terça-feira, 31 de março de 2015

Nova licitação será realizada para conclusão da BR-104





Uma nova licitação será feita pelo governo do estado para a conclusão de obras na BR-104, que liga várias cidades no Agreste de Pernambuco. A retomada das obras pode ocorrer ainda este ano, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A informaão é da TV Jornal Caruaru/JCInterior.



CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal


  por jamildo


Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, pelo qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição. O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.

No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. “Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados”, disse.

Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”


Reunião para aprovação da maioridade penal na Cãmara dos Deputados.Foto: Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados.

PT, PSOL, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Luciano Siqueira assume PCR


Postado por Magno Martins
O prefeito Geraldo Julio viajou, hoje, acompanhado da esposa, para alguns dias de descanso. Com isso, o vice-prefeito Luciano Siqueira administrará a cidade até a próxima semana, quando o prefeito reassume. A transmissão de cargo aconteceu no Aeroporto dos Guararapes.

Direto do facebook de Beto Silva de Pão de Açúcar


Beto Silva


É UM LIXO SÓ
O modo CALABAR DE GOVERNAR, vem mudando a cara de Pão de Açúcar, as manhãs de segunda-feira, não é mais a mesma, quem passa na porta de entrada vê que aqui o lixo é administrativo. Após a realização da feira não tem uma equipe de Garis para limpeza e dar a boa impressão aos inúmeros visitantes do polo das confecções. Pense numa administração sem direção, prefeito ruim da moléstia do cachorro!

Frase do dia

Condenam-nos não por nossos erros, que certamente ocorrem numa organização que reúne milhares de filiados. Perseguem-nos pelas nossas virtudes. Não suportam que o PT, em tão pouco tempo, tenha retirado da miséria extrema 36 milhões de brasileiros e brasileiras. Que nossos governos tenham possibilitado o ingresso de milhares de negros e pobres nas universidades

Manifesto do PT lançado ontem à noite.
Meu Comentário:
 
Fazer tudo isso,  que o PT diz que fez,  não dar "SALVO CONDUTO" para roubar.

Jânio Arruda.

Charge do dia

Até aqui, tudo bem!
Josias de Souza


– Via Nani.

Aniversariante do dia

Nossos parabéns, e nossas homenagens para Tersinho Aboiador, que completa idade nova nesta data.

Aniversariante do dia

Nossos parabéns e nossas homenagens para Milton Cícero que completa idade nova nesta data.


Aniversariante do dia

Nossos parabéns e nossas homenagens para Neto Lucas que faz aniversário nesta data.




São João de Caruaru será de 30 de Maio a 29 de junho

Do blog Vanguarda.



Os forrozeiros de plantão podem começar o aquecimento, pois o maior e melhor São João do mundo já tem data para começar. O arrastapé terá início no dia 30 de maio e seguirá até o dia 29 de junho. A grade de programação, estrutura, polos de animação e outros detalhes da festa serão divulgados em breve.

Garota Safada deve se apresentar no dia 20 de junho




Divulgada a data da abertura oficial do São João de Caruaru, que será no dia 30 de Maio, a expectativa agora é para a divulgação da programação, que será realizada em breve durante um evento. Uma das atrações mais esperadas pelo público jovem, a banda Garota Safada, deve se apresentar no sábado, dia 20 de junho. Nos últimos anos, a data da apresentação da banda é a que reúne o maior público no Parque de Eventos Luiz Gonzaga.


José Queiroz e Jorge Gomes se reúnem com Antônio Figueira





O prefeito José Queiroz e o vice Jorge Gomes tiveram uma audiência na tarde desta segunda, 30, no Palácio do Campo das Princesas, com o Secretário da Casal Civil Antônio Figueira. O motivo principal da audiência foi para tratar do apoio financeiro do Governo do Estado à realização do Maior e Melhor São João do Mundo."Estamos otimistas com os festejos juninos deste ano porque as pessoas têm guardado suas economias para viagens nacionais. Um exemplo disso tem sido o Parada Obrigatória. Recebemos, este fim de semana, um público maior que o mesmo período do ano passado e acredito que essa será a tendência do São João", destacou Queiroz.

Da Coluna de Magno Martins


Postado por Magno Martins

Uma pindaíba geral

Estados e municípios andam numa pindaíba terrível, dependendo da rolagem de suas dívidas junto à União e de novos empréstimos. No encontro com a presidente Dilma, na semana passada, o tom foi nessa direção, endurecendo o diálogo, porque a chefona mandou logo avisar que era proibido tratar do assunto.

Ontem, foi a vez do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), defender que a presidente autorize Estados e Municípios a contraírem empréstimos com financiamentos internacionais. "Uma coisa importante que os governadores colocaram foi a necessidade de liberar financiamentos, sobretudo financiamentos externos, para os governos estaduais e as prefeituras poderem investir e manter o emprego”, disse.

Para Geraldo, este é o momento em que todas as lideranças que se preocupam com os Estados e Municípios precisam lutar pelo emprego do povo brasileiro. “E os governos estaduais e municipais precisam fazer investimentos", afirmou. Os financiamentos externos, segundo ele, podem fazer com que estados e municípios mantenham o nível de investimentos sem pressionar o caixa do governo federal.

"Esse assunto foi colocado na reunião. Infelizmente, muita gente não viu, ou não foi publicado, uma decisão sobre isso", disse. Geraldo lembrou que a Prefeitura do Recife está negociando empréstimos de maneira manter o padrão de investimento dos últimos anos.

Para 2015, a meta é investir mais de R$ 400 milhões em ações e obras na capital pernambucana. "A Prefeitura está preparada para 2015. Vamos fazer todos os investimentos que estão previstos. Mas eu acho que é importante que o Brasil inteiro possa fazer isso", destacou.

NOVAS REGRAS– O senador Fernando Collor (PTB/AL) apresentou uma PEC que uniformiza as regras para a escolha de Procurador-Geral da República e dos Estados. Pelo texto, o procurador-geral da República poderá ser reconduzido ao cargo apenas uma vez e terá de desincompatibilizar antes de concorrer à reeleição. A PEC diz respeito também à democratização dentro do MP permitindo que membros de todo o Brasil concorram ao cargo de procurador-geral.

Violência no trânsito –
 Em apenas um ano, de 2013 a 2014, o número de vítimas em acidentes de trânsito em Pernambuco cresceu 8,5% de forma geral e 13% envolvendo motos. Dos dez leitos de UTI no Estado, seis estão ocupados por vítima de motos. Os dados já justificam a Frente Parlamentar de Trânsito criada na Alepe por iniciativa do deputado Eduino Brito (PHS).

MST chapa branca– Para o deputado Raul Jungmann (PPS), os números apresentados pela nova presidente do Incra sobre reforma agrária na era petista não batem com a realidade. “Assentamos mais do que o dobro em relação aos 12 anos do PT”, diz. Jungmann foi ministro da reforma agrária e atesta que o MST, considerado inimigo do Governo FHC, virou um movimento chapa branca com cargos e mais cargos no Governo.

Giro pelo Interior– Embora tenha interrompido o programa “Todos por Pernambuco” por duas semanas, o governador Paulo Câmara (PSB) continua com o pé na estrada. Hoje, em Bonito, ao lado do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, assina a ordem de serviço para recuperação de um trecho de 29,5 km da PE-103, entre Bezerros e Bonito.

Olho no Senado pelo PTB–
 Pelas negociações que se processam em Brasília, o DEM se incorpora ao PTB, estando descartado o surgimento de novo partido. Com a notícia de que o ministro Armando Monteiro está arrumando as malas para o PDT, o presidente do DEM em Pernambuco, Mendonça Filho, vira trabalhista, filiando-se ao PTB, para disputar uma das vagas ao Senado em 2018.

CURTAS

NAS PERIFERIAS– Diversos sindicatos e de movimentos de bairros de São Paulo decidiram levar para as periferias das cidades as manifestações contra o governo Dilma Rousseff. O primeiro ato foi marcado para 18 de abril no Jardim La Pena, em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista.

CURSO– Três vereadores de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, participam de curso de capacitação em gestão pública em Brasília. A presidente da Câmara, Odete Soares, encara como uma oportunidade de qualificação dos parlamentares e de seus mandatos.

Perguntar não ofende: Renan banca ou não a indicação de Henrique Eduardo para o Turismo?

Humor



PT está se aniquilando, diz Mendonça Filho, líder do DEM


  por Paulo Veras


Foto: divulgação

O deputado federal pernambucano Mendonça Filho, líder do DEM na Câmara Federal, rebateu o documento divulgado nessa segunda-feira (30) pelo PT, que diz que o partido está “sob forte ataque” da oposição. O documento foi elaborado com aval do ex-presidente Lula (PT).

“Parte do próprio PT os ataques ao PT”, dispara o deputado do DEM. “Não adianta tentar encontrar responsáveis. A situação é gerada por quem governa na atualidade”, alfineta, em referência às dificuldades políticas e econômicas que a presidente Dilma Rousseff (PT) vem enfrentando.

Mendonça classificou a gestão de Dilma como um “desgoverno” e lembrou que, antes de chegar ao Planalto, o PT prometeu um crescimento pleno e se apresentou como um partido que lutava contra a corrupção.

“Recessão, estagflação e corrupção que levou três diretores da Petrobras para a cadeia. É o PT que está se aniquilando”, critica Mendonça.

Nome de assessor de Campos em site pró-Temer pega partidos de surpresa


Publicado por Alex Ribeiro


Site foi criado com o objetivo de apoiar Temer para ser presidente da República (Foto: Reprodução)

O registro do site www.micheltermerpresidente.com, no nome de Carlos Augusto Ramos Leal Filho, conhecido como Percol, assessor do ex-governador Eduardo Campos pegou de surpresa tanto o PSB, quanto o PMDB. O endereço eletrônico foi registrado no dia 17 de março em português www.micheltemerpresidente.com.br, que redireciona o internauta para o site original, hospedado nos Estados Unidos.

O site faz uma campanha para que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assuma a Presidência da República ainda este ano. Procurado para comentar sobre o caso, a assessoria da vice-presidência informou que recebeu várias ligações nesta segunda-feira (20), mas que o peemedebista (PMDB) não estava sabendo do ocorrido.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, também afirmou desconhecer o caso. “Sinceramente não estava sabendo disso. Fui pego de surpresa. Nesse caso pode ser um homônimo ou uma utilização indevida do nome. Vamos tentar ter um maior conhecimento do caso para depois fazer um pronunciamento”, disse.

