segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Vaca dá à luz quatro bezerros de uma só vez em Pernambuco; fenômeno é raro

Do Blog Merece Destaque



Bezerros quadrigêmeos nasceram no município de Pedra, em Pernambuco (Foto: Arquivo Pessoal).

Uma vaca deu à luz quatro bezerros em Pedra, no Agreste de Pernambuco. O nascimento dos quadrigêmeos aconteceu na terça-feira (8), no Sítio Tenebre. A "Fulorada" teve três filhotes machos e uma fêmea - cada um com cerca de 23 kg - segundo informou o dono dos animais, Edivaldo Valdino Cavalcante, de 39 anos. O fenômeno é considerado "raríssimo", segundo médico veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O agricultor contou que durante a gestação "a vaca estava com uma barriga grande, desinquieta, mas nunca pensei que ela teria quatro de uma vez". Cavalcante disse que ficou surpreso quando viu a quantidade de bezerros. "Eu não acreditei quando vi. Eles nasceram sozinhos", afirmou. Segundo ele, esta é a terceira vez que o animal dá cria - na primeira nasceu uma fêmea e na segunda, um macho.

Edivaldo afirmou que não pensa em vender os terneiros. "Vou deixar criar do jeito que Deus quer porque a seca está grande. Todo dia viajo 9 km em uma carroça de burro para buscar água", explicou. Ele disse que "Fulorada" - que tem sete anos e pesa 225 kg - não consegue amamentar os quatro bezerros. De acordo com o agricultor, para que os animais não fiquem com fome, eles são alimentados com mamadeira.

Para o médico veterinário pesquisador na área de reprodução animal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sebastião Guido, "o fenômeno é raríssimo". O especialista explicou que trabalha em uma propriedade assistida há vinte anos e nunca aconteceu um caso de quadrigêmeos. Ele disse que a espécie bovina só concebe um bezerro por vez. "Não é desejável isso porque os bezerros são de sexos diferentes e a fêmea, geralmente, fica infértil. Quadrigêmeos é um caso raro e a vaca não vai ter condições de amamentar todos", afirmou.

Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário