte.
 
 
Casa de Serra dos Bois do google.

A garota da Semana Luiza Martins

Parabéns para Luiza Martins, a linda jovem que participou do concurso miss Taquaritinga, bonita, simples, educada, a estudante simpática recebeu o aplauso geral do público presente e sem dúvida demonstrou talento e os presentes deliraram com a sua apresentação.

Frei Damião 18 anos da sua partida para a santidade




Hoje é festa em Recife no convento dos capuchinhos, a seguir relatos do site de Frei Damião de Bozzano.



Festas

Desde o primeiro aniversário de falecimento de Frei Damião, buscamos promover uma festa em memória dele. Assim, a primeira aconteceu em maio de 1998. De lá para cá todos os anos, a festa tem sido realizada e a cada ano aumenta a quantidade de participantes. Muitos sacerdotes e bispos já se fizeram presentes na festa, presidindo ou concelebrando a Eucaristia e atendendo às confissões. Praticamente, todas as missas solenes (celebradas às 10h do último domingo de maio) tem sido presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife. No 10º aniversário da morte do Servo de Deus, contamos com a participação de familiares e conterrâneos dele advindos de Bozzano, na Itália. Já aconteceram homenagens a diversas pessoas durante os festejos, dentre as quais, destacamos o seu companheiro de missões Frei Fernando Rossi. A cada ano contamos com a generosa colaboração dos Voluntários de Frei Damião, gente que trabalha na limpeza, nas barracas, no bazar, no museu, na acolhida, no socorro médico, na cozinha, no salão dos romeiros, nas liturgias etc. O sucesso das festas acontecem devido ao esforço dos frades, dos frequentadores do Convento São Félix, dos devotos e devotas de Frei Damião e dos patrocinadores.
Frei Damião em Taquaritinga do Norte:




Aniversariante do dia em Pernambuco

Nono dígito no celular começa a valer neste domingo para Pernambuco

Nossos parabéns e nossas homenagens para o amigo Coronel Rufino que faz idade nova nesta data, completando 80 anos em plena forma, Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, onde ocupou praticamente todos os cargos, Juiz de futebol da FIFA, Prefeito da sua terra Bom Jardim, Deputado Estadual, um brasileiro competente, que DEUS lhe conceda muitos anos de vida com muita saúde, paz e determinação no futuro.

Foto: Divulgação.

As ligações para celulares de Pernambuco, além de outros estados como: Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí terão que incluir o nono dígito a partir deste domingo (31). A medida, que já vale para outros estados, consiste em digitar 9 antes dos outros oito números do telefone.

Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto. Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.

De acordo com a Anatel, haverá um período de transição, que vai até 9 de junho, em que as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas digitando-se oito ou nove números. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem discar apenas os oito dígitos passará a ouvir uma mensagem sobre a mudança. A partir de 10 de julho, apenas as chamadas com nono dígito serão completadas.

O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito.
Do PEmais

Pernambuco vai sediar Encontro Nordestino de Prefeitos






A decisão foi tomada pela CNM na manhã desta quinta (28), em reunião com representantes de todas as regiões, e é mais uma demonstração de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela AMUPE. Pernambuco já havia sido reconhecido com a eleição do atual tesoureiro da entidade e Prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, como o novo Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios.


Ao todo serão realizados cinco grandes encontros regionais este ano, com o objetivo de aproximar a CNM das realidades regionais. O Prefeito José Patriota, Presidente da AMUPE, participou da reunião que definiu os temas, calendários e locais dos encontros. “Será muito importante pois será o primeiro encontro nordestino de prefeitos e teremos a honra de receber, em Recife, os Prefeitos do Nordeste para debatermos os graves problemas que afetam a nossa região,” avaliou José Patriota.