Carlos Percol faleceu junto com Campos em um acidente aéreo em Santos (SP), em agosto de 2014. O líder do PSB estava em plena campanha para a Presidência da República. O assessor não era filiado ao partido.

Dilma humilhada: e se Joaquim Levy diz tudo de caso pensado?

Mário Magalhães


Joaquim Levy, ministro da Fazenda – Foto Alan Marques/Folhapress

Declarações do ministro da Fazenda têm sido interpretadas como expressão de estilo destrambelhado, de tecnocrata com ralo traquejo social e político, executivo que pena por sua sinceridade própria do “mercado'', mico em surto numa loja de pratarias.

Primeiro, Joaquim Levy afirmou que o modelo do seguro-desemprego está “completamente ultrapassado'' _noutras palavras, que é preciso mudá-lo, evidentemente retirando benefícios dos trabalhadores. Dilma Rousseff havia dito que não atacaria conquistas dos assalariados, empregados ou não.

Mais tarde, o ministro disse que um programa de desoneração da folha de pagamento, introduzido no primeiro governo Dilma, havia sido “muito grosseiro'', uma “brincadeira''.

Agora, apontou o dedo diretamente para a presidente da República. Em matéria de economia, ela agiria “não da maneira mais efetiva'', diagnosticou o subordinado.

Ao contrário de alguns observadores, eu não tenho o poder de entrar na cabeça alheia para saber o que é falado de caso pensado ou constitui trapalhada.

Mas não custa registrar que ninguém chega aonde Levy chegou se comportando como um doidivanas, sem medir passos, incluindo palavras.

A cada declaração, o ministro constrange a presidente. Ela aparenta não ter poder para demiti-lo.

Claro que a dona dos votos é Dilma, o mandato dos eleitores foi conferido a ela.

Que convocou o diretor do Bradesco para aplicar uma política antissocial.

Joaquim Levy provoca, informando ao grande público, e também à chefe, que se considera com autonomia para fazer o que quiser.

Destrambelhado? Ao contrário: parece cerebral.

A cada vez que abre a boca, humilha Dilma Rousseff.

Por que a data do golpe de Estado é 1º de abril de 1964, e não 31 de março


 Mário Magalhães




Forte de Copacabana, que foi tomado pelos golpistas em 1º de abril – Foto de Evandro Teixeira



Isso mesmo: 1º de abril de 1964, e não 31 de março.

Reproduzo o arrazoado publicado pelo blog no cinquentenário do golpe de Estado.

Podem espernear, mas a data é mesmo a do Dia da Mentira.

( O blog está no Facebook e no Twitter )

*

Ninguém deveria perder fios de cabelos, colecionar mais rugas e encrencar por conta uma controvérsia que não altera o essencial: em 31 de março ou 1º de abril de 1964, o presidente constitucional João Belchior Marques Goulart foi deposto por um golpe de Estado que fuzilou a democracia e pariu uma ditadura.

A controvérsia não altera o essencial, mas existe.

Algumas versões difundidas recentemente, com o propósito ou não de referendar o dia 31 como “a data”, não encontram lastro nos fatos.

Um eminente historiador afirma que as tropas golpistas do Exército começaram a descer de Minas rumo ao Rio ainda no dia 30 de março de 1964. Falso.

Um jornal sustenta que a queda de Jango ocorreu em 31 de março. Se a data do golpe permite legítimas interpretações, constitui equívoco grave estabelecer o dia 31 como o da saída do presidente.

Um líder estudantil daqueles tempos escreve que a polícia política atacou dirigentes sindicais, reunidos no Rio, na sede de uma entidade de estivadores, ainda em 30 de março. Errado: foi na tarde de 31.

Os três relatos mencionados conspiram para sacramentar 31 de março como o dia do golpe.

Como se sabe, os golpistas sempre defenderam essa, digamos, tese.

Os opositores da ditadura costumam (ou costumavam) preferir 1º de abril, o Dia da Mentira: os golpistas alegaram que apeavam Goulart do poder para salvar a democracia; acabaram por asfixiar as liberdades por 21 anos.

Ignoremos os interesses dos contendores e nos submetamos aos fatos.

As tropas começaram a se mover de Minas só com o dia claro, em 31 de março.

O general Olímpio Mourão Filho narrou que se recolheu aos seus aposentos, em Juiz de Fora, na noite de 30 de março, enquanto Jango discursava no Automóvel Club do Brasil, no Rio.

Comandante da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão de Infantaria, Mourão desencadeou o movimento, junto com o general Carlos Luís Guedes. Seu plano era dar a largada na marcha entre 4h e 5h do dia 31.

De manhã, as tropas ainda estavam em Juiz de Fora. Lá, às 7h de 31 de março, o tenente Reynaldo de Biasi Silva Rocha ministrou instrução de combate à baioneta. “Quem quer passar fogo nos comunistas levante o fuzil!”, gritou.

Às 11h30, o chefe do Estado-Maior do Exército, Humberto de Alencar Castello Branco, disse por telefone ao general Guedes, que permanecia em Minas: “A solução é vocês voltarem, porque senão vão ser massacrados”. O general Castello em breve se tornaria marechal e presidente da República.

Ao meio-dia de 31 de março, Jango estava no Rio. No Palácio Laranjeiras, disse que havia “muito boato”, mas nada de concreto, sobre rebelião militar.

Só por volta das 16h15 doze carros do Departamento de Ordem Política e Social pararam em frente ao edifício da Federação Nacional dos Estivadores. Tentaram prender os dirigentes do Comando Geral dos Trabalhadores, mas estes foram socorridos por soldados da Aeronáutica fiéis a Jango.

Até pouco depois do meio-dia de 1º de abril, João Goulart não arredava pé do Palácio Laranjeiras, local dos despachos presidenciais no Rio (a capital já se transferira para Brasília). Como poderia ter sido derrubado na véspera, 31 de março? Por volta das 13h, na 3ª Zona Aérea, Jango embarcou para Brasília.

Só na madrugada de 1º de abril as tropas que decidiriam a parada, as do II Exército, de São Paulo, começaram a se preparar para marchar sobre o Rio. Mas ainda esperavam, como escreveu Elio Gaspari em “A ditadura envergonhada”: “Ao amanhecer do dia 1º de abril Kruel persistia na posição de emparedar Jango sem depô-lo”. O general Amaury Kruel comandava o II Exército.

Sem a adesão de Kruel a deposição do presidente não prosperaria.

Em 1º de abril, prosseguiam em seus postos no Rio oficiais legalistas, submetidos ao comandante-supremo das Forças Armadas, o presidente Jango. Era o caso do general Oromar Osório, comandante da 1ª Região Militar (logo ele voaria para Porto Alegre) e do brigadeiro Francisco Teixeira, comandante da 3ª Zona Aérea.

Só em 1º de abril o Forte de Copacabana passou às mãos dos golpistas. Ao seu lado, o QG da Artilharia de Costa foi tomado às 11h30.

Preocupados com o fato de que golpearam no 1º de abril, oficiais mentiram sobre a data da virada de mesa no Forte de Copacabana, datando 31 num relatório. Assinalou Gaspari: “Na realidade, os acontecimentos se passaram exatamente um dia depois, 27 horas depois de Mourão e sete depois de Kruel”.

Em Minas, muitos golpistas cascateavam ter marchado no dia 31, Gaspari observou: “Com o tempo tanto a adesão do coronel Raymundo [Ferreira de Souza] como a dos oficiais do 1º BC passaram a ser assinaladas como estandartes de uma marcha triunfal e a ser antecipada para a noite do dia 31 pela historiografia do êxito. Apesar das conversas na noite anterior, [o general Antonio Carlos] Muricy só recebeu os pelotões do 1º BC por volta de meia-noite, e a adesão do comandante do 1º RI só se consumou às sete horas da manhã seguinte [1º de abril]”.

Na Cinelândia, à qual uma multidão acorreu para protestar a favor de Jango e da Constituição, a batalha ocorreu na tarde de 1º de abril, e não na véspera. Do prédio do Clube Militar, golpistas abriram fogo, ferindo e matando manifestantes.

O marco da queda de João Goulart é sua partida de Brasília, na noite de 1º de abril de 1964. Ele aterrissou em Porto Alegre de madrugada do dia 2 e resolveu não resistir. Na mesma madrugada, era empossado presidente o deputado golpista Ranieri Mazzilli, que presidia a Câmara.

Fonte insuspeita, o velho general Cordeiro de Farias anotou: “A verdade _é triste dizer_ é que o Exército dormiu janguista no dia 31. E acordou revolucionário no dia 1º”.

Os movimentos em Minas iniciaram mesmo no dia 31 de março. E só. Como o Exército que dormira janguista poderia ter golpeado antes de o sono chegar?

No Rio, onde se concentravam os contingentes das três Forças Armadas, pode-se considerar que o golpe se consumou pelas 16h de 1º de abril. Mais ou menos naquele horário, os tanques do Exército que protegiam o Palácio Laranjeiras o abandonaram e estacionaram centenas de metros além. Passaram a defender o Palácio Guanabara, onde estava o governador golpista Carlos Lacerda.

A data do golpe é 1º de abril de 1964. Os fatos são claros.

Mas, reitero, não valem desinteligências acaloradas.

Na véspera ou no dia seguinte, aconteceu o que, para o bem do Brasil, seria melhor não ter acontecido.

Do arquivo secreto do Dops: por rádio, Brizola alertou sobre o golpe em 64


Mário Magalhães


O governador Brizola, no começo dos anos 1960 – Reprodução “Folha de S. Paulo''



Quem avisa amigo é.

Em fevereiro de 1964, o Brizola avisou.

O blog divulgou esta gravação no cinquentenário do golpe de Estado.

Em memória do gaúcho velho de guerra, veicula-a novamente, nos 51 anos.

*

Muitas semanas antes da deposição de seu correligionário e cunhado João Goulart, o deputado federal Leonel Brizola alertou para a possibilidade de um golpe de Estado no Brasil.

É o que mostra gravação feita pela polícia política carioca, que monitorava os pronunciamentos que o ex-governador do Rio Grande do Sul fazia todas as noites por meio de modesta cadeia radiofônica encabeçada pela Rádio Mayrink Veiga.