Cada encontro regional irá abordar todos os temas relevantes do municipalismo, mas terá um eixo temático principal, transversal, que norteará os debates. Confira o calendário dos encontros:


Sudeste – 30 de Setembro, 01 e 02 de Outubro. Local: Campos do Jordão (SP). Eixo temático: modernização da gestão e segurança pública;
tiba (PR). Eixo temático: educação;
Nordeste – 28 a 30 de Outubro. Local: Recife (PE). Eixo temático: segurança hídrica e matriz energética;
Centro-Oeste – 12 a 15 de Novembro. Local: Caldas Novas (GO). Eixo temático: segurança hídrica e desenvolvimento;
Norte – 25 a 27 de Novembro. Local: Belém (PA). Eixo temático: recursos naturais e sustentabilidade.


A CNM já definiu as datas para a próxima marcha nacional dos Prefeitos. Será na última semana de abril de 2016.

Novo Trator - O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, seguirá na madrugada desta quinta (28) direto para Petrolina, onde receberá um trator novo para reforçar a frota do município. A liberação do trator veio através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Pastor Eurico (PSB).

Do Blog do Ivonaldo Filho

Frase do dia

Há quem diga que, diante do momentoso caso Lava Jato, o mensalão transmudou-se em mensalinho

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo

Charge do dia


Triste fim da reeleição

Postado por Magno Martins

Reforma: piorar o que já está ruim
Bernardo Mello Franco – Folha de S.Paulo

Foi um massacre: por 452 votos a 19, a Câmara aprovou na última quarta o fim da reeleição. O placar dilatado sugere que os partidos discutiram à exaustão e chegaram ao consenso de que o mecanismo é ruim para o país. Na verdade, eles não discutiram quase nada, e a votação durou pouco mais de uma hora. No dia seguinte, muitos deputados criticavam o próprio voto.

"Esse negócio de fim da reeleição é coisa de país atrasado, de democracia atrasada", afirmou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

Apesar do discurso, o petista votou "sim". Como explicar que um político experiente, escolhido para articular em nome do Planalto, mude a Constituição por algo que considera nefasto para a democracia?

"Não tinha saída. Tinha uma onda no plenário", disse Guimarães, sem se desculpar por ter surfado contra a própria consciência.

A incoerência não foi monopólio dos petistas. O PSDB, que aprovou a reeleição para dar um segundo mandato a Fernando Henrique Cardoso, agora se uniu para proibi-la.

"Eu me arrependo amargamente de ter votado pela reeleição. Reeleição é um instituto para países desenvolvidos, não para um país em construção como o Brasil", discursou Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Faltou explicar por que só mudou de ideia agora, depois que o eleitor reelegeu dois presidentes do PT.

A reeleição desequilibra disputas e favorece quem está no cargo, mas é incorreto dizer que sem ela ficaremos livres do uso da máquina nas campanhas. Basta lembrar o que Lula fez para eleger Dilma, em 2010. Ou como Quércia quebrou o finado Banespa para entregar o governo paulista a Fleury, em 1990.

PE não deverá conceder reajuste a servidores

Futebol pode ser vetor de democratização da mídia



No momento em que o futebol brasileiro enfrenta sua maior crise e a Globo se vê enredada num megaescândalo de corrupção internacional, que envolve a compra dos direitos de transmissão de grandes torneios, 247 resgata uma proposta do jornalista Breno Altman para, ao mesmo tempo, renovar o esporte e democratizar a mídia; de acordo com o 'Plano Altman', o governo deve condicionar a renegociação das dívidas dos clubes à venda dos direitos de transmissão à TV Brasil; "Três coelhos estariam mortos com uma só cajadada: o principal monopólio eletrônico da comunicação seria enfraquecido, o pais passaria a ter uma televisão pública com recursos de monta e as entidades do futebol passam a ter como interlocutor um agente público", diz ele; além disso, o futebol ficaria livre de atravessadores, como J.Hawilla, e das transmissões de Galvão Bueno.
Do Portal Brasil 247

Reforma: piorar o que já está ruim



Postado por Magno Martins

 
Blog do Kennedy

A votação da primeira rodada da reforma política mostra que as mudanças aprovadas tendem a piorar o que já está ruim.

O financiamento eleitoral é um exemplo disso. A Câmara aprovou, em um primeiro turno, a inclusão na Constituição das doações de empresas a partidos políticos. A medida será votada mais uma vez pelos deputados e depois, se aprovada, seguirá para o Senado.