O áudio foi guardado no arquivo secreto do antigo Departamento de Ordem Política e Social da Guanabara, o Estado que então equivalia ao atual município do Rio. Hoje integra o acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Para ouvi-lo, basta clicar no quadro acima da foto.

Tem meia hora de duração e não registra nem o início nem o encerramento de um discurso de Brizola ocorrido provavelmente em fevereiro de 1964.

O deputado do Partido Trabalhista Brasileiro falava a uma plateia em local não informado, e as emissoras transmitiam ao vivo. Ele tinha 42 anos.

Aos 39, havia sido o principal líder da resistência contra a tentativa de golpe de agosto-setembro de 1961. O presidente Jânio Quadros renunciara, e golpistas capitaneados pelos comandantes das três Forças Armadas tentaram impedir a posse do vice, Jango. Governador do Rio Grande do Sul, Brizola foi decisivo para que Goulart assumisse, ainda que com menos poderes que o antecessor.

A semanas da derrubada de Jango, em 1964, Brizola clamava pela formação de comandos nacionalistas ou grupos de 11 pessoas. O nome não havia sido decidido. As organizações ficariam conhecidas como “grupos dos 11″, o mesmo número de jogadores dos times de futebol. Deveriam se dedicar, entre outros objetivos, a impedir o golpe.

Brizola advertiu para a possibilidade de “golpe'' e de “ditadura'': “Caminhamos para um desfecho desta crise''.

Prometeu: “Vai ter luta''.

Não teve, pois Jango, temendo derramamento de sangue, preferiu não resistir em 1º de abril.

Devido ao parentesco, Brizola não poderia concorrer a presidente em 1965. Seus partidários protestavam: “Cunhado não é parente, Brizola pra presidente!''.

Jango também não poderia participar do pleito, pois a reeleição era vetada.

A ditadura cancelou a eleição, e somente em 1989 os brasileiros votaram de novo para presidente.

Um aspecto curioso da manifestação de Brizola são as referências às mazelas nacionais. Mais à esquerda do que o cunhado, ele pregava que o governo realizasse de fato as reformas estruturais prometidas. Em março, Jango começaria a implementá-las com mais decisão.

Falido como partido, PT tenta sorte como piada


Josias de Souza



Após reunião com Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, dirigentes do partido nos Estados divulgaram um manifesto revelador. O texto indica que o PT não só acredita em vida depois da morte como crê piamente que é esta que está vivendo. Após fenecer como partido, o PT tenta a sorte como piada.

O manifesto do PT anota a certa altura: “Como já reiteramos em outras ocasiões, somos a favor de investigar os fatos com o maior rigor e de punir corruptos e corruptores. […] E, caso qualquer filiado do PT seja condenado em virtude de eventuais falcatruas, será excluído de nossas fileiras.”

É como se o partido desejasse dar um banho de gargalhada no país. A última vez que o PT declarou-se a favor de apurações rigorosas foi antes do julgamento do mensalão. Sentenciada, sua cúpula passou uma temporada enjaulada na Papuda. E não há vestígio de expulsão. Ao contrário.

Vítima de um expurgo cenográfico na época da explosão do escândalo, Delúbio foi readmitido nos quadros da legenda. Com as bênçãos de Lula. Dirceu e Genoino são cultuados nos encontros partidários como “guerreiros do povo brasileiro”.

Noutra evidência de que o cotidiano do petismo é uma tragédia que os petistas vivem como comédia, o manifesto aponta a existência de “uma campanha de cerco e aniquilamento”, na qual vale tudo para acabar com o PT, “inclusive criminalizar” a legenda. A cruzada antipetista é realmente implacável.

Deve-se a criminalização do PT aos petistas que, ocupados em salvar o país, não tiveram tempo de ser honestos. A Procuradoria da República e o juiz Sérgio Moro elegeram como inimigo número 1 da honra petista o tesoureiro João Vaccari Neto. José Dirceu, reincidente, está na bica de ser convertido em inimigo número 2.

Noutro trecho, o manifesto sustenta: “Perseguem-nos pelas nossas virtudes. Não suportam que o PT, em tão pouco tempo, tenha retirado da miséria extrema 36 milhões de brasileiros e brasileiras. Que nossos governos tenham possibilitado o ingresso de milhares de negros e pobres nas universidades.” Trata-se de uma reedição do velho discurso do “rouba mais faz”. Só que num formato bem mais divertido.

“Não toleram que, pela quarta vez consecutiva, nosso projeto de país tenha sido vitorioso nas urnas”, acrescenta o texto, numa cômica injustiça com os 13% de brasileiros que, segundo o Datafolha, ainda consideram Dilma Rousseff ótima ou boa três meses depois da segunda posse.

O 5º Congresso do PT, marcado para junho, deve “sacudir” a legenda, antevê o manifesto. Anuncia-se a retomada da “radicalidade política” e o desmanche da “teia burocrática” que imobiliza a direção partidária “em todos os níveis”, levando o partido a habituar-se com o “status quo”.

Suspeita-se que os redatores do manifesto tenham desejado dizer o seguinte: o PT vai se auto-sacudir radicalmente, para combater seu próprio status quo. De preferência, destruindo o status sem mexer no quo.

Uma coisa é preciso reconhecer: o ex-PT cada vez mais se dá bem consigo mesmo. O que é tragicamente cômico.

segunda-feira, 30 de março de 2015

ATENÇÃO Pão de Açúcar





Direto do facebook
Beto Silva

ÁGUA QUE DEFUNTO NÃO BEBE

Uma cena de desperdício, hoje pela manhã numa cisterna em frente ao cemitério de Pão de Açúcar, há mais de 15 horas, ou seja desde o inicio da noite passada. A administração CALABAR não percebeu ainda que a água é o bem mais precioso do momento, estamos em plena crise e o jeito de administra deixa de instalar uma simples boia na cisterna para desligar automaticamente. Pense numa administração responsável!

Popstar, Moro tenta sua mais audaciosa cartada



Sergio Moro não é mais apenas um juiz interessado em levar adiante a Operação Lava Jato; neste domingo, ele revelou, no jornal Estado de S. Paulo, que tem planos para mudar todo o código de processo penal no País; seu objetivo é garantir prisões em primeira instância, sem que os réus tenham o direito de responder em liberdade antes do trânsito em julgado; brasileiro "que faz diferença", desde que foi premiado pela família Marinho, que controla o Globo, Moro tem capital político para levar adiante seu ativismo; neste domingo, Fagner compôs uma canção para o magistrado; no 15 de março, alguns manifestantes saíram às ruas com a camisa "Je suis Sergio Moro"; a questão é: será que Moro, mais do que juiz, será também legislador? 



Meu comentário: 
 
Esse é sem dúvida,  um dos grandes problemas do nosso Brasil,  o respeitável Juiz Sergio Moro, que tem feito um trabalho excepcional na operação Lava Jato, já quer modificar o código penal e prender todo mundo, inclusive inocentes,  sem lhes dar o direito de esperar o trânsito em julgado, em última instância, acha que a Justiça no Brasil é infalível e não é. Na Justiça Brasileira, nós sabemos que tem gente que "pensa que é deus" e "alguns que têm certeza que é" ou foi. Só vamos ter um Brasil Justo e Democrático quando cada um tomar conta do seu quadrado.

Jânio Arruda

Frase do dia

Quem tem a caneta? É ela. Quem edita medidas provisórias? É ela. Quem libera o orçamento? É ela. Quem nomeia e indica a cargo? É ela. Então é ela quem governa

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, sobre Dilma

Charge do dia


Língua do ‘P’!


Josias de Souza



– Charge do Duque, via O Tempo.

População usa criatividade para protestar contra muriçocas

Do Blog Vanguarda






A população de Caruaru que está sofrendo com a quantidade de muriçocas consegue usar a criatividade para protestar contra o problema. Nas redes sociais, o que não faltam são montagens criticando a prefeitura. Tem maratonista correndo dos mosquitos, quadro escrito e até muriçoca com a



Armando no PDT–



Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, não esconde de ninguém que está fechado o ingresso do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, na legenda se houver de fato a fusão do DEM ao PTB. Resultado desta fusão, o novo partido terá tintura de oposição e Armando não só apoia o governo Dilma como quer continuar ministro.
Do Blog de Magno Martins.

Paulo Câmara prestigia a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém



O governador Paulo Câmara prestigiou, nessa sexta-feira (27), o primeiro dia de apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e das filhas Clara e Helena, o chefe do Executivo pernambucano percorreu os nove cenários onde são retratados, por cerca de três horas, os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, antes da sua morte e ressurreição. A foto é de Bruno Campos/FolhaPE.

"É um grande espetáculo, grandioso e bonito; que nos emociona a cada cena. Fico feliz de Pernambuco poder oferecer ao Brasil uma apresentação desse porte", destacou Paulo Câmara, que também estava acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, de gestores da região, deputados e secretários estaduais. Escrito por Plínio Pacheco em 1968, o drama Paixão Cristo de Nova Jerusalém é uma tradição da cultura pernambucana há mais de 40 anos.



Tony Gel quer que Governo do Estado termine Anel Viário



Do Blog Vanguarda


Como o prefeito José Queiroz não tem a intenção de terminar o Anel Viário, um dos seus principais projetos quando era prefeito de Caruaru, Tony Gel quer agora que a obra seja finalizada pelo Governo do Estado. Ele se reuniu com o presidente da Condepe-Fidem e secretário executivo de Apoio aos Municípios da Secretaria de Planejamento e Gestão, Flávio Guimarães Figueiredo Lima, e entre outros assuntos tratou da execução do 2º trecho do Anel Viário de Caruaru. O secretário ficou de encaminhar técnicos para fazer uma análise do projeto.

Grupo assume Santa Efigênia e promete modernizar hospital

Do Blog vanguarda


O Hospital Santa Efigênia, em Caruaru, passará a ser comandado pelo mesmo grupo que atua nos Hospitais São Francisco e Especial Home Care, no Recife. O novo empreendedor, do tradicional hospital de Caruaru, Milton Chaves Ferreira, pretende modernizar a unidade, fundada em 1981 por Dr. Omena.



Dois anos depois, o Recife Antigo é outro. Ponto para Geraldo Julio!