O fim da reeleição para cargos executivos foi votado de forma abrupta. É uma alteração muito importante para ser feita sem maior reflexão.

A tendência é o Senado também acabar com o mecanismo. Portanto, poderá ser a reforma do fim da reeleição, criada em 1997, há menos de 20 anos

O grande derrotado


Postado por Magno Martins

Carlos Chagas

Ninguém se lembrou de consultar Fernando Henrique a respeito do fim da reeleição.

Ele também preferiu ficar calado.

Dezenove anos atrás, foi o grande beneficiário da mudança, que impôs ao Congresso junto com a aberração de que a desincompatibilização não era necessária.

Lula e Dilma aproveitaram-se da maré, mas fica claro que a nação rejeita a disputa pelo segundo mandato imediatamente após o primeiro, com o candidato dispondo da caneta e do diário oficial.

Cunha quer, Cunha pode



Postado por Magno Martins
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defende que o Congresso fixe em quatro anos, com coincidência de eleições, os mandatos de presidente, governadores, senadores e prefeitos.

O peemedebista, no entanto, acredita que, hoje, deve prevalecer na Câmara a tese de mandatos de cinco anos, sem coincidência de eleições. Faz a ressalva de que o quadro ainda está confuso e dependerá de negociação até a votação.

Cunha fará um giro por Israel, Palestina e Rússia em viagens oficiais, a partir de terça-feira, aproveitando o feriado prolongado. "Aproveitei que ia à Rússia e inclui outras para otimizar. Não é só votação que se acelera." (Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

Boa notícia.São José do Belmonte ganha Escola Técnica Estadual


Publicado  por jamildo
 

O governador Paulo Câmara inaugurou a Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal em São José do Belmonte, no Sertão Central. A nova unidade de ensino vai beneficiar 1,2 mil alunos com ensino técnico.

O prédio é composto por seis blocos com auditório, biblioteca, 12 salas de aula, laboratórios e uma quadra. O investimento foi de R$ 9,4 milhões. O município já conta com outras três unidades, sendo uma Escola de Referência em Ensino Médio e duas regulares. Incrementar o ensino profissional do Estado é uma das missões do Governo, que aposta da educação e na criatividade para vencer os desafios.

“Sabemos os desafios de governar um Estado do tamanho de Pernambuco em um momento de crise econômica, política e ética. Mas também sabemos que a semente plantada pelo ex-governador Eduardo Campos, que tanto sonhou em transformar a educação, vai nos deixar no caminho certo”, afirmou Câmara.

“A educação continuará sendo o nosso maior valor. É com ela que vamos transformar as novas gerações que comandarão o Estado no futuro, fazendo com que Pernambuco continue nos dando orgulho. Temos a responsabilidade de cuidar dessa unidade e fazer com que cursos profissionalizantes cheguem a todos. Que os nossos alunos tenham a oportunidade de estudar em escolas como essa, bem feitas e bem equipadas” argumentou Paulo Câmara.

De acordo com o Estado, a implantação de unidades de ensino técnico visa dar continuidade à política de interiorização do desenvolvimento do Governo, pois os investimentos na educação refletem na economia. “Hoje, Pernambuco já conta com 20 mil jovens matriculados em diversas modalidades do ensino técnico. Até 2018, 40 escolas do tipo estarão em funcionamento no Estado”, informou o Estado.

Terminal Rodoviário de Arcoverde será requalificado pelo Estado

Publicado por Alex Ribeiro


Cerca de sete mil passageiros usam o terminal por mês (Foto: Aluisio Moreira/Folha de Pernambuco)
O governador Paulo Câmara (PSB) este no município de Arcoverde, neste sábado (30), para autorizar a requalificação do Terminal Rodoviário local. A requalificação receberá um investimento de R$ 400 mil e tem um prazo de execução de seis meses. A obra contemplará a recuperação da fechada, inclusão de um projeto de acessibilidade, além da reforma dos sanitários e revisão da parte hidráulica e elétrica. A segurança também será reforçada com a implantação de um circuito interno de TV. Cerca de sete mil passageiros usam o terminal por mês.