Neste domingo, completou-se dois anos de existência do Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer. A festa atraiu milhares de pessoas para o bairro histórico, como era de se esperar.

Por mais que os oposicionistas chamem Geraldo Júlio de prefeitos dos cones (do Itaú), em uma tentativa de desmerecer a gestão, não há como negar o sucesso da iniciativa de revitalização do Recife Antigo, feita na campanha. Os mais novos podem não lembrar mas o local estava totalmente abandonado, com fuga dos clientes e empreendedores. Como disse um popular, Edmilson Rodrigues, 54 anos, morador de Água Fria, enquanto os netos jogavam futebol botão no polo infantil, “a cidade mudou muito depois do Recife de Coração. E pra melhor”.

Gente de todas as idades compareceu ao bairro histórico para curtir as atrações do projeto e conhecer novidades. Há muita programação gratuita a ser aproveitada. O presente quem ganha é a população a cada fim de semana e feriado.

Teve até parabéns pra você com direito a bolo de chocolate. Ainda no início da manhã, para comemorar a data, o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões cantou parabéns com toda a equipe envolvida no projeto no palco do Marco Zero, onde se apresentava a cantora Kelly Rosa. Depois houve distribuição de bolo para o público do projeto.

Muita gente aproveitou a programação sobre duas rodas para comemorar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estreou em março de 2013. A partir das 8h, famílias inteiras já chegavam para celebrar o dia de folga ao ar livre num dos mais belos cartões postais da cidade.

Destinar espaço para ciclistas e para atividades esportivas e de lazer nas ruas foi uma excelente ideia e o ex-secretário Felipe Carreras, eleito deputado federal e transformado em Secretario de Turismo do Estado, merece todo o reconhecimento pelo trabalho. Recife era muito carente de um projeto assim, que associasse lazer à prática de atividades físicas num espaço público. O sucesso não ocorre apenas pela bem que faz à saúde, mas o bem que às relações familiares.



De acordo com a PCR, nas 24 edições já realizadas, o Recife Antigo de Coração já levou 350 artistas locais para se apresentarem no bairro histórico, que recebe uma média de 20 mil pessoas no último domingo de cada mês, chegando a 40 mil nos meses de férias.

O projeto também tem um cunho social com a inclusão de empreendedores da economia solidária, por meio de venda de alimentos e bebidas. A média do rendimento é superior a R$ 1 mil a cada edição, por empreendedor. Em 2014, foram arrecadados R$ 249.317,70, o que representa um crescimento de 58,8% em relação ao montante movimentado no ano passado.

Mata Norte: Paulo entrega abastecimento de água


Postado por Magno Martins

Intervenção, cuja segunda etapa foi inaugurada no distrito de Siriji, em São Vicente Férrer, vai tirar oito municípios do racionamento

O Governo do Estado levou, de uma só vez, ações de segurança hídrica e infraestrutura para a Mata Norte pernambucana. Durante agenda administrativa em São Vicente Férrer e Machados, nesse sábado (28), o governador Paulo Câmara entregou a segunda etapa do Sistema de Abastecimento de Água do Siriji, responsável por tirar oito municípios da região do racionamento de água. O chefe do Executivo pernambucano também vistoriou e inaugurou obras que receberam recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

O empreendimento inaugurado em Siriji, distrito de São Vicente Férrer, beneficiará mais de 100 mil pessoas. Com investimento total de R$ 72 milhões (nas duas etapas), a obra vai produzir 300 litros por segundo a mais de água para a população, um acréscimo de 100% na produção. Nesta segunda etapa, foram beneficiadas as cidades de Macaparana, Machados e São Vicente Férrer. Em abril de 2014, o ex-governador Eduardo Campos entregou a primeira fase do sistema, que contemplou Buenos Aires, Vicência, Aliança, Condado e Itaquitinga.

Paulo Câmara defendeu a priorização dos recursos. “Toda a equipe tem a minha determinação de entregar obras que envolvam resoluções de médio e longo prazos, mas também de curto. Temos que fazer mais sistemas simplificados de abastecimento e poços, além de viabilizar dessalinizadores para algumas áreas e cisternas. Dar condições para que as pessoas tenham o mínimo para conviver com esse período de estiagem”, argumentou.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, ressaltou que o sistema tem um “símbolo especial” e vai atender a quem mais precisa. “Siriji não é a sede da cidade; aqui moram 3.700 pernambucanos que viviam em uma situação de racionamento muito dura. Nós vamos mais do que dobrar a oferta de água, vamos sair de 22 metros cúbicos por hora para 50 metros cúbicos por hora. Isso vai acontecer em todas as cidades que são abastecidas por esse sistema”, explicou.

Ainda em São Vicente Férrer, o governador inaugurou obras de pavimentação, drenagem e sinalização no loteamento Limeira, com aportes de R$ 471,2 mil do FEM. De lá, o chefe do Executivo pernambucano seguiu para a cidade de Machados. Festejado pela população, Paulo Câmara entregou a Praça São Sebastião, projeto que também foi executado com recursos do fundo, no valor de R$ 112 mil. O gestor ainda prestigiou a inauguração do Mercado Multicultural da cidade, erguido pela prefeitura.