A requalificação do terminal de Arcoverde e a intervenção no de Serra Talhada, autorizada na sexta (29) pelo governador, fazem parte de um programa estadual que visa recuperar todos os terminais do Estado. Desde 2012, já foram investidos R$ 7 milhões no projeto que já reformou 18 equipamentos do tipo.


Antes de autorizar a reforma da rodoviária, Paulo Câmara inaugurou a Praça José Rabelo de Vasconcelos. A reforma do equipamento público foi viabilizada através de um convênio entre a prefeitura e o Governo. Foram investidos R$ 525 mil na intervenção, que agora conta com pista de cooper, parque infantil e uma área de convivência. O espaço também recebeu um novo projeto paisagístico.


Centro Comercial
Ainda no município, o chefe do Executivo pernambucano inspecionou as instalações do Centro Comercial de Arcoverde Ulisses de Brito (Cecora). Trata-se de um espaço erguido com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), que beneficiou 500 comerciantes. Foram investidos R$ 492 mil na construção dos cinco pavilhões.


“Todas ações que temos com Arcoverde e com outros município do Estado são fruto de uma relação de confiança; fruto de um processo que entende que o município precisa ser fortalecido e que o gestor tem que ter condições de trabalhar. Por isso que tantas parcerias foram feitas. Parcerias que envolvem a construção de praças, pavimentação de ruas, recuperação do centro comercial. Nós ainda estamos modernizando os terminais rodoviários de Pernambuco e promovendo conforto para os usuários”, cravou Paulo Câmara.


Após conversar com comerciantes no Cecora, Paulo vistoriou a construção do novo pátio da feira de São Cristóvão, que está sendo construído com recursos estaduais e uma contrapartida do município. O investimento foi de R$ 2.122.156,45, sendo 2 milhões do Estado. O pátio tem uma área de seis mil metros quadrados e um amplo estacionamento.

A ‘bosta seca’ ameaça a Lava-Jato

A vida é arte, errar faz parte, mas a demora na condenação da doutrina da bosta seca e na identificação do seu formulador são mais que um detalhe. Edemar

31/05/2015 - 08h02

Elio Gaspari, O Globo

Se o Ministério Público aplicar a “teoria da bosta seca” aos conflitos existentes nos depoimentos de réus confessos da Lava-Jato, aquilo que hoje é uma investigação arrisca virar uma pizza. Bosta seca “é o tipo de coisa que quanto mais mexe, pior fica”: “Mexeu, fedeu”.

A opção do Ministério Público pela teoria da bosta foi revelada pela repórter Sonia Racy, expondo diálogos ocorridos durante um depoimento do operador Alberto Youssef, preservado em vídeo. O procurador Andrey Borges mencionou a Youssef que havia contradições entre a sua narrativa e a do “amigo Paulinho”.

O ex-diretor da Petrobras mencionara transações que envolviam pedidos de pagamentos de R$ 2 milhões para as campanhas da doutora Dilma em 2014 e de Roseana Sarney no Maranhão, em 2010. Ele teria encaminhado a Youssef os pleitos, trazidos pelo ex-ministro Antonio Palocci e pelo senador Edison Lobão.

Youssef diz que esses pedidos não aconteceram e ofereceu-se para uma acareação com “Paulinho”. Um dos dois está mentindo e ambos assinaram acordos que caducam caso sejam apanhados em patranhas.

Não se conhece a identidade da pessoa que expôs a doutrina da bosta seca, não querendo mexer no assunto. Pode ter sido um procurador e é impossível que tenha sido um transeunte. Passaram-se vários dias, o dono da voz não foi identificado e não se anunciou a acareação.

Desde o início da Lava-Jato tudo o que os larápios precisam é de um tumulto no inquérito. Eles sabem o que fizeram. Só um louco poderia esperar por uma absolvição na primeira instancia. Tudo o que se precisa é intoxicar o processo.

Numa variante da lição de Neném Prancha (“chuta pra cima que enquanto estiver no céu não é gol”), trata-se de transferir a disputa para as instâncias superiores do Judiciário, reduzindo a questão genérica a tecnicalidades processuais.

Foi assim que a Operação Castelo de Areia virou pó no STJ e no Supremo Tribunal. O banqueiro Edemar Cid Ferreira, condenado a 21 anos de prisão pela quebra do Banco Santos em 2006, teve sua sentença anulada pelo Tribunal Regional Federal.

A doutrina da bosta seca é tóxica. Baseado num vídeo da Polícia Federal, o Ministério Público pediu e obteve a prorrogação da prisão de Marice, cunhada de João Vaccari. Erro, a gravação mostrava Giselda, irmã da senhora.

A vida é arte, errar faz parte, mas a demora na condenação da doutrina da bosta seca e na identificação do seu formulador são mais que um detalhe. Edemar Cid Ferreira esperou nove anos, mas anulou sua condenação.
O doleiro Alberto Youssef (Foto: Vagner Rosario / Futura Press)

Elio Gaspari é jornalista

sábado, 30 de maio de 2015

Aniversariante do dia

Nossos parabéns e nossas homenagens para Gustavo Maia que faz aniversários nesta data.







Aniversariante do dia


Nossos parabéns e nossas homenagens para a minha cunhada Edileuza Arruda que faz aniversário nesta data.



Charge do dia


Espetáculo solo!



Josias de Souza




– Via Aroeira.

Porque hoje é sábado

Eric Numeriano e Juliana Markan serão guiar da Sevagtur -  Créditos: Gabriel Pontual/Moove Comunicação
Do Blog de João Alberto

Recife não fará novas obras com recursos da União

“Nunca aceitarei”, diz Cecília Ramos sobre acidente que vitimou Carlos Percol




Postado Por Tatiana Sotero em 29/05/2015
A jornalista Cecília Ramos, hoje secretária-adjunta de Imprensa do Governo do Estado, falou pela primeira vez sobre o acidente que vitimou o seu marido, Carlos Percol, em agosto do ano passado. O texto foi escrito para a Revista Glamour, que começa a ser vendida, nas bancas, amanhã. Abaixo, parte do depoimento emocionante escrito por ela, divulgado pela assessoria da revista.


Fotos para a revista foram feitas no Nez Bistrô, onde o casal noivou. Crédito: Paloma Amorim / Divulgação

“Não, não é o avião dele!”, repetia pros outros e pra mim mesma durante aquela manhã chuvosa de quarta-feira, 13 de agosto de 2014. Estava no comitê do PSB, em SP, quando vi a notícia do acidente pela TV: um helicóptero havia caído em Santos. Ufa! Um helicóptero… Confesso que deu um alívio. Afinal, eles [Carlos Percol, marido de Cecília e assessor de imprensa, e o candidato a presidente da República Eduardo Campos] só viajavam de jatinho. Um Cessna Citation. Eu mesma já havia viajado quatro vezes nesse bicho – e o Tchinho (como chamava meu marido) segurava minha mão sempre que a aeronave balançava. “Relaxe. Este é o meio de transporte mais seguro do mundo”, dizia. Foi quando meu olho bateu na legenda estampada na tela. Trocaram a palavra helicóptero por jatinho. Meu Deus! Não, não podia ser verdade. “Se você estiver recebendo essas mensagens, por favor me ligue!”, eu insistia, em WhatsApps desesperados que nunca foram lidos…. É que meu marido NUNCA me deixava sem resposta. Pra você ver: falei com ele pelo celular às 9h21, horário da decolagem. O jatinho caiu às 10h03. Num intervalo de 42 minutos, minha vida virou de ponta-cabeça! Rezem pra que não seja ele. A essa altura, amigos e familiares tentavam contato comigo. Eu só pedia: “Rezem pra que não seja ele!”. Estava tão atordoada que tudo parecia sem som nem imagem. Entrei no carro pra ir a Santos. No rádio, ouvi a notícia de que o governador Geraldo Alckmin estava a caminho da cidade. Era mesmo o avião de Eduardo Campos. Foi um soco no estômago. “Nããããããão!”, gritei. Voltei, então, pro comitê. E lá, sozinha em uma das salas entulhadas de gente incrédula, muda, com lágrimas que não paravam de cair, li a única notícia que faltava pra cair a ficha: “Os sete passageiros morreram”. Fui ao chão. Desabei. Um choro mudo, doído. “Você era amiga de alguém do avião?”, me perguntaram. “Esposa.” Eu estava havia apenas dez dias trabalhando na campanha de Eduardo. Muitos ainda não me conheciam – menos ainda como esposa do Percol.


Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Peguei o primeiro voo pro Recife, nossa cidade natal, junto com uma amiga. Dopada, mas consciente. Já era madrugada quando desembarcamos. No aeroporto, estavam mais de 40 amigos e familiares me aguardando. Logo vi meus pais. Nos abraçamos forte. Estava muito arrasada: nem no meu pior pesadelo poderia imaginar me casar numa cerimônia tão emocionante e cheia de vida e, quatro meses depois, aguardar o caixão do meu marido chegar em um avião da Força Aérea Brasileira. Era tanta escolta que nós, familiares, nem conseguíamos chegar perto. E lá estavam os quatro caixões. Vazios, é verdade. Percol “veio” junto com Eduardo Campos, o fotógrafo e amigo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lyra. A junção das palavras “restos mortais” nunca me soou tão estranha. Mas era só o que tínhamos! Não me aguentei e corri pra aeronave. Me debrucei sobre aquela caixa vazia de madeira e chorei sozinha! Então recebi a aliança dele – intacta! – num envelope enviado por Alckmin. Subi no carro do Corpo de Bombeiros e seguimos em comitiva até o Palácio do Campo das Princesas, onde simbolicamente todos foram velados.


Carlos Percol no dia do seu casamento com nossa amiga cecília Ramos. Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Tenho lembranças partidas do velório. Populares, autoridades, policiais, familiares e amigos que não paravam de chegar. Eram tantas coroas de flores! “Não aceito”, pensava a todo momento. Hoje a frase mais recorrente é: “Eles não existem mais. Como é que pode?”. Mas nada mudou: continuo não aceitando. Nunca aceitarei. Você apenas coloca a dor numa caixa secreta dentro do peito e vai viver. Precisa viver! Ali, já não conseguia mais chorar. Estava perto de completar 30 horas sem dormir. A presidente Dilma Rousseff veio me abraçar. Lembro das palavras dela, com as duas mãos segurando meu rosto: “Minha filha, que brutalidade!”. Era o que eu sentia: brutalidade. No cemitério, o mesmo filme inacreditável. Queria poder fazer parar de doer e impedir a dor da dona Alzira, mãe dele. Naquele momento, só agradeci a ela por ter criado um homem tão bom, tão lindo, um marido amoroso e parceiro nos quase cinco anos que vivemos juntos. Quis ver tudo. A cobertura do velório, do enterro, a repercussão. Meus olhos ardiam: era cansaço, choro, sono, tudo junto. Até hoje, ninguém me respondeu se ele sofreu. “Foi tudo muito rápido”, é o que repetem. Tomara que seja verdade. No auge da dor, quis ficar na nossa casa, no Recife, onde se amontoavam presentes de casamento ainda fechados. Senti uma vontade louca de escrever, como fazia pra me comunicar com ele. Afinal, já convivíamos bem com a distância: ele viajava pelo Brasil afora por causa da campanha de Eduardo. Tivemos, inclusive, que encurtar a lua de mel. Londres acabou cortada do roteiro, e ficamos com Paris e Amsterdã. Eu levava numa boa porque sabia o quanto ele estava feliz. “Tu não bota fé. O chefe foi bem demais!”, repetia pra mim ao celular, após a entrevista de Eduardo no Jornal Nacional. Ele estava no Rio. Eu, em SP. Na madrugada do dia 12 pro 13, chorei muito ao telefone. De cansaço, de saudade, de tensão. Fiz uma selfie porque ele queria ver como eu estava. “Tchinha, não fique assim. Faltapouco.” E fui dormir. Cerca de oito horas depois donosso último “Boa noite. Te amo”, o avião caiu. Mas não aguentei morar lá no Recife, não. Duas semanas depois, voltei a SP. Pra ficar. Comecei na terapia e me joguei no trabalho – me reintegrei à campanha da Marina Silva. Depois, fiz o segundo turnocom Aécio Neves.