Governo tem nova bomba bilionária contra ajuste


Postado por Magno Martins
Da Folha de S.Paulo – Leonardo Souza

Congresso quer aprovar criação de fundos com dinheiro da União para compensar perdas dos Estados com ICMS

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem mais uma "bomba" bilionária contra o ajuste fiscal para desarmar. Na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ameaçou levar à votação na terça-feira (31) projeto de lei que legitima guerras fiscais entre Estados no passado.

O texto propõe o perdão a incentivos considerados irregulares dados pelos Estados para atrair empresas. O projeto também iguala paulatinamente as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobradas pelos diferentes entes da federação.

A Folha apurou que, junto a essa medida, viria um projeto que prevê a criação de dois fundos de compensação aos Estados, abastecidos com dinheiro da União, dos quais sairiam R$ 234 bilhões nos próximos 20 anos. Se o texto for aprovado, já em 2016 a União teria de pagar cerca de R$ 10 bilhões para Estados e municípios.

Apesar de a ameaça ter sido feita pelo peemedebista Renan, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê as compensações é assinada pelo senador petista Walter Pinheiro (BA) e foi apoiada pelo governo da presidente Dilma Rousseff em seu primeiro mandato.

O projeto já foi aprovado em 2014 pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. Iria em seguida para o Plenário da Casa. No final do ano passado, Levy, já nomeado titular da Fazenda mas ainda não empossado ministro, foi até Renan pedir para que ele segurasse a votação do texto.

Agora, o presidente do Congresso ameaça colocar os dois projetos em pauta caso o governo não regulamente a lei que permite a revisão das dívidas de Estados e municípios a alíquotas mais baixas, aprovada no final de 2014.

Praga internacional

Postado por Magno Martins

O vereador de Manaus (AM) Alvaro Campelo (PP) fez uma viagem internacional e, num restaurante, arranhou seu espanhol. Depois do jantar com a família, quis pagar a conta pelo valor nominal, sem incluir o serviço.

A garçonete insistiu várias vezes:

--La propina, la propina.

O vereador, que não sabia que 'propina', em castelhano, é sinônimo de gorjeta, custou a entender a insistência da atendente e disse para a mulher:

--É o fim! No Brasil só se fala em propina e petrolão. Aqui é pior: a moça nos atende mal e pede propina! (Vera Magalhães – Folha de S.Paulo)

Piloto de avião gritou ao copiloto para que abrisse 'maldita porta', diz jornal Segundo o 'Bild', gravação foi registrada pela caixa-preta da aeronave.

Do G1

Copiloto teria derrubado deliberadamente avião da Germanwings.
Da EFE
Facebook

Foto de arquivo mostra Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525, correndo na Airportrun, em Hamburgo (Alemanha), em setembro de 2009 (Foto: Michael Mueller/AP)

O piloto do avião que caiu nos Alpes franceses pediu aos gritos para que o copiloto, que teria derrubado intencionalmente a aeronave, que abrisse "a maldita porta" enquanto tentava derrubá-la, mostraram as gravações da primeira-caixa preta encontrada.

Quando o copiloto, Andreas Lubitz, já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tinham tentado às 10h32 contatar sem sucesso o avião, a gravação registra o sinal de alarme automática de perda de altura, revelou neste domingo (29) o jornal "Bild".


Imediatamente depois se ouve um forte golpe, como se alguém tentasse abrir com um chute a porta da cabine, e a voz do capitão, Patrick Sondenheimer, gritando: "Pelo amor de deus, abre a porta!".

Ao fundo é possível ouvir os gritos dos passageiros.

Às 10h35, quando o avião ainda estava a sete mil metros de altura, a gravação registrou "ruídos metálicos fortes contra a porta da cabina" como se ela estivesse sendo golpeada.

90 segundos depois, a cinco mil metros de altura, um novo alarme é ativado, e é possível ouvir o piloto gritar: "Abra essa maldita porta!".

Às 10h38, ainda a cerca de quatro mil metros de altura, é possível ouvir a respiração do copiloto, que não diz nada.

Às 10h40, o aparelho toca a montanha com a asa direita e de novo são ouvidos gritos dos passageiros, os últimos sons registrados pela caixa-preta.

A hora e meia de gravação resgatada revelou também como o capitão, às 10h27 e a 11.600 metros de altura pede ao copiloto que comece a preparar a aterrissagem em Düsseldorf e ele responde, entre outras palavras, com um "tomara" e um "vamos a ver".

Em entrevista coletiva na quinta-feira, quando foi comunicado que as gravações permitem concluir que o copiloto derrubou intencionalmente a aeronave, que levava 150 pessoas a bordo, o promotor de Marselha qualificou as respostas do copiloto a seu comandante de "lacônicas".

Após decolar com atraso de Barcelona, o comandante tinha explicado ao copiloto, entre outras coisas, que não tinha tido tempo de ir ao banheiro, e Lubitz ofereceu assumir o comando da aeronave em qualquer momento.

Depois do controle para preparar a aterrissagem o copiloto volta a oferecer ao comandante assumir o comando para que ele possa ir ao banheiro.

Dois minutos mais tarde, Sondenheimer diz: "Pode assumir o comando".

Então é ouvido o barulho de uma cadeira e da porta se fechando.

Exatamente às 10h29 o radar registrou a primeira diminuição de altitude do avião.