Só voltei ao Recife pras festas de fim de ano – e acabei ficando. A vida segue desde então. Talvez felicidade seja justamente poder seguir em frente a cada vez que a gente se despedaça. Reservei 2015 pra me mimar, resetar a vida. Garanto que nem a mais espiritual das criaturas pode saber o que se passa comigo ou com qualquer outra vítima disso tudo. É insuportável a dor de querer o que não existe. Então, você toma uma decisão diária de seguir em frente. Ainda não finalizei nosso vídeo de casamento. Ele mal conseguiu ver as fotos. Cheguei a enviar alguns prints das primeiras imagens, mas foi só. Eu mesma só consegui ver tudo oito meses após o acidente. Tenho falado com as outras viúvas. Bom, esse termo que não me entra… É tipo uma roupa apertada que não cabe mais nos meus 36 anos. E nunca irá caber. Escrevo muito no meu Instagram e recebo muitas mensagens, a maioria me desejando força e dizendo que sou exemplo de superação. Nada me deixa mais confortada que ouvir que ajudo alguém a ter forças, a superar algo. Ah… E muita gente já me deseja um novo amor, já discute meu futuro amoroso. Que bom! É sinal deque tenho futuro.

PE receberá R$ 15 mi contra seca, garante Humberto


Publicado por Branca Alves


Senador se reuniu com o ministro da Integração Nacional (Foto: Adalberto Marques/Ministério da Integração)

Municípios do semiárido pernambucano vão poder contar com R$ 15 milhões em caráter emergencial para minimizar os efeitos da seca na região. O montante foi anunciado pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em reunião com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, e prefeitos do Estado de cidades dos sertões do Moxotó e do Pajeú.

De acordo com o senador, os recursos serão destinados à ampliação da Operação Carro-Pipa e à construção de adutoras de engate rápido nos próximos seis meses. Atualmente, segundo ele, 1.246 carros-pipa estão em operação em 98 cidades pernambucanas.

“Essa verba é muito importante para o auxílio dos municípios que sofrem com a estiagem de forma prolongada há cinco anos. A região está há cinco meses em situação de seca”, afirmou o petista.

Na reunião, o ministro informou que o Governo do Estado também é responsável por destinar recursos para atender outra parcela de municípios com o abastecimento de água por meio de carros-pipa. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, porém, ressaltou que ainda existem cidades sem atendimento.

A comitiva de prefeitos aproveitou para pedir informações sobre as obras hídricas em execução no Estado, como a Adutora do Pajeú. Occhi afirmou que a execução do eixo central da adutora, que vai até Teixeira (PB), não será paralisada, assim como os ramais para os municípios pernambucanos de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, que foram incluídos no projeto. Segundo o ministro, o empreendimento está entre os seis prioritários para a região e os desembolsos mensais serão mantidos.

Uma outra audiência foi marcada para a primeira quinzena de julho com o objetivo de avaliar os encaminhamentos do encontro desta semana. Os prefeitos também solicitaram uma audiência com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Câmara defende a energia limpa


Publicado por Márcio Didier


(Foto: Wagner Ramos/Sei)

Uma das bandeiras defendidas no passado pelo então governador e depois candidato a presidente da República Eduardo Campos, a busca pela energia limpa saiu do papel contornos no Governo do Estado. Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara assinou decreto que instituiu o programa PE Solar, que estimula a micro e minigeração de energia solar, para consumo próprio, por micro, pequenas e médias empresas pernambucanas.

“Apostamos muito em energias renováveis. Tanto em termos de custo, como de produtividade. Vamos fazer com que essas experiências se multipliquem para que possamos ter um Estado cada vez mais equilibrado e focado no futuro. Futuro que exige de cada um de nós um esforço cada vez maior para termos um meio ambiente protegido. Seremos incansáveis para que o desenvolvimento econômico sustentável prevaleça”, explicou o governador.

O PE Solar será comandando pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), juntamente com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), e vai assegurar linha de financiamento específica para instalação de painéis fotovoltaicos, além de uma estrutura de rede de fornecedores de produtos e serviços.

No total, serão disponibilizados R$ 5 milhões – recursos do Banco do Nordeste (BNB) para a primeira fase do programa. Os financiamentos serão operados pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe). O lançamento do programa marca as comemorações pelo Dia Mundial da Energia.

João Lyra diz que Paulo Câmara está cumprindo sua missão




Nesta sexta-feira (29), o programa Mesa Redonda recebeu o ex-governador João Lyra Neto para debater sobre política local, estadual e nacional. Durante a entrevista, foi questionado sobre uma avaliação do governo Paulo Câmara, seu sucessor no cargo estadual. "Eu acho que ele está cumprindo sua missão, com muita dificuldade por que o quadro que ele começou a campanha não é o quadro que está na realidade de hoje", disse. Com informações da Rádio Cultura."Os 27 governadores se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para tratar do pacto federativo. Um dos políticos que levantaram essa questão foi Eduardo Campos, que dizia que tinha que fazer um novo pacto federativo. O que quer dizer isso, tem os recursos da união, tem os recursos dos estados e dos municípios. Então, esse pacto é redistribuir esses recursos, mas hoje chegamos numa situação que quem tem a maior parte desses recursos é a União", disse.

Jefferson casa, chora, canta e faz piadas

Postado por Magno Martins

 
Bernardo Mello Franco -Folha de S.Paulo

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) cantou, chorou e fez piada com o mensalão ao celebrar seu casamento nesta sexta-feira (29) em Três Rios, no interior fluminense. Ele deu uma festa para 300 convidados apenas 13 dias após ser libertado da cadeia para cumprir o resto da pena em casa. Em discurso no altar, o petebista se emocionou ao agradecer a dedicação da noiva Ana Lúcia Novaes. "Ela sofreu ao meu lado as mais duras penas da minha vida. Nunca chorou, nunca se lastimou", disse, aos prantos.

"Enfrentou com serenidade a CPI do Mensalão, a minha cassação na Câmara dos Deputados, o julgamento e a prisão". Em seguida, Jefferson fez piada com seu embate contra o ex-ministro José Dirceu, a quem acusou de comandar o suborno de parlamentares em troca de apoio ao governo Lula. "Minha Ana, você desperta em mim os instintos mais deliciosamente primitivos", disse, para risos da plateia.

Em agosto de 2005, o petebista disse a Dirceu, no Conselho de Ética da Câmara: "Vossa Excelência desperta em mim os instintos mais primitivos". Jefferson cantou duas músicas românticas ao microfone: "Fascinação", gravada por Elis Regina, e "Dio, como ti amo", cantada por Gigliola Cinquetti. Ele convidou poucos políticos para o casamento, como o deputado Benito Gama (PTB-BA) e o deputado estadual Campos Machado (PTB-SP). Segundo amigos, a festa custou cerca de R$ 100 mil. Jefferson não quis confirmar o valor. "Amor não tem preço", disse. Autor da denúncia à Folha sobre a existência do mensalão, Jefferson foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Política de transmissões da Globo mata o futebol



Artigo sobre o atual desequilíbrio na divisão de cotas de TV defende que o principal critério a ser avaliado deveria ser a medição de audiência; "E se estas foram tão próximas em 2013 e 2014, justamente na TV aberta, então como justificar que um clube vá receber R$ 170 milhões anuais a partir de 2016 enquanto outros grandes ficarão com R$ 60 milhões?", pergunta Danilo Soares Félix, em texto para o 247; ele lembra também que "há anos a Rede Globo é quem determina os dias e horários dos jogos a cada rodada, para adequação de sua grade de transmissão", e que alguns clubes acabam sendo privilegiados nos horários nobres do futebol; "Aqui no Brasil ainda temos agravantes perigosos: a verba da TV é a principal fonte de renda .dos clubes e a Globo praticamente não possui concorrentes à altura", diz.
Do Portal Brasil 247.